sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Os cachorros enxergam no escuro?


Este tema causa bastante curiosidade e desperta a atenção dos tutores de plantão

A visão dos cães é um tema que desperta bastante curiosidade e provoca perguntas como: é verdade que estes animais enxergam no escuro? Quem tem um animalzinho em casa já pode ter tido a impressão de que ele está enxergando tudo mesmo sem nenhuma luz.

A estrutura da visão canina é diferente da nossa, eles não enxergam o mundo da mesma maneira que nós, mas será que eles realmente conseguem enxergar no escuro? Não, embora os cachorros enxerguem melhor que nós no escuro, eles não conseguem enxergar na escuridão total.

A estrutura da visão canina

A visão dos cães possui alguns mecanismos que fazem com que tenhamos a impressão de que eles podem enxergar completamente no escuro. Os cachorros possuem pupilas maiores, têm mais bastonetes em retinas mais largas e um tecido chamado tapetum lucidum.

Os olhos dos cães, assim como na maioria dos animais considerados predadores, estão localizados à frente do crânio, com o eixo visual mais perto do paralelo e campo visual binocular maior. Assim, a imagem é formada a partir dos estímulos recebidos pelos dois olhos, o que significa que os cachorros enxergam bastante bem o objeto que está na frente da sua cabeça e possuem visão periférica ao nível dos olhos.

Foto: Reprodução

A visão noturna dos cães

Assim como os humanos, os cães também não possuem a capacidade de enxergar na completa escuridão, mas eles fazem um melhor uso de qualquer luz disponível, por menor que seja.

Os pets possuem adaptações para a melhoria da visão noturna, por isso, eles são capazes de enxergar em ambientes com pouca luminosidade. Isso é possível pela presença de pigmentos no fundo dos olhos que refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que os humanos.

Devido à forma com a qual os olhos dos cães estão estruturados, estes animais utilizam qualquer fonte de luz disponível de maneira duplicada, isto é, processam a luz assim que ela entra nos olhos e depois refletem novamente qualquer excesso. Por isso, a visão dos cães em determinada situação com pouca iluminação pode ser borrada, mas eles ainda são capazes de perceber qualquer movimento.

Os cães enxergam em preto e branco?

Além de se os cães conseguem enxergar no escuro, outra dúvida comum é se eles enxergam apenas em preto e branco. Isto também não é verdade, pois segundo estudos, os cachorros possuem e usam a visão em cores, mas de maneira diferente dos humanos. A quantidade de receptores específicos da visão colorida, nos cães, é muito pequena comparada a dos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário