quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Japão: Peruano joga geladeira em rio e tem visto negado


Um nikkei peruano que não teve o nome revelado, recebeu ordem para sair do Japão dentro de 90 dias, por jogar sua geladeira em um rio.

O peruano, residente em Kanagawa, levou uma multa de ¥ 200 mil (US$ 1.700) por violar a Lei de Tratamento de Resíduos Industriais. O motivo foi suficiente para o Escritório da Imigração de Yokohama negar a renovação do visto.

O assistente Takeshi Sugiyama, que acompanha o caso, disse que o peruano tentará solicitar o "visto de residência especial", mas não há como saber se o pedido será aceito. "Conta a favor dele o fato de que é nikkei (descendente de japoneses) e tem trabalho, mas isso não é garantia de que concedam o visto", disse Sugiyama.

CUIDADO COM OBJETOS ABANDONADOS

Sugiyama advertiu que em breve, os inspetores da Imigração serão mais rigorosos, estabelecendo inclusive multas para cancelar vistos, além de outras medidas que estão sendo estudadas.

O assistente do peruano afirmou que conhece outros casos típicos de infração cometidos por estrangeiros que antes não colocavam em risco a concessão do visto, mas agora sim. "Um jovem foi detido conduzindo uma bicicleta que estava abandonada na rua e outro, em Atsugi (Kanagawa), foi preso por ter tirado o farol de um carro velho, também abandonado."

"Se só a violação da lei de reciclagem já significa o fim do visto, imagine outras infrações ligadas ao código penal", disse.

CLIMA DESFAVORÁVEL

"Para os nikkeis latino-americanos o clima parece estar desfavorável, mas não é tão ruim", opinou Sugiyama. "O ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi permitiu às mulheres filipinas tirar licença de assistente social para entrar no país para cuidar dos idosos. As latino-americanas também podem tirar essa licença e buscar uma oportunidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário