terça-feira, 30 de setembro de 2014

31 mortos encontrados em monte Ontake


Enquanto o vulcão do monte Ontake continua expelindo muita fumaça e cinzas, as equipes de socorro das Forças de Autodefesa e da polícia continuam suas buscas por montanhistas.
Hoje foram encontradas 31 pessoas mortas próximas ao cume do monte, e várias delas estavam quase enterradas pelas cinzas. Ainda não se sabe o sexo e idade das vítimas.
A mídia japonesa divulgou que os montanhistas foram encontrados em estado de "parada cardíaca" (shimpaiteishi - 心肺停止) , usando um termo normalmente usado antes de os médicos atestarem oficialmente a morte.


"Confirmamos que 31 pessoas em parada cardíaca foram encontradas perto do cume", disse um porta-voz da polícia da província de Nagano à agência de notícias AFP, sem dar mais detalhes.
As equipes de resgate estavam conseguiram retirar quatro deles em helicóptero, mas o resto ainda não pode ser retirado do local.
Cerca de 550 soldados das forças de autodefesa, policiais e bombeiros participam desta grande operação para tentar salvar as dezenas de montanhistas que ainda não conseguiam descer.
As cinzas formaram uma camada de até 20 centímetros de profundidade, cobrindo uma grande área do vulcão, e forçando cerca de 150 pessoas a buscar refúgio em abrigos espalhados pelo no monte.
O monte Ontake é muito popular entre os montanhistas, principalmente no final de setembro, quando a mudança das folhas de outono transformam a paisagem em um cenário espetacular.
Colunas de fumaça branca espessa ainda estão sendo expelidas pelo vulcão, e acredita-se que um total de mais de 42 pessoas estejam feridas.


As pessoas que desceram do vulcão relatam cenas de horror, com chuvas de pedras e cinzas deixando o ar quase impossível de se respirar.
Um vídeo feito por um montanhista dentro de uma cabine logo após a erupção e mostrado na NHK, revelou os gritos de montanhistas aterrorizados com as pedras caindo e batendo nos telhados e paredes.
A Agência Meteorológica prevê novas erupções e adverte que detritos vulcânicos pode cair em um raio de quatro quilômetros do centro do monte, e alerta que uma nova erupção pode quebrar janelas a quilômetros de distância.
A última erupção significativa do Monte Ontake foi em 1979, quando expulsou mais de 200.000 toneladas de cinzas, segundo a imprensa local. Houve uma erupção mais moderada em março de 2007.



Fonte: Alternativa Online

6 comentários:

  1. Soubemos aqui no Brasil pela mídia desta terrível tragédia. Os sinais dos tempos já podem ser notados em todos os cantos do planeta.
    Beijos meu querido amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é amiga Suzana...
      precisamos de uma renovação no planeta!!!
      beijos

      Excluir
  2. Oi amigo, que notícia triste, né?
    Espero que tudo se resolva!
    Como vão os meninos? Espero que bem!
    Tenha uma ótima semana, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. triste mesmo amiga.
      pessoal indo passear, se distrair e acabam morrendo...
      felizmente a maioria consegui escapar!!!
      as crianças estão bem graças à Deus!!!
      beijos

      Excluir