sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Anjo Pessoal Regente do dia 31 de agosto - Leuviah


Anjo Leuviah

Este anjo ajuda a obter a graça de Deus
e atua sobre a memória e a inteligência.
Quem nasce sob esta influência é amável,
jovial, modesto em suas palavras e simples
em sua maneira de ser. Suportar as adversidades
com paciência e resignação, pois sabe que isto
é uma forma de evolução material e espiritual.
Extremamente curioso, está sempre disposto a
aprender e passar cada experiência realizada.
Tem refinamento cultural e ama a música, a poesia
e as artes em geral. Tem completo domínio sobre
os acontecimentos de sua vida. Alcançará a graça
de Deus quando permanecer firme e decidido na
luta por seus ideais.Poderá obter sucesso em
atividades relativas à arqueologia, museus e na
conservação da memória do passado através de
arquivos e livros. Poderá trabalhar com a fabricação
de objetos artísticos para entrar em contato
com os anjos ou com manuais para desenvolver
e fortificar a memória.

Número de sorte: 12

Mês de mudanças: dezembro

Horário: das 06:00 às 06:20 horas

Salmo: 39

Característica: Tronos


Tronos

A categoria de Anjos que inspira os homens à arte e à beleza é denominada de Tronos. Em geral, são representados nas pinturas como sendo Anjos bonitos e jovens e que trazem sempre consigo uma harpa, cítara, flauta ou algum outro tipo de instrumento musical. O Anjo Tsaphkiel é o seu Príncipe, sendo este associado à Terra. Tem como simbologia expressar as forças criativas em ação, auxiliando-nos a vislumbrar o porvir. As pessoas cuja data de nascimento é regida pelos Tronos são excessivamente sentimentais, e estão sempre prontas a ajudar. Uma de suas características mais marcantes, é o fato de terem a capacidade nata de saber falar sobre qualquer assunto ("Dom da Oratória"), independentemente do fato de terem tido acesso à escolaridade ou não. Os que são regidos pelos Tronos se fazem passar por indivíduos tímidos e reservados, mas em verdade, possuem uma eterna desconfiança, e fazem de tudo para evitar todo e qualquer tipo de situação que por ventura possam lhes fazer sofrer. São apreciadores de oráculos e têm o hábito de consultá-los. Possuem grande facilidade em fazer projeção astral e eliminar, via sonhos, fatos ou acontecimentos ruins que poderiam lhes suceder. As pessoas regidas pelos Tronos são incapazes de negar qualquer coisa que lhes seja pedida. A palavra "não" parece não constar de seu vocabulário, já que lhes é tão difícil usá-la por não desejarem se impor. Assim sendo, magoam-se com facilidade, e sofrem calados com determinadas atitudes das pessoas às quais querem bem. São pessoas românticas, e apreciam também ficar sozinhas algumas vezes, ouvindo música ou apenas em silêncio. Sua produtividade no trabalho está diretamente ligada ao seu lado afetivo. Por serem pessoas dóceis e ternas, ouvem a voz do coração ao invés da voz da mente, ou o lado racional.


Salmo 039

1 Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim.

2 Com silêncio fiquei qual um mundo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou.

3 Encandeceu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo; então com a minha língua, dizendo;

4 Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou.

5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.

6 Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará.

7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti.

8 Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio do insensato.

9 Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste,

10 Tira de sobre mim o teu flagelo; estou desfalecido pelo golpe da tua mão.

11 Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniqüidade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade.

12 Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, um peregrino como todos os meus pais.

13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais.

Fonte: http://www.viverempaz.com

Fatos históricos do dia 31 de agosto


Morre a Princesa Diana


No dia 31 de agosto de 1997, morre a princesa Diana (foto) e seu namorado, Dodi Al Fayed. Eles estavam em Paris e morreram em um acidente de automóvel. O motorista perdeu o controle da direção quando tentava fugir de fotógrafos. A morte da princesa provocou comoção em diversos países.

1850 - A Argentina assina com a França um tratado pelo qual este país se obriga a evacuar a ilha de Martín García e a devolver os navios de guerra rendidos dos argentinos.
1867 - Morre Charles Baudelaire, poeta francês.
1878 - Uma grande tempestade destrói a vila húngara de Miskolez e causa a morte de cerca de 500 pessoas.
1909 - Grandes inundações no México causam a morte de 1,4 mil pessoas.
1915 - Primeira Guerra Mundial: Alemanha e Áustria dividem a Polônia em dois distritos: Varsóvia para a Alemanha e Kielce para os austríacos.
1919 - Queda da ditadura de Bela Kun, na Hungria, devido ao fracasso econômico do país e pela invasão das tropas romenas.
1919 - O Partido do Trabalho Comunista da América é fundado em Chicago, nos Estados Unidos, inspirado pela Revolução Russa.
1928 - A Turquia aceita adotar o alfabeto latino e abandonar o árabe.
1931 - As águas do Yang Tsé inundam a maior parte da região de Kuang (China) e causam a morte de 250 mil pessoas.
1939 - Os pactos de não agressão entre Alemanha e Estônia, Letônia e Dinamarca são assinados.
1944 - Segunda Guerra Mundial: as tropas russas entram em Bucarest.
1945 - Nasce Van Morrison, cantor e compositor irlandês.
1947 - Triunfo comunista nas eleições húngaras.
1951 - Surge o primeiro long-play (LP), apresentado pela empresa alemã Deutsche Grammophon.
1960 - Morre Rocky Marciano, ex-campeão mundial de boxe dos pesos pesados.
1963 - Morre Georges Braque, pintor francês.
1967 - Argentina e Chile suspendem toda a atividade costeira a leste do meridiano 68-36, no Canal de Beagle.
1969 - O general Costa e Silva, vítima de uma trombose, deixa a presidência do Brasil. Uma junta de três ministros militares assume o comando do país.
1971 - Retirada de tropas do Vietnã do Sul do Camboja.
1973 - Morre John Ford, diretor de cinema norte-americano.
1979 - A ação conjunta dos ciclones "David" e "Frederick" causam uma catástrofe sem precedentes em vários países do Caribe, que afetou principalmente a República Dominicana.
1981 - O general panamenho Omar Torrijos morre em um acidente aéreo.
1986 - Sessenta e sete pessoas morrem quando um DC-9 da companhia Aeroméxico se choca em vôo contra um pequeno avião de turismo, nas proximidades de Los Angeles.
1986 - Morre Henry Moore, escultor britânico.
1987 - Um avião das Linhas Aéreas Tailandesas cai no mar com 83 passageiros a bordo, quando se dirigia a Phuket.
1990 - O tratado de unificação das duas repúblicas alemãs é assinado em Berlim.
1991 - O Uzbequistão declara independência da União Soviética e passa a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
1993 - O Congresso da Venezuela destitui o presidente Carlos Andrés Pérez, após uma suspensão de três meses do cargo por um processo de corrupção, e confirma Ramón Velázquez como presidente.
1993 - Após mais de 50 anos de ocupação, os últimos soldados russos abandonam a Lituânia.
1994 - O IRA declara cessar fogo incondicional, gerando esperança para o fim da violência em Ulster, que durante 25 anos causou 3.168 mortos.
1996 - O acordo de paz na Chechênia é assinado em Jasaviurt (Daguestão), após 20 meses de guerra que causaram 40 mil mortos.
1996 - A Polícia Federal prende, no Pará, o fazendeiro Darly Alves da Silva. Condenado a 19 anos de prisão por ter mandado matar o sindicalista Chico Mendes, Darly estava foragido há três anos, desde que fugiu da penitenciária, no Acre.
1997 - Diana Spencer, princesa de Gales, morre em Paris em um acidente de automóvel, em que também morre seu acompanhante, o milionário egípcio Emad (Dodi) Al Fayed e o chofer.
1999 - Os líderes rebeldes do Congo aderam ao acordo de cessar fogo assinado no mês de julho en Lusaka (Zâmbia) pela outras partes envolvidas no conflito, durante a guerra da República Democrática do Congo.
2001 - A Conferência Mundial contra o Racismo é inaugurada em Durban (África do Sul).

Redação Terra

A grande diferença


Os alunos residentes estavam reunidos discutindo suas dificuldades. Todos eram unânimes em afirmar que o maior problema no hospital era o dr. M.

Ninguém gostava daquele médico que tinha a seus cuidados, pacientes portadores de câncer. Ele era brilhante em seu trabalho mas intolerável no trato pessoal.

Era áspero, arrogante e nunca admitia que alguém falasse que um de seus pacientes iria morrer.

A médica psiquiatra que a tudo escutava, inesperadamente falou: “não se pode ajudar uma outra pessoa sem gostar um pouquinho dela. Há alguém aqui que goste dele?”

Depois de muitas caretas, risos e gestos hostis, uma moça ergueu a mão hesitante. Era uma enfermeira.

“Vocês não conhecem esse homem”, ela começou. Não conhecem a pessoa que ele é.”

Todas as noites, depois que todos os médicos já se retiraram, ele visita os pacientes. Começa no quarto mais distante do posto de enfermagem e vem seguindo, entrando de quarto em quarto.

Quando entra no primeiro, parece seguro, confiante, de cabeça alta. Mas de cada quarto que sai, suas costas vão se curvando mais.

Quando sai do último quarto, está arrasado. Sem alegria, esperança ou satisfação por seu trabalho.

O que eu mais desejaria é quando ele está assim triste, pousar minha mão no seu ombro, como uma amiga. Mas nunca o fiz porque sou só uma enfermeira e ele é o chefe do departamento de oncologia.”

Nos momentos seguintes, todos se uniram e insistiram para que ela se esforçasse e seguisse o impulso do seu coração. Aquele homem precisava de ajuda.

Uma semana depois, reunidos novamente, a enfermeira entrou sorridente e disse: “consegui.“

Na sexta-feira anterior, ela vira o médico sair arrasado do plantão. Dois dos seus pacientes haviam morrido naquele dia. Aproximou-se dele e inesperadamente, ele a levou para o seu consultório e desabafou.

Ele falou como sonhava curar seus pacientes, enquanto os seus amigos, da mesma idade que ele, estavam constituindo família. Sua vida tinha sido aprender uma especialidade. Agora, ele ocupava uma posição que podia fazer a diferença para a vida dos enfermos.

E, no entanto, todos eles morriam. Um após outro, todos morriam. Ele era um homem acabado, vencido.

Quando ouviram essa história, os residentes se deram conta de como todos somos frágeis e necessitados de afeto. Também de como uma pessoa tem o poder extraordinário de curar outras, apenas tomando coragem e agindo sob o impulso do coração.

Um ano depois, o dr. M. Era outro homem. Abriu o seu coração às pessoas e redescobriu as maravilhosas qualidades que possuía, o afeto e a compreensão que o haviam motivado a se tornar um médico.

***

Um gesto, uma atitude, um olhar podem mudar a vida de uma criatura.

Pessoas ásperas, de trato rude, quase sempre estão ocultando as suas mágoas e pesares profundos.

Por vezes, basta um pequeno toque para que elas abram o coração e demonstrem toda a sua fragilidade.

E o que faz a grande diferença na vida de tais pessoas é a demonstração de afeto, que pode ser de um grande amor, de um amigo, de um irmão ou de um colega de trabalho.

Por tudo isso, esteja atento. Olhe ao redor e descubra se você, com sua atitude, não pode fazer a grande diferença na vida de alguém.



(Redação do Momento Espírita, baseado no livro “A Roda da Vida”, de Elisabeth Kluber-Ross, cap. 20, De corpo e alma.)

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Anjo Pessoal Regente do dia 30 de agosto - Caliel


Anjo Caliel

Este anjo auxilia nas adversidades, ajuda a conhecer a
verdade, a triunfar os inocentes e a confundir as
pessoas malvadas. Quem nasce sob esta influência,
é inteligente, irreverente, carismático e possui forte
magnetismo pessoal. Tem extraordinária intuição quando
o assunto refere-se a descobrir a verdade, bastando um
olhar para identificar a verdadeira intenção. Não gosta do
que é vago, abstrato, querendo sempre entender tudo
em todos os detalhes. Sua lógica será inatacável.
É um verdadeiro "mago" que consegue realizar milagres
pois sua fé é inabalável. Poderá ter sucesso como
advogado, jornalista, escritor e em atividades relativas
à magistratura.

Número de sorte: 10

Mês de mudanças: outubro

Horário: das 05:40 às 06:00 horas

Salmo: 07

Categoria: Tronos

Tronos

A categoria de Anjos que inspira os homens à arte e à beleza é denominada de Tronos. Em geral, são representados nas pinturas como sendo Anjos bonitos e jovens e que trazem sempre consigo uma harpa, cítara, flauta ou algum outro tipo de instrumento musical. O Anjo Tsaphkiel é o seu Príncipe, sendo este associado à Terra. Tem como simbologia expressar as forças criativas em ação, auxiliando-nos a vislumbrar o porvir. As pessoas cuja data de nascimento é regida pelos Tronos são excessivamente sentimentais, e estão sempre prontas a ajudar. Uma de suas características mais marcantes, é o fato de terem a capacidade nata de saber falar sobre qualquer assunto ("Dom da Oratória"), independentemente do fato de terem tido acesso à escolaridade ou não. Os que são regidos pelos Tronos se fazem passar por indivíduos tímidos e reservados, mas em verdade, possuem uma eterna desconfiança, e fazem de tudo para evitar todo e qualquer tipo de situação que por ventura possam lhes fazer sofrer. São apreciadores de oráculos e têm o hábito de consultá-los. Possuem grande facilidade em fazer projeção astral e eliminar, via sonhos, fatos ou acontecimentos ruins que poderiam lhes suceder. As pessoas regidas pelos Tronos são incapazes de negar qualquer coisa que lhes seja pedida. A palavra "não" parece não constar de seu vocabulário, já que lhes é tão difícil usá-la por não desejarem se impor. Assim sendo, magoam-se com facilidade, e sofrem calados com determinadas atitudes das pessoas às quais querem bem. São pessoas românticas, e apreciam também ficar sozinhas algumas vezes, ouvindo música ou apenas em silêncio. Sua produtividade no trabalho está diretamente ligada ao seu lado afetivo. Por serem pessoas dóceis e ternas, ouvem a voz do coração ao invés da voz da mente, ou o lado racional.


Salmo 007

1 Senhor, Deus meu, confio, salva-me de todo o que me persegue, e livra-me;

2 para que ele não me arrebate, qual leão, despedaçando-me, sem que haja quem acuda.

3 Senhor, Deus meu, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos,

4 se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo, ou se despojei o meu inimigo sem causa.

5 persiga-me o inimigo e alcance-me; calque aos pés a minha vida no chão, e deite no pó a minha glória.

6 Ergue-te, Senhor, na tua ira; levanta-te contra o furor dos meus inimigos; desperta-te, meu Deus, pois tens ordenado o juízo.

7 Reúna-se ao redor de ti a assembléia dos povos, e por cima dela remonta-te ao alto.

8 O Senhor julga os povos; julga-me, Senhor, de acordo com a minha justiça e conforme a integridade que há em mim.

9 Cesse a maldade dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e os rins.

10 O meu escudo está em Deus, que salva os retos de coração.

11 Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias.

12 Se o homem não se arrepender, Deus afiará a sua espada; armado e teso está o seu arco;

13 já preparou armas mortíferas, fazendo suas setas inflamadas.

14 Eis que o mau está com dores de perversidade; concedeu a malvadez, e dará à luz a falsidade.

15 Abre uma cova, aprofundando-a, e cai na cova que fez.

16 A sua malvadez recairá sobre a sua cabeça, e a sua violência descerá sobre o seu crânio.

17 Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor, o Altíssimo.

Fonte: http://www.viverempaz.com

Fatos históricos do dia 30 de agosto


Crimes Hediondos


No dia 30 de agosto de 1994, o Senado brasileiro aprova o projeto de lei que transforma em crime hediondo o homicídio qualificado ou praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela (foto) assassinada em 1992, encabeçou o movimento e colheu 1,3 milhão de assinaturas.

1617 - Morre Isabel Flores, santa Rosa de Lima, patrona da América.
1848 - A Costa Rica proclama sua independência.
1855 - A Confederação da Argentina e Chile firmam um tratado de paz, de comércio e de navegação.
1879 - Thomas Edison apresenta seu primeiro aparato telefônico, que superou o antigo sistema de Felipe Heiss, aperfeiçoado por Bell.
1883 - Mais de 30 mil pessoas morrem em Java e em outras ilhas do arquipélago de a Sonda, quando 16 novos vulcões entram em erupção.
1913 - Nasce Richard Stone, britânico, Prêmio Nobel de Economia de 1984.
1914 - O exército russo perde 30 mil tropas na Batalha de Tannenberg. A derrota para a Alemanha aumentou o descontentamento contra o governo czarista e desembocou, três anos mais tarde, na Revolução Russa.
1918 - Lenin é ferido gravemente por um disparo. A bala, disparada por uma mulher, provocou uma paralisia nele dois anos depois.
1929 - Inauguração da Exposição de Rádio de Berlim, na qual se destacou a tendência dos receptores de onda curta.
1935 - Morre Henri Barbusse, escritor francês.
1937 - As tropas japonesas desembarcam em Xangai.
1939 - Chega a Valparaíso o navio "Winnipeg", que transportava emigrantes espanhóis retirados da França pelo cônsul especial chileno, o poeta Pablo Neruda.
1945 - A rendição do Japão é aceita e o general norte-americano McArthur entra em Tóquio.
1967 - O Senado dos Estados Unidos ratifica a designação de Thurgood Marshall como primeiro juiz negro do Supremo Tribunal.
1970 - Nasce Cameron Díaz, atriz norte-americana.
1973 - O Quênia bane a caça de elefantes e o comércio do marfim, fonte de subsistência da população do país.
1981 - O presidente e o primeiro ministro do Irã, Ali Rayai e Mohamed Bahonar, respectivamente, morrem na explosão de uma bomba na sede do governo em Teerã.
1982 - O presidente da OLP, Yasser Arafat, é obrigado pelas tropas de ocupação israelenses a sair do Líbano.
1983 - Três vagões carregados com gasolina descarrilam de um trem em Pojuca, na Bahia. Um deles explode no dia seguinte, causando a morte de 48 pessoas.
1991 - O Soviete Supremo do Azerbaijão aprova a declaração de sua independência da URSS, perdida em 1920, e retira o estado de emergência.
1991 - Morre Jean Tinguely, escultor e pintor suíço.
1993 - O rei Hassan II do Marrocos inaugura em Casablanca a Grande Mesquita que leva seu nome, a maior depois da de Meca.
1993 - Policiais civis e militares matam 21 pessoas na Favela Vigário Geral, no Rio de Janeiro. A chacina foi uma represália contra a morte de quatro policiais no dia anterior.
1994 - Morre Lindsay Anderson, escritor e cineasta britânico.
1994 - O Senado aprova o projeto de lei que transforma em crime hediondo o homicídio qualificado ou praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela assassinada em 1992, encabeçou o movimento e colheu 1,3 milhão de assinaturas.
1995 - Uma centena de aviões da Otan bombardeiam alvos sérvios em Sarajevo, Mostar, Tuzla, Pale e Gorazde, em represália pela massacre sérvio em um mercado de Sarajevo.
2000 - O líder independentista Xanana Gusmão é reeleito para presidente do Conselho Nacional da Resistência do Timor Leste.
2001 - Acontecem as primeiras eleições democráticas para eleger os membros da Assembléia Constituinte no Timor Leste, com um índice de participação de 91 por cento.
2001 - Fernando Dutra Pinto, rapaz de 22 anos que seqüestrou Silvio Santos, se rende à polícia. Uma semana antes ele já havia aprisionado a filha do apresentador e empresário.

Redação Terra

O valor das coisas


Era uma vez um homem que tinha muitos pés de romãs em seu pomar.
Por muitos outonos ele colocava suas romãs em bandejas de prata, do lado de fora de sua casa, e em cima punha cartazes com os seguintes dizeres:
Apanhe uma, de graça. Seja bem-vindo.
As pessoas passavam, olhavam, mas nenhuma delas apanhava uma fruta.
Então, depois de muitos outonos, o homem refletiu e tomou uma decisão. No próximo outono ele não pôs as romãs em bandeja de prata fora de sua residência. Pôs apenas um cartaz bem alto que dizia:
Temos aqui as melhores romãs da terra, mas as vendemos por um valor maior que quaisquer outras romãs.
Qual não foi sua surpresa quando todos os homens e mulheres da vizinhança vieram correndo comprar.
* * *
Essa pequena parábola de Khalil Gibran, embora pareça simples, nos traz lições valiosas.
Nos dias atuais há pessoas que, a exemplo daquele povo, desprezam as coisas simples ou que são de graça e passam a valorizá-las quando têm que pagar alto preço por elas.
É um conceito equivocado de que o que é de graça ou muito barato, não presta.
Se ouvimos o anúncio de um espetáculo qualquer, um concerto, uma peça teatral, cuja entrada seja franca, logo pensamos que não vale a pena assistir.
Se é o convite para uma palestra em que não se cobrará ingresso, logo imaginamos que não pode ser coisa boa.
Mas, se ao contrário, ouvimos a chamada para uma palestra de um profissional qualquer, cujo ingresso custará um alto valor, ficamos logo entusiasmados e pensamos que vai ser muito boa.
O que costumamos fazer, nesses casos, é julgar o valor das coisas pelo seu preço, o que nem sempre é uma realidade.
O verdadeiro afeto de um amigo, por exemplo, não é cobrado. E muitas vezes nós não o valorizamos tanto quanto valorizamos um cliente, que significa para nós um investimento financeiro.
O carinho de uma mãe não nos custa nada, mas é mais valioso que qualquer bem da Terra.
Há muitas coisas que nos chegam de graça, mas são de valor inestimável. Talvez seja por isso que não tenham preço em moeda.
O ar que respiramos nos chega gratuitamente, e sem ele não viveríamos.
A água que nos sustenta a vida, Deus nos dá de graça.
O perfume que as flores espalham, não nos custa nenhum centavo.
O sol que nos aquece e ilumina, jamais nos foi cobrado.
E o maior palestrante, professor, pedagogo, psicoterapeuta, médico e amigo da Humanidade que a Terra conheceu, nunca cobrou um único centavo por Seus ensinamentos, e foram dos mais valiosos que se tem notícias.
E é possível que, se Jesus fosse proferir o Sermão da Montanha em nossa cidade, no dia de hoje, com entrada franca, pouca gente compareceria.
* * *
É importante que passemos a ver as coisas pelo seu real valor e pela importância que pode representar em nossas vidas.
Há coisas que custam muito e nada acrescentam na nossa economia moral.
E há outras que não custam nenhuma moeda, mas que são de alta valia para nosso bem-estar físico e mental.
Pense nisso!

Redação do Momento Espírita, com base no cap.
As romãs, do livro O errante, de Gibran Khalil Gibran.
Em 13.10.2010.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Anjo Pessoal Regente do dia 29 de agosto - Lauviah


Anjo Lauviah

Este anjo é invocado contra os tormentos,
a tristeza e predispõe ao bem dormir. Favorece
as altas ciências, as descobertas maravilhosas
e faz revelações em sonhos.Quem nasce sob
esta influência, tem habilidade para entender
mensagens e revelações simbólicas. Suas
faculdades psíquicas são manifestadas nos
pequenos detalhes, como na música, na poesia,
na literatura e na filosofia. Seu resgate na Terra é
muito bonito, pois a nobreza de caráter do seu
espírito irradia uma luz muito intensa. Interiormente
sabe da sua porção "mágica", capaz de conseguir
tudo que quiser, principalmente quando o pedido é
feito para alguma outra pessoa. O que sonha realizar,
torna realidade. Poderá ser o esteio de sua família ou
grande apoio no local de trabalho. As suas coisas
materiais serão conseguidas através de muita luta.
Tem uma reação agradável, cordial e reconfortante
para com as pessoas próximas. Entende a tristeza,
pois sabe conhecer os mecanismos internos do ser
humano. Poderá fazer sucesso em atividades ligadas
à medicina, filosofia, esoterismo e comunicação social
ou como fabricante de brinquedos, aparelhos elétricos,
papéis (livros) ou produtos farmacêuticos, principalmente
aqueles ligados ao sono.

Número de sorte: 07

Mês de mudanças: julho

Horário: das 05:20 às 05:40 horas

Salmo: 08

Caregoria: Tronos


Tronos

A categoria de Anjos que inspira os homens à arte e à beleza é denominada de Tronos. Em geral, são representados nas pinturas como sendo Anjos bonitos e jovens e que trazem sempre consigo uma harpa, cítara, flauta ou algum outro tipo de instrumento musical. O Anjo Tsaphkiel é o seu Príncipe, sendo este associado à Terra. Tem como simbologia expressar as forças criativas em ação, auxiliando-nos a vislumbrar o porvir. As pessoas cuja data de nascimento é regida pelos Tronos são excessivamente sentimentais, e estão sempre prontas a ajudar. Uma de suas características mais marcantes, é o fato de terem a capacidade nata de saber falar sobre qualquer assunto ("Dom da Oratória"), independentemente do fato de terem tido acesso à escolaridade ou não. Os que são regidos pelos Tronos se fazem passar por indivíduos tímidos e reservados, mas em verdade, possuem uma eterna desconfiança, e fazem de tudo para evitar todo e qualquer tipo de situação que por ventura possam lhes fazer sofrer. São apreciadores de oráculos e têm o hábito de consultá-los. Possuem grande facilidade em fazer projeção astral e eliminar, via sonhos, fatos ou acontecimentos ruins que poderiam lhes suceder. As pessoas regidas pelos Tronos são incapazes de negar qualquer coisa que lhes seja pedida. A palavra "não" parece não constar de seu vocabulário, já que lhes é tão difícil usá-la por não desejarem se impor. Assim sendo, magoam-se com facilidade, e sofrem calados com determinadas atitudes das pessoas às quais querem bem. São pessoas românticas, e apreciam também ficar sozinhas algumas vezes, ouvindo música ou apenas em silêncio. Sua produtividade no trabalho está diretamente ligada ao seu lado afetivo. Por serem pessoas dóceis e ternas, ouvem a voz do coração ao invés da voz da mente, ou o lado racional.


Salmo 008

1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus!

2 Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador.

3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste,

4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

5 Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste.

6 Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:

7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,

8 as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares.

9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!


Fonte: http://www.viverempaz.com

Fatos históricos do dia 29 de agosto


Nasce Aleijadinho


No dia 29 de agosto de 1730, nasce o grande expoente do barroco no Brasil, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Aos 47 anos, o mais famoso escultor mineiro foi atacado por uma doença (não se sabe se sífilis, escorbuto ou reumatismo deformante) que o deixou aleijado, deformando-lhe os pés e as mãos.

1533 - O último rei inca do Peru, Atahualpa, é estrangulado por ordem do conquistador espanhol Francisco Pizarro.
1540 - As galeras de Bernardino de Mendoza destroem a esquadra turca que se apoderou de Gibraltar.
1730 - Nascimento de Aleijadinho. O escultor brasileiro Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais, e foi um expoente do estilo barroco no Brasil.
1825 - Assinatura por D. João VI da convenção em que reconhecia a independência do Brasil, mediante o pagamento de uma indenização de um milhão de libras esterlinas.
1842 - Tratado que põe fim à Guerra do Ópio. A China cede Hong Kong à Grã-Bretanha e abre vários de seus portos ao comércio britânico.
1852 - A primeira estrada de ferro do Brasil começa a ser construída pela Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. O primeiro trecho da Estrada de Ferro Mauá, com extensão de 14,5 quilômetros, seria inaugurado dois anos mais tarde.
1853 - Desmembramento do Paraná da província de São Paulo.
1862 - Garibaldi é derrotado, ferido e aprisionado em Aspromonte, dando fim ao movimento revolucionário iniciado dois anos antes.
1903 - Primeira exibição em Berlim de um filme falado, mediante a utilização de um gramofone.
1903 - O primeiro automóvel do Brasil é licenciado, no Rio de Janeiro, como propriedade de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio.
1904 - Inauguração em Saint Louis (Estados Unidos) dos 3° Jogos Olímpicos da era moderna.
1932 - Explode um movimento revolucionário no Equador, que não obteve sucesso, mas causou a morte de mais de mil pessoas e deixou centenas de feridos.
1943 - Os ocupantes alemães proclamam a lei marcial na Dinamarca e iniciam o terror contra a resistência popular durante a Segunda Guerra Mundial.
1945 - Lord Mountbatten recebe em Singapura a capitulação das tropas japonesas do sudeste asiático.
1949 - A União Soviética faz seu primeiro teste com a bomba nuclear.
1949 - Nasce Richard Gere, ator norte-americano.
1950 - Os comunistas ocupam o porto de Poang durante a Guerra da Coréia.
1958 - Nasce Michael Jackson, cantor norte-americano.
1965 - Retorno da cápsula espacial norte-americana "Geminis V", tripulada por Gordon Cooper e Charles Conrad, que permaneceram mais de uma semana no espaço, a maior duração até então.
1968 - O estado de exceção é implantado na Guatemala.
1969 - Um desabamento de terras na Guatemala causa a morte de 80 pessoas.
1973 - O presidente Anuar el Sadat se reúne com o coronel Gadaffi no Cairo e impõe o abandono do projeto de união entre Líbia e Egito.
1975 - O presidente do Peru, general Juan Velasco Alvarado, é destituído de seu cargo e substituído pelo também general Francisco Morales Bermúdez.
1975 - Morre, aos 92 anos, o estadista Eamon de Valera. Ele lutou pela independência da Irlanda do Norte e foi presidente do país de 1959 e 1973.
1982 - A atriz Ingrid Bergman, estrela de Casablanca, morre de câncer aos 67 anos.
1986 - O rei Hassan II anuncia pela televisão a ruptura do tratado de união entre Marrocos e Líbia, firmado dois anos antes.
1987 - Morre Lee Marvin, ator norte-americano de cinema.
1993 - Israel anuncia um acordo prévio com a OLP, para auto-gestão da Faixa de Gaza e da cidade de Jericó.
1994 - Fidel Castro anuncia a adesão de Cuba ao Tratado de Tlatelolco, que proíbe a proliferação de armas nucleares na América Espanhola.
1994 - Refugiados cubanos pedem asilo político ao Brasil depois de passarem cinco dias à deriva e serem resgatados no Golfo do México.

Redação Terra

A arte do matrimônio


Qual será o segredo dos casamentos duradouros? Casais que convivem há anos falam de paciência, renúncia, compreensão.
Em verdade, cada um tem sua fórmula especial. Recentemente lemos as anotações de um escritor que achamos muito interessantes.
Ele afirma que um bom casamento deve ser criado. No casamento, as pequenas coisas são as grandes coisas.
É jamais ser muito velho para dar-se as mãos, diz ele. É lembrar de dizer te amo, pelo menos uma vez ao dia.
É nunca ir dormir zangado. É ter valores e objetivos comuns.
É estar unidos ao enfrentar o Mundo. É formar um círculo de amor que una toda a família.
É proferir elogios e ter capacidade para perdoar e esquecer.
É proporcionar uma atmosfera onde cada qual possa crescer na busca recíproca do bem e do belo.
É não só casar-se com a pessoa certa, mas ser o companheiro perfeito.
E para ser o companheiro perfeito é preciso ter bom humor e otimismo. Ser natural e saber agir com tato.
É saber escutar com atenção, sem interromper a cada instante.
É mostrar admiração e confiança, interessando-se pelos problemas e atividades do outro. Perguntar o que o atormenta, o que o deixa feliz, por que está aborrecido.
É ser discreto, sabendo o momento de deixar o companheiro a sós para que coloque em ordem seus pensamentos.
É distribuir carinho e compreensão, combinando amor e poesia, sem esquecer galanteios e cortesia.
É ter sabedoria para repetir os momentos do namoro. Aqueles momentos mágicos em que a orquestra do mundo parecia tocar somente para os dois.
É ser o apoio diante dos demais. É ter cuidado no linguajar, é ser firme, leal.
É ter atenção além do trivial e conseguir descobrir quando um se tiver esmerado na apresentação para o outro.
Um novo corte de cabelo, uma vestimenta diferente. Detalhes pequenos, mas importantes.
É saber dar atenção para a família do outro pois, ao se unir o casal, as duas famílias formam uma unidade.
É cultivar o desejo constante de superação.
É responder dignamente e de forma justa por todos os atos.
É ser grato por tudo o que um significa na vida do outro.

* * *
O amor real, por manter as suas raízes no equilíbrio, vai se firmando dia a dia, através da convivência estreita.
O amor, nascido de uma vivência progressiva e madura, não tende a acabar, mas amplia-se, uma vez que os envolvidos passam a conhecer vícios e virtudes, manias e costumes um do outro.
O equilíbrio do amor promove a prática da justiça e da bondade, da cooperação e do senso de dever, da afetividade e advertência amadurecida.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. A arte do matrimônio, no cap. Na mulher o homem aprecia, no cap.No homem a mulher aprecia, do livro Um presente especial, de Roger Patrón Liján, ed. Aquariana e cap. 2, do livro Vereda familiar, pelo Espírito Thereza de Brito, psicografia de Raul Teixeira, ed.Fráter.
Disponível no livro Momento Espírita v. 3, ed.Fep.
Em 06.06.2011.

A Vida e a obra de Paulo de Tarso


Foi em Tarso, na Cilícia, um importante centro mercantil e intelectual do mundo romano que nasceu entre os anos 5 e 10 da Era Cristã, uma criança que, no momento da circuncisão recebeu o nome de Saulo. Seus pais, embora judeus, gozavam dos privilégios da cidadania romana. Privilégios que podiam ser conseguidos pelos habitantes das províncias de duas formas: como recompensa por serviços prestados ou pelo desembolso de vultuosa quantia.
Nos primeiros anos, ele freqüentou a Sinagoga onde aprendeu nos textos sagrados até a aritmética. Um escravo o acompanhava todos os dias, carregando-lhe a pasta com os utensílios escolares. Sentado ao chão, com as pernas cruzadas, o menino Saulo ensaiou as primeiras letras, gravando-as com um estilete de ferro sobre uma tabuinha coberta com uma camada de cera. Como a tradição prescrevia ensinar um trabalho útil às crianças, Saulo aprendeu a tecer pano de barraca, usando uma fazenda áspera e durável, entremeado com pelos de cabra.
Adolescente ainda seguiu para Jerusalém, onde se tornou discípulo do grande Gamaliel, no Templo de Salomão, preparando-se para ser um devoto rabino. Ele mesmo na Epístola aos Gálatas afirma: "... e me avantajava no judaísmo sobre muitos da minha idade e linhagem , pelo extremo zelo às tradições de meus pais."
Ardoroso defensor de Moisés, Saulo desencadeou séria perseguição aos homens do Caminho. E considerou seu primeiro grande triunfo contra o Nazareno a lapidação do jovem Estêvão. Emmanuel descreve na obra "Paulo e Estêvão", em detalhes, toda sua dor e vergonha, ao se dar conta que Estêvão não era outro senão o irmão da sua amada noiva Abigail, que viria a morrer 8 meses depois.
É, no entanto, a caminho de Damasco, na Síria, levando cartas que lhe autorizavam a prender outros tantos seguidores de Jesus, que Saulo foi surpreendido, em pleno meio-dia, pela luz imensa daquele a quem perseguia. "Saulo, Saulo, por que me persegues? ", diz-lhe a voz. Nas entrelinhas, pode-se ler: "Por que, Saulo, se és o vaso escolhido para levar a minha palavra a todas as gentes?"
Tendo vislumbrado a luz, ele se ergue da areia, onde tombara, sem visão. Seguindo a orientação dada pelo Mestre, entrou na cidade e aguardou. Ananias , em nome de Jesus, o vem retirar da sua noite de sombras.
Começou para Saulo a jornada de trabalho e o calvário das dores. Após o exílio de 3 anos, no deserto de Dan, ele retornou para pregar a Boa Nova. Aquele Jesus a quem tanto perseguira na pessoa dos seus seguidores, tornou-se seu Senhor. Quando empreendeu a viagem a Damasco ele era o orgulhoso Saulo, cujo nome significa aquele a quem se pede, solicita algo, orgulhoso. Ao se erguer, após a queda do cavalo e a visão extraordinária do Cristo, ele se ergueu transformado. Era o escravo. "Que queres que eu faça, Senhor?", é o que roga. Por isso mesmo, haveria de trocar seu nome para Paulo, posteriormente, que significa modesto, pequeno, humilde.
Pode-se dividir o seu apostolado em três grandes viagens. Na primeira, partindo de Antioquia com Barnabé e Marcos, foi à ilha de Chipre, depois à Panfília e à Pisídia. Deixou núcleos implantados em Perge, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derme, retornando a Jerusalém.
Na segunda grande viagem, em companhia de Silas e Timóteo, atravessou a pé toda a Ásia menor, e , com Lucas chegou até a Macedônia. As pequenas igrejas foram se formando em Filipes, Tessalônica, Beréia. Ele chegou até a Grécia. Na primavera de 53, saiu de Corinto, voltou a Jerusalém e Antioquia.
Na terceira viagem percorreu a Frígia e a Galácia. Permaneceu dois anos em Éfeso, depois regressou à Macedônia e Corinto. Retornando a Jerusalém foi preso, remetido a Cesaréia e, apelando para César, chegou a Roma, depois de um naufrágio na ilha de Malta. Estima-se que ele tenha percorrido em sua longa marcha nada menos de 20.000 km a pé, ou seja, metade do comprimento da linha do Equador.
Sob a inspiração de Jesus, tendo a servir de intermediário o próprio Estêvão, na espiritualidade, Paulo escreveu as epístolas, cartas cheias de ternura aos companheiros das comunidades nascentes, também carregadas de orientações:
duas aos Tessalonicenses , em Corinto, em 52-54; 1ª aos Coríntios , de Éfeso, em 57; 2ª aos Coríntios, de Filipos, em 57; aos Gálatas e aos Romanos, de Corinto, em 57; aos Filipenses, aos Efésios, aos Colossenses e a Filémon, de Roma, em 62; aos Hebreus, em 63 ou 64, da Itália; 1ª a Timóteo, em 64 ou 65, a Tito em 64 ou 65, e a 2ª a Timóteo, em 66, de Roma. Mais de uma vez foi apedrejado, açoitado, maltratado. Padeceu fome, frio, privações. Por amor a Jesus, ele tudo aceitou e afirmou portar no corpo "as marcas do Cristo".
Decapitado, fora dos muros de Roma, no ano de 67, por ordem do Imperador Nero, ele adentrou a espiritualidade. Quando a Terceira Revelação se apresentou na Terra, ei-lo participando da equipe do Espírito de Verdade, deixando seus palavras em O Evangelho segundo o espiritismo, nos capítulos X, item 15 ( sobre o perdão , em Lyon, em 1861) e capítulo XV, item 10 ( Fora da caridade não há salvação, em Paris, em 1860). Igualmente, respondendo a questão de número 1009 de O livro dos espíritos, a respeito da eternidade das penas, junto a dissertações de Santo Agostinho, Lamennais e Platão.

Fonte: 1.Paulo e Estêvão, romance de Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier
2.Grandes personagens da história universal, vol. 1.
3.Bíblia Sagrada (O novo testamento - Epístolas)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Anjo Pessoal Regente do dia 28 de agosto -Hakamiah


Anjo Hakamiah

Este anjo protege as pessoas que ocupam
posições de comando. Ajuda a obter vitória
e libertar os oprimidos. Interfere na coragem e
fidelidade.Quem nasce sob esta influência,
tem uma aura natural de paz. Sua sinceridade
é refletida através da nobreza e autoridade da
sua personalidade e prestígio. Tem caráter
franco, leal e bravo, suscetível às questões de
honra. Querido por todos será sempre
respeitado pela sensibilidade que possui.
Vive cada minuto de sua vida com muita ternura,
amor, esperança e deseja para todos uma
existência tão digna quanto a sua.
Gostará de estar sempre mudando tudo, desde
a posição dos móveis, restauração e pintura de
sua casa, até a aparência física com a qual tem
muito cuidado e atenção.Poderá fazer sucesso
trabalhando no legislativo, justiça ou por sua
grande facilidade em falar diferentes idiomas,
em atividades ligadas à cultura. Poderá exercer ainda
profissões relativas a finanças, mercado financeiro,
jornalismo, relações públicas, comunicações ou
aquelas ligadas à arte, beleza e estética.

Número de sorte: 07

Mês de mudanças: julho

Horário: das 05:00 às 05:20 horas

Salmo: 87

Categoria: Querubins


Querubins

Os Querubins são os que auxiliam para que o Plano Divino seja cumprido, e os que guardam os Registros Sagrados. Segundo diversas fontes, os Querubins são os Guardiões da Luz e das Estrelas. O Anjo Raziel é o seu Príncipe, sendo conhecido também como o Anjo dos Mistérios. Dizem que habita em Chochmak, o Império das Idéias Puras. O Anjo Raziel também é considerado como sendo o Príncipe do Conhecimento e o Guardião da Originalidade. As pessoas cuja data de nascimento é regida pelos Querubins, via de regra, são extremamente emotivas (choram à toa), possuem sentimentos profundos e estáveis. Dificilmente possuem a habilidade de disfarçar quando não gostam de determinado fato, pessoa, ou local. Geralmente as pessoas regidas pelos Querubins são amigas leais, carinhosas, generosas, tímidas, além de boas confidentes, pois têm a habilidade de saber ouvir com atenção. Aqueles que são regidos pelos Querubins normalmente não são materialistas. Não possuem qualquer apego ao dinheiro e sentem-se felizes em usá-lo com o intuito de ajudar os que estão mais necessitados. São possuidores de caráter forte e marcante, além de serem dotados de um grande senso de estética. Em contrapartida (apesar do senso de estética bem apurado), na maioria das vezes, são pessoas acima do peso, ou com a tendência a tal, apesar de normalmente terem ótima saúde. Devido a uma série de acontecimentos vivenciados, na maioria dos casos, todos ocorridos no período da adolescência, como por exemplo, pressões familiares ou regras moralistas, costumam levar um tempo maior para se decidirem a casar e constituir família. Porém, contrariamente ao que se esperaria, acabam por se transformarem nos melhores cônjuges, além de tornarem-se excelentes pais. Possuem um senso de humor extremamente aguçado. As pessoas que são regidas pelos Querubins adoram olhar para as outras quando estão na rua, o que pode ocasionar um certo desconforto por parte de quem as esteja acompanhando. Seu modo de olhar a esmo é de uma curiosidade essencialmente pura. Mas, uma vez que tenham avaliado o ambiente e as pessoas que as cercam, dão total vazão ao seu senso de humor, tecendo comentários hilariantes, fazendo com que quem as esteja rodeando fique num clima de total alegria e bom humor. Normalmente, detestam horários e quase nunca conseguem chegar para qualquer compromisso na hora certa. Apesar de não terem boa memória para guardar nomes e datas, são extremamente generosos e têm verdadeiro prazer em presentear amigos, familiares, colegas e até os que nunca conheceram, como ajudar instituições de caridade, creches, instituições filantrópicas, etc


Salmo 087

1 O fundamento dela está nos montes santos.

2 O Senhor ama as portas de Sião mais do que todas as habitações de Jacó.

3 Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus.

4 Farei menção de Raabe e de Babilônia dentre os que me conhecem; eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este nasceu ali.

5 Sim, de Sião se dirá: Este e aquele nasceram ali; e o próprio Altíssimo a estabelecerá.

6 O Senhor, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu ali.

7 Tanto os cantores como os que tocam instrumentos dirão: Todas as minhas fontes estão em ti.


Fonte: http://www.viverempaz.com

Fatos históricos do dia 28 de agosto


Impeachment de Collor


No dia 28 de agosto de 1992, o processo de impeachment de Fernando Collor é aprovado pela Câmara dos Deputados. O primeiro governo eleito por voto direto desde 1960 durou de 15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992. O processo ocorreu após acusações de corrupção e da mobilização da sociedade.

1565 - Pedro Menéndez de Avilés desembarca na Flórida e constrói um forte, que foi chamado de San Agustín, lugar onde depois se construiu a cidade com este nome.
1749 - Nasce Johann Wolfgang Goethe, escritor alemão.
1814 - As tropas britânicas, após se apoderarem da cidade de Washington, incendeiam a Casa Branca.
1850 - Estréia da ópera "Lohengrin", de Richard Wagner, no teatro Gran Ducal de Weimar (Alemanha).
1897 - Guerra de Cuba: a Praça Forte de Vitoria das Tunas é conquistada pelas tropas cubanas.
1913 - Inauguração do Palácio da Paz, em Haia. Diversos países de todo o mundo contribuíram em sua construção.
1914 - Navios britânicos afundam três navios alemães durante o primeiro grande conflito naval da Primeira Guerra Mundial, no Mar do Norte.
1916 - Primeira Guerra Mundial: tropas romenas invadem a Hungria.
1919 - As tropas alemãs sufocam uma revolta apoiada pela Polônia na Alta Silésia.
1919 - Nasce Godfrey N. Hounsfield, engenheiro e cientista britânico, inventor do "scanner" e Prêmio Nobel de Medicina 1979.
1920 - O direito do voto da mulher é reconhecido nos Estados Unidos.
1929 - O dirigível "Graf Zeppelin" completa sua primeira volta ao mundo, realizada em 20 dias e 4 horas.
1937 - Conferência de Paz entre Bolívia e Paraguai.
1945 - Segunda Guerra Mundial: começa a ocupação aliada do Japão.
1947 - Manolete, o toureiro mais famoso da Espanha, é ferido por um touro durante uma apresentação. Ele morreria no dia seguinte ao ataque, aos 30 anos de idade.
1948 - Fechamento do congresso de Wroclaw (Pôlonia) e criação do Movimento Mundial da Paz.
1950 - Morre Cesare Pavese, escritor italiano.
1963 - Cerca de 250 mil pessoas ouvem o discurso do líder negro Martin Luther King, em Washington, durante um protesto pelos direitos civis.
1966 - O governo militar argentino suspende o direito de greve.
1968 - Mais de 300 mil pessoas se manifestam contra o governo mexicano. O exército avança contra os manistantes com tanques.
1973 - Um terremoto deixa 700 vítimas no México.
1973 - Assinatura de um tratado indo-paquistanês através do qual a Índia libera 90 mil prisioneiros de guerra.
1979 - O presidente militar João Figueiredo sanciona a Lei da Anistia, que serviria para condenados e acusados por crimes políticos.
1983 - Manachem Begin, primeiro-ministro de Israel, renuncia depois de ordenar a invasão do Líbano. Vencedor do Nobel, o político promoveu o primeiro acordo de paz entre palestinos e israelenses, em 1978.
1984 - Morre Mohamed Naguib, militar e primeiro presidente do Egito.
1987 - Morre John Huston, diretor norte-americano de cinema.
1989 - Histórico encontro entre o chRedação Terra de Estado do Zâmbia, Kenneth Kaunda, principal anfitrião do Congresso Nacional Africano, e o presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, em Livingstone.
1992 - O processo de impeachment do presidente Fernando Collor é aprovado pela Câmara dos Deputados.
1994 - O presidente do Equador, Sixto Durán Ballén, ganha o plebiscito para abrir um processo de reformas constitucionais.
1995 - Morre Michael Ende, escritor alemão.
1996 - O príncipe Charles e a princesa Diana formalizam o divórcio, após 15 anos de casamento, em um tribunal de Londres.
1997 - Entre 200 e 300 civis são assasinados por grupos radicais islâmicos argelinos próximo de Sidi Musa, em uma das maiores matanças registradas nos cinco anos de guerra civil não declarada na Argélia.
1999 - Morre Hélder Câmara, padre brasileiro, pionero da Teologia da Liberação.

Redação Terra

Linha de Apoio para Estrangeiros no Japão


Uma linha direta para prestação de serviços de ajuda para quaisquer problemas ou dificuldades que afetam os estrangeiros. Uma equipe formada por especialistas estará dando suporte necessário para encontrar uma solução. O atendimento é gratuito e acessível de qualquer lugar do Japão.
Será mantido sigilo absoluto.


Não sofra sozinho, não enfrente seus problemas sozinho!
Atendimento em português: quarta-feira das 16h às 22h, quinta-feira das 10h às 16h, sexta-feira das 16h às 22h, sábado das 10h às 16h e domingo das 10h às 22h.
Telefone free-dial: ligação gratuita 0120-279-338 (poderá ser acessado de telefone celular (PHS) e telefones públicos) Após orientação em japonês, tecle 2 para solicitar atendimento em língua estrangeira.

Fonte: http://www.nic-nagoya.or.jp/

O que é mais difícil


Thalès, chamado Tales de Mileto, era de ascendência fenícia. Nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia menor, atual Turquia, por volta de 625 a.C.
Sua morte é apontada como tendo ocorrido, aproximadamente, em 547 a.C., aos 78 anos de idade.
É o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia do Ocidente.
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerado, também, o primeiro filósofo da natureza porque outros, depois dele, seguiram seu caminho buscando o princípio natural das coisas.
Pois a esse filósofo, um sábio da época propôs interessantes questões. A primeira foi:
O que é mais antigo?
Deus, disse Tales, porque sempre existiu.
E o que é mais belo?
O Universo, porque é a obra de Deus.
Continuando, indagou:
Qual é a maior de todas as coisas?
O espaço porque contém tudo do Criador.
Grande era o respeito desse filósofo pela Divindade. Em sua sabedoria, sabia honrar quem é o maior de todos nós e de tudo que existe.
Mas, prosseguindo nas suas perguntas, questionou o sábio a Tales:
O que é mais constante?
A resposta do filósofo soa como um acalanto para as almas sofridas:
A esperança, porque permanece no homem mesmo depois de ele ter perdido tudo.
E qual é a melhor de todas as coisas?
A virtude, porque sem ela não existiria nada de bom.
Qual é a coisa mais rápida de todas?
O pensamento, respondeu depressa, porque em menos de um minuto nos permite voar até o final do Universo.
Que riqueza na resposta! Pelo pensamento vencemos distâncias inimagináveis, vamos a todos os lugares que desejamos, estamos com nossos amores, onde quer que eles estejam.
Mas o interrogatório não terminara e a pergunta seguinte foi:
Qual é a mais forte de todas as coisas?
A necessidade, porque é com ela que o homem enfrenta todos os perigos da vida.
O que é a mais fácil de todas as coisas?
Dar conselhos.
E, finalmente, veio a última pergunta:
O que é mais difícil?
Ao que replicou o sábio de Mileto:
Conhecer-se a si mesmo.
* * *
O conhecimento de si mesmo é a chave para a felicidade. É a forma de conseguirmos superar nossos entraves morais e crescer para a luz.
É o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal.
É a chave do progresso individual.
Assim, examinemos nossas ações diárias, vejamos o que tenhamos feito contra Deus, contra nosso próximo ou contra nós mesmos.
As respostas nos indicarão o que necessitamos ajustar.
Façamos esse investimento em nós mesmos!

Redação do Momento Espírita, com base em biografia de Tales de Mileto e no item 919 de O livro dos espíritos, de Allan Kardec, ed. Feb.
Em 18.02.2011.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Documentário cita retorno de brasileiros afetados pela crise

O regresso forçado dos brasileiros, ocasionado pela turbulência financeira mundial de 2008, é o tema do documentário "Expulsos pela Crise", da nikkei Adriana Nakamura, a ser lançado no dia 1º de setembro, no Bunkyo de São Paulo, dentro do seminário intitulado “Crise Econômica e Retorno”.

“O filme é uma homenagem feita aos meus pais, Pedro e Maria, que trabalharam como dekasseguis e que, apesar das dificuldades que passaram, nunca permitiram que eu interrompesse os estudos”, diz a autora.

A obra foi elaborada como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Ela se baseia em depoimentos de vários retornados que relatam as mudanças bruscas de suas vidas por culpa do desemprego inesperado, muitas vezes, acompanhado da perda da moradia.

Depois de muitas tentativas fracassadas de reinserção profissional no Japão, mais de 70 mil brasileiros decidiram reconstruir a vida no Brasil, após vários anos de ausência.

Os entrevistados contam as dificuldades de readaptação deles e dos filhos, ao se sentirem estranhos nos dois ninhos.

No balanço, alguns se dizem arrependidos, pois se tivessem permanecido no Brasil, aproveitando o boom de crescimento, teriam progredido mais. Em contrapartida, outros se apegam ao saldo positivo, tentando reaproveitar a experiência em outra cultura para se fortalecer frente ao desafio de reinserção profissional e social.

Vale destacar a participação de Hiroshi Shimuta, que vem empregando os ex-dekasseguis, independentes da idade, na rede Nicom de Material de Construção. O empresário expressa o desejo de abraçá-los para o resgate do espírito de luta, ajudando-os na superação do trauma de se sentirem estrangeiros na própria terra.

No mesmo caminho, segue a rede de supermercados Pastorinho, que tem dado muitas oportunidades aos retornados, dispensando o requisito experiência.

A autora faz um reconhecimento aos heroicos dekasseguis que enfrentaram jornadas pesadas para garantir o sustento de suas famílias.

Segundo ela, a obra não pode ser reproduzida com fins comerciais, pois é fruto de pesquisa acadêmica, além disso foram inseridos vídeos postados no You Tube. A autora fez o trabalho sem patrocínio.

Na data do seminário, serão exibidos apenas os trechos (partes 3 e 4) ligados ao tema “Crise Econômica e Retorno”.

Os interessados poderão assistir a várias palestras, inclusive a promovida pelo Niatre (Núcleo de Informação e Apoio ao Trabalho dos Retornados) que abordará o assunto “recolocação profissional”.

O evento é uma realização do Isec, com apoio da Fundação Mitsui Bussan do Brasil. O local fica em São Paulo, na rua São Joaquim 381. O horário é das 9h às 14h30.

Mais informações poderão ser obtidas no site projetokaeru.wordpress.com ou telefone: (11) 3203-1916.

Veja as quatro partes do documentário "Expulsos pela Crise", disponíveis no YouTube:







Fonte: Alternativa Online

Anjo Pessoal Regente do dia 27 de agosto - Hariel


Anjo Hariel

Este anjo é invocado para os sentimentos
religiosos. Ajuda a descobrir tudo o que
é útil e novo, protegendo as ciências e
as artes.Quem nasce sob esta influência,
tem grande pureza de sentimentos, é
simples e refinado para os valores materiais
e sociais. Possui grande iluminação
espiritual e combate o materialismo para
melhorar a existência humana. Realista, está
sempre com os pés no chão. Tem facilidade
em aprender, criar e estudar. Está sempre bem
humorado, mostrando que a vida é
simples e não convém dificultá-la.
Poderá fazer sucesso como professor,
advogado, artesão, restaurador e estudioso
de pinturas e objetos antigos.

Número de sorte: 12

Mês de mudanças: dezembro

Horário: das 04:40 às 05:00 horas

Salmo: 93

Categoria: Querubins


Querubins

Os Querubins são os que auxiliam para que o Plano Divino seja cumprido, e os que guardam os Registros Sagrados. Segundo diversas fontes, os Querubins são os Guardiões da Luz e das Estrelas. O Anjo Raziel é o seu Príncipe, sendo conhecido também como o Anjo dos Mistérios. Dizem que habita em Chochmak, o Império das Idéias Puras. O Anjo Raziel também é considerado como sendo o Príncipe do Conhecimento e o Guardião da Originalidade. As pessoas cuja data de nascimento é regida pelos Querubins, via de regra, são extremamente emotivas (choram à toa), possuem sentimentos profundos e estáveis. Dificilmente possuem a habilidade de disfarçar quando não gostam de determinado fato, pessoa, ou local. Geralmente as pessoas regidas pelos Querubins são amigas leais, carinhosas, generosas, tímidas, além de boas confidentes, pois têm a habilidade de saber ouvir com atenção. Aqueles que são regidos pelos Querubins normalmente não são materialistas. Não possuem qualquer apego ao dinheiro e sentem-se felizes em usá-lo com o intuito de ajudar os que estão mais necessitados. São possuidores de caráter forte e marcante, além de serem dotados de um grande senso de estética. Em contrapartida (apesar do senso de estética bem apurado), na maioria das vezes, são pessoas acima do peso, ou com a tendência a tal, apesar de normalmente terem ótima saúde. Devido a uma série de acontecimentos vivenciados, na maioria dos casos, todos ocorridos no período da adolescência, como por exemplo, pressões familiares ou regras moralistas, costumam levar um tempo maior para se decidirem a casar e constituir família. Porém, contrariamente ao que se esperaria, acabam por se transformarem nos melhores cônjuges, além de tornarem-se excelentes pais. Possuem um senso de humor extremamente aguçado. As pessoas que são regidas pelos Querubins adoram olhar para as outras quando estão na rua, o que pode ocasionar um certo desconforto por parte de quem as esteja acompanhando. Seu modo de olhar a esmo é de uma curiosidade essencialmente pura. Mas, uma vez que tenham avaliado o ambiente e as pessoas que as cercam, dão total vazão ao seu senso de humor, tecendo comentários hilariantes, fazendo com que quem as esteja rodeando fique num clima de total alegria e bom humor. Normalmente, detestam horários e quase nunca conseguem chegar para qualquer compromisso na hora certa. Apesar de não terem boa memória para guardar nomes e datas, são extremamente generosos e têm verdadeiro prazer em presentear amigos, familiares, colegas e até os que nunca conheceram, como ajudar instituições de caridade, creches, instituições filantrópicas, etc


Salmo 093

1 O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado.

2 O teu trono está firme desde a antigüidade; desde a eternidade tu existes.

3 Os rios levantaram, ó Senhor, os rios levantaram o seu ruído, os rios levantam o seu fragor.

4 Mais que o ruído das grandes águas, mais que as vagas estrondosas do mar, poderoso é o Senhor nas alturas.

5 Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.


Fonte: http://www.viverempaz.com

Fatos históricos do dia 27 de agosto


Madre Teresa de Calcutá


No dia 27 de agosto de 1910, nasce Agnes Gonxha Bojaxhiu, "Madre Teresa de Calcutá", em Skopje, atual capital da Macedônia. Em 1946, ela teve uma inspiração, indicando que deveria dedicar sua vida aos pobres. Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho assistencial.

551 a.C. - Nasce Confúcio, filósofo chinês.
1576 - Morre Ticiano Vecellio, pintor italiano.
1770 - Nasce Georg Friedrich Hegel, filósofo alemão.
1813 - Batalha de Dresden (Alemanha): tropas comandadas por Napoleão derrotam as aliadas da Áustria, Prússia e Rússia.
1828 - Um tratado de paz entre Argentina e Brasil é assinado, dando fim à guerra e reconhecendo como Estado soberano a República Oriental do Uruguai.
1859 - Na localidade de Titus Ville (EUA), o primeiro poço de petróleo é aberto, começando assim o "boom" do chamado ouro negro.
1883 - Erupção do vulcão Perbuatán, que destruiu parcialmente a ilha indonésia de Krakatoa, causando mais de 36 mil mortes.
1893 - Morre Peter Mitterhofer, austríaco, precursor da máquina de escrever.
1908 - Nasce Lyndon B. Johnson, ex-presidente dos Estados Unidos.
1910 - Nasce Agnes Gonxha "Madre Teresa de Calcutá", religiosa albanesa, Nobel da Paz de 1979.
1910 - Primeira demonstração do kinetófono, cinematógrafo com som, inventado por Thomas A. Edison.
1928 - Representantes de oito países assinam em Paris um tratado internacional que condena a guerra como forma de resolver os problemas entre os Estados.
1930 - Uma junta militar, encabeçada por Luis Sánchez Cerro, derruba o presidente do Peru, Augusto Leguía.
1939 - Acontece o primeiro vôo de um avião sem hélice, a máquina alemã "Heinkel 178", que se moveu à base de motores à reação.
1945 - O exército americano entra no Japão, depois que o imperador Hiroíto tinha anunciado a rendição do país.
1952 - As negociações germano-israelenses sobre reparações do nazismo são encerradas em Luxemburgo. Ficou decidido que a Alemanha pagaria a Israel o equivalente a três milhões de francos.
1957 - O navio argentino "Ciudad de Buenos Aires" se choca no Rio da Prata com o cargueiro norte-americano "Mormack Surf", deixando mais de cem mortos.
1961 - Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, declara que garantiria, "à bala, se fosse preciso", a posse de João Goulart na Presidência do Brasil, no lugar de Jânio Quadros.
1962 - Os Estados Unidos lançam a sonda Mariner II, em direção a Vênus.
1965 - Morre Charles Jeanneret "Le Corbusier", arquiteto suíço.
1971 - O crítico literário Antônio Houaiss, famoso tradutor do romance Ulisses, de James Joyce, toma posse da cadeira número 17 da Academia Brasileira de Letras.
1972 - Richard Nixon retira a obrigatoriedade do serviço militar nos Estados Unidos.
1982 - O governo argentino anuncia a legalização dos partidos políticos para 1983.
1985 - Golpe militar na Nigéria. O regime do presidente Buhari é derrubado pelo general Abrahin Babangida.
1986 - Brutal repressão policial na África do Sul contra os habitantes da cidade de Soweto.
1987 - Tentativa de golpe nas Filipinas contra o governo de Corazón Aquino, promovida por cerca de 300 militares leais ao ex-ditador Ferdinand Marcos.
1991 - O governo croata clama por uma mobilização geral do povo, como resposta à agressão militar sérvia.
1997 - O exército israelense anuncia o fim do bloqueio na cidade de Belém, na região da Cisjordânia, que já durava 28 dias.
1998 - Crise russa traz pânico ao mundo financeiro.
2000 - Um incêndio na torre de Ostankino, em Moscou, causa a morte de três pessoas e deixa sem sinal de televisão grande parte do país.
2000 - Um militar reformado britânico se torna a primeira pessoa no mundo a ter um coração elétrico implantado.
2001 - O congresso do Peru aprova por unanimidade uma acusação constitucional contra o ex-presidente Alberto Fujimori, por crimes contra a humanidade.
2001 - Helicópteros israelenses disparam dois mísseis contra o quartel general em Ramalá do líder da Frente Popular para a Libertação da Palestina, Haj Ali Zabri, conhecido como Abu Alí Mustafá, que foi morto na ação.

Redação Terra