terça-feira, 3 de maio de 2016

Cães possessivos: acabe com isso

Cães com problemas de possessividade são assim: não podem ter nada em poder deles que rosnam para qualquer um que ouse se aproximar. Muitos rosnam quando estão comendo a ração, quando roem um osso, quando estão com seu brinquedo favorito… Mas isso tem solução. Aprenda nessas etapas simples e tenha um cão mais tranquilo e não possessivo.

Essas medidas são fundamentais para que você tenha um cão mais tranquilo em casa. Um cão que rosna ou ataca quando está com alguma coisa pode ser muito perigoso e pode realmente vir a morder, o que se torna um problema ainda mais grave se for uma criança que tentar pegar algo do cão. Veja aqui mais dicas de adestramento.

Como deixar o cachorro menos possessivo

Esse vídeo mostra exatamente o que deve ser feito:


1) Se posicione a alguns metros de distância e comece a jogar algum petisco que ele adore na direção que ele está. Com o tempo ele vai estar tranquilo de ter você a alguns metros, já que sabe que você vem dar coisas boas pra ele. Vá se aproximando aos poucos até você conseguir dar o petisco estando do lado dele. Quando ele estiver bem tranquilo em relação a sua presença, comece a aproximar sua mão, premiar, retirar sua mão. Faça isso até conseguir tocar no osso enquanto ele come a comida que você deu, então deixe ele voltar a comer o osso. Então comece a segurar o osso enquanto ele come o petisco. Vá fazendo isso até você conseguir tirar o osso enquanto ele come a carne, devolvendo assim que ele terminar. Então tente ir tirando o osso milésimos de segundos antes de dar o petisco. Vá fazendo isso até você conseguir tirar o osso e só depois dar o petisco. Depois volte algumas etapas e faça o mesmo processo, mas com o petisco escondido. O objetivo é que o cão deixe você pegar o que ele tem mesmo sem ver o que vai receber. Assim ele entende que ninguém vai roubar as coisas dele, e que deixar pessoas segurarem ossos e outros objetos (é importante fazer o treino com vários objetos) é algo bom e que faz coisas gostosas aparecem. Você pode inclusive colocar um comando para que ele solte, e então você diz muito bom e dá o prêmio (no caso, o petisco).

2) Só dê ossos se puder ficar do lado do cão segurando. A idéia é ele entender que se ele não tem osso nenhum se você não estiver por perto, e que portanto é bom ter você por perto quando ele quer roer algo.

3) Comece trocando objetos de pouco valor (ração, brinquedos que ele não liga muito) por coisas muito gostosas. Vá aos poucos aumentando o valor do objeto pelo qual você está trocando (comece a usar comidas mais gostosas, brinquedos que ele gosta mais, etc) até ele soltar qualquer coisa por saber que você vai dar algo bom.

4) Dê comida e petiscos em porções. Se o osso for daqueles de couro, tente quebrá-lo em pedaços. Então dê um pedaço por vez, na sua mão. Você pode começar a dar o outro pedaço do osso misturado com alguns pedaços de carne também. Então comece a dar o outro pedaço enquanto o cão ainda estiver comendo o primeiro, de modo que ele saiba que a aproximação da sua mão significa mais comida. Vá fazendo isso até você poder tocar na comida e dar outro pedaço/carne, então segurar e dar outro pedaço/carne, até que você possa tirar, dar o outro pedaço ou carne, e devolver o primeiro pedaço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário