Descrição : Planta da família das Alismatáceas. Também conhecida como aguapé, chá-de-campanha, chá-de-mineiro, chá-do-pobre, congonha-do-brejo, erva-de-bugre, erva-do-brejo, erva-do-pântano. . Erva ornamental que vive em brejos e pântanos de águas rasas. Possui folhas lanceoladas verdes com grandes nervuras e flores brancas. É originária das matas brasileiras. Erva perene, ereta e rizomatoa. As folhas são longamente pecioladas, com pecíolo anguloso estriado, lâmina cordiforme na base e aguda no ápice, ásperas e mais ou menos coriáceas. As nervuras são salientes. As folhas são inodoras e de sabor um tanto amargo. A reprodução é feita por sementes e crcesce espontaneamente, em solos de várzeas, principalmente em baixadas pantanosas de drenagem. Também pode ser cultivada pelos brotos laterais que nascem na planta-mãe. A colheita ocorre a qualquer época do ano.
Partes Utilizadas : folhas.
Habitat: E nativa dos córregos, brejos e pantanos da regiao sudeste brasileira.
Historia: E usado pela população cabocla do sudeste brasileiro e na medicina popular e por suas belas folhas cujo aspecto Ihe dao o nome, e planta ornamental em lagos.
Origem : Sul do Brasil, abrangendo os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, se estendendo até a Argentina.
Modo de Conservar : Secar à sombra, em lugar seco e pouco ventilado. De preferência, devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, em local seco e arejado, ao abrigo da luz solar.
Propriedades : É laxante e diurética.
Indicações : É indicada contra gripes, resfriados, afecções dos rins e bexiga, arteriosclerose, moléstias da pele. Também é indicado no tratamento de erupções na pele. També usada na ornamentação de aquários.
Principios Ativos : Taninos, flavonóides, triterpenos, glicosídios.
Dosagem : Para infusão ou decocção usar 20 gramas de folhas verdes por litro de água. Tomar 3 ou 4 xícaras de chá por dia, tintura 1 colher de sopa dissolvida em água a cada 8 horas.
Toxicologia : Seu uso prolongado baixa a pressão.
Modo de usar:
- decocção ou infusão de 20 g de folhas verdes em 1 litro de água. Tomar 4 a 5 xícaras do chá por dia; utiliza-se a decocção para gargarejos quando de afecções bucofaringeanas, bem como para compressas e lavagens;
- tintura das folhas. Tomar 1 colher das de sopa a cada 8 horas;
- pó das folhas. Tomar de 300 a 600mg, três vezes ao dia;
- rizoma macerado e aplicado topicamente sobre hérnia, dermatoses, furúnculos, reumatismo. Várias vezes ao dia. Ele é indicado também para hidrofobia. Diurético; afecções renais : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de folhas secas picadas e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá , 2 vezes ao dia. Reumatísmo; gota reumática; dores navrálgicas : em um recipiente com água em fervura, coloque uma peneira, de modo que a mesma não toque na água e sobre o pano. esparrame sobre o pano 2 colheres de so[pa de folhas frescas picadas e abafe. O vapor da água em fervura irá impregnar o pano e deixe agir durante 15 minutos, várias vezes ao dia.Prostatite : coloque 3 colheres de soap de folhas picadas em 1 litro de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, coe e ainda morno, adicione em uma bacia com água quente. Faça banho de assento, diariamente durante 20 minutos, deixando as pernas e o dorso fora da água. O paciente deve tentar urinar dentro dessa água. Afecções da garganta, amigdalite e faringite; estomatite; gengivite : coloque 1 colher de sopa de folhas fatiadas em xícara de chá de água em fervura. Em seguida, desligue o fogo. Coe em uma peneira e adicione 3 gotas de própolis. Faça gargarejos, 2 vezes ao dia.
Posologia: Adultos: até 50 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluidos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de raízes em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs, Emplastro das folhas vaporizadas em banho-maria, para afecções articulares. Banho de assento com infuso de 50g de planta seca para 1 litro de água para prostatites. Criancas tomam de 1/6 a 'A dose de acordo com a idade. Interação.
Fonte: http://www.plantasquecuram.com.br
Amigo,eu cresci tomando chazinhos das ervas.Hoje a medicina reconhece o poder das plantas e seus efeitos.
ResponderExcluirChapéu de couro é uma das ervas bem conhecida e recomendadas para grandes males.
Excelente sua ilustração.
Grata por tua gentil visita no meu humilde cantinho.
Tenha um fim de semana com muita paz e alegria,bjos nos seus anjinhos.
Bjos.
Fênix minha querida,
ExcluirEu sinceramente não sou muito de plantas, mas minha mãe o é.
Por isso a algum tempo iniciei essa "seção" por assim dizer, em meu blog.
Também comcei a usar algumas a uns ano atras devido a alguns problemas de saúde e vi seus resultados.
Adoro seu blog de verdade e seu jeito de fazê-lo.
Beijos