quarta-feira, 28 de março de 2012

Plantas que Curam: COCLEÁRIA - Cochlearia officinalis


Descrição : Da família das Crucíferas. Planta anual, de raiz fusiforme, comprida, da grossura de um lápis, tem caule ramoso desde a base, cilíndrico e glabro, folhas radicais longo-pecioladas, cordiformes, obtusís-sima, côncavas, inteiras, vernicosas e verde-escuras, caulinares alternas, as inferiores pecioladas, quase reniformes e muito obtusas, inteiras, as superiores sésseis, alongadas, irregularmente denteadas; suas flores são brancas, pedunculadas, dispostas em racimos corimbiformes na extremidade dos ramos. Seu fruto é uma síliqua 2-locular contendo inúmeras sementes. É planta essencialmente medicinal. Suas folhas, além de medicinais, são comestíveis; destiladas, fornecem óleo acre e sulfuroso, mais pesado que a água e é tão enérgico que uma só gota basta para dar o sabor e o cheiro a 500 gramas de vinho, segundo Murrai; contém ainda sulfosinapisina e cochlearina. É conhecida como poderoso antiscorbútico, sendo muito empregada em farmácia para tal fim. É também adstringente e dentrifício, excelente para combater as gengivites e as estomatites ulcerosas; é estimualnte, depurativo e muito eficaz contra os cálculos vesiculais. Contém propriedades também para o combate ao reumatismo. Antigamente, essa planta era muito frequente nas hortas. Misturava-se facilmente com as mostardas, quando faziam usos medicinais caseiros. Ultimamente vem se tornando mais rara no Brasil.
Partes utilizadas : Folhas frescas e talos.
Origem : Europa.
Habitat: E originária da Europa, Ásia e América do Norte.
História: Antes da descoberta da vitamina C já se sabia que o escorbuto era decorrente da falta de frutas e vegetais na alimentação e que a Coclearia combatia estes sintomas. Agora já se conhece a razão - a Coclearia tem a mesma quantidade de vitamina C que as laranjas frescas. Faz parte dafarmacopeia homeopática.

Princípios Ativos: ácido ascórbico, glucosídeo sulfurado (glucococlearina), isosolfocianato de butila, tanino e sais minerais.

Propriedades medicinais: adstringente, antiescorbútica, aperiente, depurativa, digestiva, diurética, estimulante, estomáquica, rubefaciente.


Indicações:
Folhas, talos e raízes em infusão: escorbuto, câncer, reumatismo, gota, inapetência, artrite e bronquite, edemas, ácido úrico, rins, digestão, estimulante da secreção gástrica.
Folhas e raízes, trituradas na forma de cataplasma : dores reumáticas, nevrálgicas e ciáticas.
Suco das folhas frescas, com suco de laranja: tônico contra a astenia.

Efeitos colaterais: Doses muito elevadas acusam irritação da mucosa do trato gastrointestinal.

Posologia: Adultos: 4g de erva folhas frescas (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso ate 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs para todas as indicações; As folhas podem ser mastigadas, na quantidade indicada para o infuso, para firmar e tratar as gengivas afetadas pelo escorbuto; O suco de 1 xícara de folhas frescas poderá ser empregado para colutorio e também ser usado interna-mente, não só no escorbuto como também nas adenites e Engorgitamento viscerais e afecgoes pulmonares; Comida em saladas, junto com outras hortaliças, atua contra a inapetencia e dispepsias; Crianças tomam de 1 /3 a 1 / 2dose, de acordo com a idade; Recomenda-se tradicionalmente o uso da planta fresca, mas e encontrada a venda, desidratada rapidamente e a baixas temperaturas (para a preservação dos princípios ativos) em outros países.


http://www.plantasquecuram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário