Não apenas os esportistas, mas qualquer um pode sofrer uma ruptura de ligamento. Quando o ligamento é danificado, é necessário fazer uma cirurgia para restaurar a junta. Nos atuais procedimentos cirúrgicos, o ligamento é substituído e fixado ao osso por meio de um parafuso de titânio.
O problema é que depois de certo tempo, o paciente tem que passar por uma nova cirurgia para que o parafuso metálico seja removido. Mas se depender de pesquisadores do Instituto Frauhnofer, Alemanha, isso está prestes a ser mudado. Eles desenvolveram um parafuso biocompatível e biodegradável.
Os parafusos biodegradáveis são feitos de ácido polilático, que são absorvidos pelo corpo, o problema é que após a absorção eles deixavam um buraco no osso, pois o local onde eles eram encaixados ficava oco. Para resolver esse problema foi acrescido na composição hidroxiapatita, uma espécie de cerâmica similar ao mineral constituinte dos ossos. Isso faz com que o osso cresça e ocupe o lugar do implante conforme os demais componentes são absorvidos.
Esse novo procedimento diminui o tempo de recuperação dos pacientes e é muito mais ecológico e saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário