A receita é de um doce chamado Dorayaki (clique aqui e veja a receita).
Minha amiga Lusitana Ana Maria, do belíssimo blog "O Tapete Colorido" (clique aqui para conhecer), perguntou o que é mirin, pois é um dos ingredientes.
Aqui vai a explicação:
Mirin (em japonês: 味醂 ou みりん) é um condimento essencial da culinária japonesa, que tem uma consistência de 40 a 50% de açúcar. É um tipo de vinho de arroz, semelhante ao saquê, porém com um teor alcoólico mais baixo - 14%, em vez dos 20% típicos da célebre bebida. Existem três tipos gerais de mirin; o primeiro é o hon mirin (lit. "mirin verdadeiro"), que contém álcool; o shio mirin, que contém álcool e 1,5% de sal, para escapar dos impostos cobrados sobre o álcool, e o shin mirin (lit. "mirin novo"), ou mirin-fu chomiryo (lit. "tempero à la mirin), que contém menos de 1% de álcool embora conserve o mesmo sabor.
Durante o período Edo, o mirin era consumido como um saquê doce. O otoso, bebido tradicionalmente no Shōgatsu, o Ano Novo japonês, pode ser feito ao se embeber uma mistura de especiarias no mirin.
No estilo de Kansai, o mirin é fervido brevemente antes de ser usado, para que um pouco de seu álcool evapore, enquanto no estilo regional de Kanto ele é usado sem qualquer forma de tratamento. O mirin fervido é chamado de nikiri mirin (煮切り味醂),[8] literalmente "mirin inteiramente fervido." O mirin é utilizado para acrescentar um tom mais claro ao peixe grelhado ou para anular seu odor característico. Uma pequena quantidade de mirin frequentemente é usada no lugar de açúcar e molho de soja; seu sabor é muito forte, no entanto, e é sempre usado com parcimônia. Pode ser usado como acompanhamento para sushis, e no molho teriyaki.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maravilha de esclarecimento, depois dessa aula, vou "intimar" nossa amiga a fazer a receita e nos "Convidar" para degustar, rsrsrsr
ResponderExcluirQue sua 2ª feira se transforme em 5ª rapidinho, rsrsrs
Beijos n alma.
Lua.
Eu e a Sol agradecemos o carinho da amizade mais que verdadeira.
Amigo do coração, obrigada pela maravilhosa explicação de Mirin, vou-lhe contar que me parece muito apetitoso para eu provar, sabe é que eu adoro bebidas fortes eheh. Bem, parece que eu vou fazer a receita sem Mirin mesmo, vc tem razão talvez não se note assim tanto, e para quem nunca experimentou Mirin, não vai notar nenhuma diferença, não é mesmo?
ResponderExcluirOlha temos de combinar como a nossa amiga Lua disse, mas eu proponho de eu fazer o doce Dorayaki e vc trazer o saquê, combinado?
Desejo-lhe uma linda e tranquila semana.
Beijinhos de Luz!
Ana Maria
Até que essa segunda não foi tão ruim kkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirBom,sendo sincero, minha preferencia, é que vocês três venham comer o doce aqui rs
Ai, nós, vamos a terra lusitana comer alguns doces que tem lá.... um melhor que o outro...
E ai, eu e a Ana, vamos ao Rio, visitar vocês duas e comer mais doces rs
Kakakakakakaka
Arranjando desculpa pra ficar viajando por ai'
kakakakaka
Beijos
Ana minha amiga, eu acho que o mirin não faz tanta diferença assim. Eu acho kakakakakakaka
ResponderExcluirColoca alguma bebida ai doce e forte de Portugal mesmo.
Eu falo isso, porque vivo inventando rs
Às vezes faço alguma coisa do Brasil e ou não tem o ingrediente ou é muito caro, ai eu substituo por algo parecido rs
Eu levo o saque sim e mais coisas que você quiser.
O doce eu levo pronto, porque o que eu vou querer mesmo é passear muuuuuito rs
Quero conhecer sua terra natal, pois você às vezes escreve sobre ela e acho que deve ser um lugar maravilhoso de se visitar!!!
Beijocas!!!
Ah!!!
Quando fizer o doce, me avisa se ficou bom!!!! rs
Amigoooo terei todo o prazer em recebê-lo aqui em Portugal, e às nossas amigas Sol e Lua, agora já percebi que vc é como eu, Adora viajar, pois eu idem!!!! Pena que quase não saio de Lisboa, por isso com doce ou sem doce, eu quero ir aí no Japão e ir ao Brasil visitar a Lua, quem sabe o meu desejo não se realiza?
ResponderExcluirAdoro vocÊs e hoje já é 5ª feira!!!
Beijinhos de Luz!
Ana Maria
Eu AMO AMO AMO viajar!!! rs
ResponderExcluirTanto que pretendo ir ai te visitar rs
Tenho três destinos certos: muralha da china, Taj Mahal e Castelo de Saint Michael.
Agora, quando?!
Quando sobrar "tempo", ou melhor $$$$ rs
Mas, não duvides que um dia irá ao Rio e virá aqui!!!
Força de pensamento!!!
Temos que pensar que já conseguimos!!!
Beijossssssss