quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Por que meu cachorro fica me encarando?


Normalmente, quando fazem isso, não é tanto pela devoção ao dono, mas sim porque querem ganhar alguma coisa

Os cães gostam de nos encarar, alguns com maior, outros com menor frequência. Você já reparou que, de repente, seu cão parou e começou a olhar para você, simplesmente assim, como se esperasse alguma coisa? Pois é, isso é bastante comum, portanto, não se assuste.

Primeiro pense que você é o líder dele. Dessa forma fica fácil pensar nos motivos que um cãozinho teria para olhar o seu líder e ser leal e devotado, certo? Alguns cães, no entanto, acabam exagerando, seguindo os donos para todos os lados e encarando-os de forma intensa e firme. Normalmente, quando fazem isso, não é tanto pela devoção, mas sim porque acham que vão ganhar alguma coisa.

Só por comida os cães nos encaram?

Não, não… Como falamos no primeiro parágrafo, os cães também são fiéis e devotos, mas ainda assim também pode ser outras coisas além dos deliciosos petiscos ou da devoção.

Pode ser, por exemplo, que seu cão esteja querendo qualquer tipo de recompensa, como brincadeiras, carinho, palavras carinhosas e até mesmo um passeio. Pode ser ainda que ele queira atenção, independentemente da forma que vai receber, ou ainda que, quando recebe treinamento constante, esteja esperando por instruções.

Outra ideia é a de que, por eles estarem sempre atentos a como seus tutores estão, estejam, ao te encarar, tentando saber o que quer, observando a sua expressão facial e seus gestos.

Reforce os laços

Independentemente do caso, quando o cão encara o dono, se trata de algo bom. A troca de olhares pode ser usada ainda para reforçar os laços entre você e o cão, trazendo um momento bastante prazeroso para ambos envolvidos. Mas atenção: antes de olhar diretamente nos olhos dele, você precisa saber que isso pode ser a chamada para uma briga, portanto, só faça isso caso tenha um relacionamento saudável com seu cachorro. Quando o cão tem traços de agressividade isso não deve ser colocado em prática.

Tá incomodando? Saiba como fazer o cão parar

Se te incomoda que o cão siga você e fique te encarando – o que normalmente, na verdade, é motivo de orgulho para os tutores, mas sempre tem alguém que não gosta, não é mesmo? –, existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir isso.

Se o cão seguir você à qualquer cômodo da casa querendo atenção, ignore completamente, sem trocar olhares, carinho ou dar colo. Outra dica é, quando ele começar a te encarar pedindo alguma coisa, ignore, não dê nada para o cão e sequer converse com ele. A tendência é que, com o tempo, essa prática faça o cão desistir.

Pouca gente se incomoda efetivamente com isso, uma vez que, normalmente, é uma demonstração de afeto e de que o cão confia e quer estar perto de você e, desestimular esse comportamento pode ser desestímulo para a devoção que ele tem por seu tutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário