terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cuidado com… Expressões Redundantes


Todo cuidado é pouco na hora de formular frases ou escrever textos no que diz respeito às redundâncias, ou seja, falar ou escrever informações desnecessárias repetindo-se uma ideia já contida no termo expresso anteriormente.

Veja a seguir frases com expressões redundantes frequentemente utilizadas:

“Eu e minha irmã repartimos o chocolate em METADES IGUAIS.”
Ao dividir algo pela metade, as duas partes só podem ser “iguais”!

“O casal ENCAROU DE FRENTE todas as acusações.”
Seria possível que eles encarassem “de trás”?

“Adoro tomar CANJA DE GALINHA.”
Se é canja que você toma, só pode ser “de galinha”!

“O estado EXPORTOU PARA FORA menos calçados este ano.”
E como ele poderia fazer para exportar para “dentro”?

“Quando AMANHECEU O DIA, o sol brilhava forte.”
Você já viu amanhecer a “noite”?

“Tiradentes teve sua CABEÇA DECAPITADA.”
Alguém já viu um “pé” ser decapitado? Decapitação só existe da cabeça mesmo!

“A criança sofreu uma HEMORRAGIA DE SANGUE e foi parar no hospital.”
Todas as hemorragias são “de sangue”!

“HÁ muito tempo ATRÁS fui a Portugal.”
A forma verbal há já indica que o tempo é no passado.

“Ela é LOUCA DA CABEÇA!”
Você já viu algum louco do “pé”?

“O rapaz se INFILTROU DENTRO da festa sem ser convidado.”
O verbo infiltrar já indica “para dentro”.

“Pessoal, não vamos ADIAR PARA DEPOIS esta reunião!”
O verbo adiar já indica que é “para depois”.

“Será que tenho OUTRA ALTERNATIVA?”
A palavra alternativa significa “outra opção”. A forma correta seria: “Será que tenho alternativa?”

“Eu e meu marido CONVIVEMOS JUNTOS durante dois anos.”
O verbo conviver já expressa a ideia de “viver com”, “junto”.

“A professora ACRESCENTOU MAIS UMA ideia ao projeto.”
Será que ela poderia acrescentar “menos” uma ideia?

8 comentários:

  1. rsrs
    Amei, realmente temos que tomar cuidado, eu principalmente, rsrs
    E você, esta bem???
    Saudades...
    Beijinhos doces.
    Lua

    ResponderExcluir
  2. Amigo, só você para me fazer rir, tem toda a razão, a maior parte das vezes, é repetição e ninguém se dá conta disso.
    Votos de uma Iluminada semana.
    Beijinhos às crianças.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo, amei essa sua postagem!!! Eheheheeh
    Beijinhos e festinhas às crianças
    Lita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lita!!!
      Que bom que gostou!!!
      Pode deixar, vou fazer muita folia com os pequenos.
      Beijos

      Excluir
  4. Rsrsrs...a mais pura verdade. Temos que ter muito cuidado.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né Eva?!
      Todos nós kkkkkkkk
      Apesar que as vezes temos que escrever assim para sermos entendidos RS
      Beijos

      Excluir