Google+ Followers

sábado, 31 de março de 2012

Fatos históricos do dia 31 de março


Golpe derruba Jango


Em 1964, o presidente João Goulart (foto) é derrubado por um golpe militar. Uma forte pressão de setores da classe média levaram à queda do presidente, que tentava aplicar no Brasil as chamadas "reformas de base". O primeiro líder do regime, que durou 21 anos, foi o marechal Castello Branco.

1493 - Morre Martin Alonso Pinzón, navegante espanhol.
1596 - Nasce René Descartes, filósofo francês.
1727 - Morre Isaac Newton, físico e matemático britânico.
1732 - Nasce Franz Joseph Haydn, compositor austríaco.
1811 - Nasce Robert G. Bunsen, químico alemão.
1829 - O cardeal Castiglioni é eleito Papa, com o nome de Pio VIII.
1886 - A esquadra espanhola, comandada por Méndez Núñez, bombardeia a cidade chilena de Valparaíso, em resposta à negativa do Chile se submeter a questionamenos dos espanhóis.
1903 - Primeira explicação das propriedades do rádio pelo casal Curie na Academia de Ciências de Londres.
1914 - Nasce Octavio Paz, escritor e ensaísta mexicano.
1931 - Um terremoto devasta Manágua, capital da Nicarágua, e deixa 1,5 mil mortos e 3 mil feridos.
1932 - Nasce Nagisa Oshima, cineasta japonês.
1933 - O presidente do Uruguai, Gabriel Terra, dá um golpe de Estado e dissolve o Parlamento.
1934 - Nasce Carlo Rubbia, físico italiano, Prêmio Nobel de 1984.
1935 - Nasce Richard Chamberlain, ator norte-americano.
1947 - Nasce César Gaviria, ex-presidente de Colômbia e secretário geral da OEA.
1948 - Nasce Albert Gore, vice-presidente dos Estados Unidos e ex-candidato à presidência.
1958 - Nikita Kruschev anuncia que a União Soviética decidiu acabar unilateralmente com seus testes com armas nucleares.
1966 - Termina a visita do arcebispo de Canterbury ao papa Paulo VI em Roma, o que contribui com a aproximação entre as Igrejas Anglicana e Católica.
1972 - Nasce Alejandro Amenábar, cineasta hispano-chileno.
1979 - Os países árabes declaram um boicote total ao Egito por ter assinado a paz com Israel.
1983 - Um terremoto destrói 60% da cidade colombiana de Popayán, onde morrem 234 pessoas e cerca de 1,2 mil ficam feridas.
1986 - Um Boeing 727 da Companhia Mexicana de Aviação, com 166 passageiros, explode meia hora após decolar da Cidade do México. Não houve sobreviventes.
1989 - Yasser Arafat é proclamado presidente da Palestina por decisão unânime dos 70 membros do Comitê Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), reunidos em Túnis.
1990 - Morre Joseph Hirschfelder, cientista norte-americano, um dos "pais" da bomba atômica.
1992 - Bóris Yeltsin assina em Moscou o Tratado da Federação, com 18 repúblicas russas.


Redação Terra

Um Japão sob trilhos de trem


Pontual. Lotado. Limpo. Organizado. Saiba como é o dia a dia dentro do meio de transporte mais usado no Japão

Ler jornais e mangás está perdendo espaço para os celulares 
como o passatempo preferido dos usuários

Se o letreiro marca a chegada do trem para as 18h51, ele chega nesse horárioSe você for ao Japão, especialmente a Tóquio, com certeza, vai andar de trem. E se não andar será como se não tivesse ido. Trata-se do principal meio de transporte do país, seja para pequenas ou longas distâncias (nesse caso dentro dos famosos trens-balas). É uma das melhores maneiras de aprender sobre os hábitos e costumes dos japoneses. Basta apenas observar.

Se o letreiro marca a chegada do trem para as 18h51, ele chega nesse horário

Todos os dias 24 milhões de pessoas se espremem nos horários de pico. Quando as portas dos vagões se abrem, quem está do lado de fora dá dois passos educados abrindo espaço para os passageiros que vão sair. Passados os segundos de cordialidade, é hora de embarcar. Os passageiros se engajam com determinação na disputa pelos assentos vagos. Nesses momentos de maior movimento entram em ação os famosos funcionários de luvas brancas que “empurram” aqueles que ficaram do lado de fora para dentro dos vagões. As luvas servem para evitar o contato direto com os passageiros, principalmente as mulheres.

E caso o próprio funcionário prenda as mãos quando as portas se fecharem, pode soltá-las rapidamente tirando as luvas. Apesar da lotação, não há tumultos ou brigas. Digamos que é uma lata de sardinha civilizada. E raramente, muito raramente mesmo, há atrasos. Se o letreiro marca a chegada do trem para as 18h51, tenha certeza. Às 18h51, você vai escutar o alto-falante repetindo a mesma música e voz de todos os dias que anuncia a chegada e a partida dos trens.


Quem sentar terá o privilégio de descansar as pernas, tirar um cochilo, ou dormir profundamente durante o trajeto. Os japoneses têm muita intimidade com os trens. É como se fossem a extensão de suas casas. Eles passam, em média, até três horas nos vagões, principalmente quem trabalha na capital japonesa. Explica-se: a maioria dos assalariados prefere morar em cidades vizinhas para não pagar o valor exorbitante dos aluguéis de Tóquio.

Demarcados os espaços, todos procuram algo para se distrair, num movimento automático pegam seus celulares, conferem e-mails e passam recados. Garotas aproveitam para retocar a maquiagem enquanto outros abrem algum mangá, livro ou jornal para aproveitar o momento improdutivo de forma útil.

As estações mais modestas têm duas entradas e saídas. Mas as mais movimentadas dividem-se em norte, sul, leste, oeste, A, B, C D, 1, 2, 3, 4 e assim por diante… A maior delas, a de Shinjuku, em Tokyo, tem aproximadamente 200 saídas. Nesses grandes complexos, não fosse a detalhada sinalização por todas as partes (no chão, teto, placas e paredes), seria muito fácil se perder. Organização é definitivamente uma paixão japonesa.

Hora da soneca: durante o inverno, 
os bancos dos trens contam com aquecedores. Dá um soninho!

Um gesto vale mais que mil palavras


Um dos hábitos mais estranhos para um ocidental é observar os funcionários das estações de trem durante a chegada e partida das plataformas. Eles fazem movimentos repetitivos com as mãos, erguendo bandeirinhas. Trata-se do shisa kanko uma técnica para evitar erros de procedimento e acidentes.


As estações ainda costumam ter elevadores e escadas rolantes capazes de transportar idosos em cadeiras de roda, fato cada vez mais comum no Japão.

Siga as setas e direi onde vais


A informação visual é especialidade dos japoneses. Por isso, mesmo quem não lê nihongo consegue 
se virar para achar 
as saídas e conexões facilmente.

Vida de tatu


Em algumas estações é preciso andar por mais de 10 minutos embaixo da terra para chegar à próxima conexão.

A Oedo é a linha de metrô mais profunda de Tóquio. Ela chega a ter a profundidade de prédios de seis andares.

Lata de sardinha


Nos horários de pico, a disputa para entrar no trem é na base do empurra-empurra. Até pouco tempo era comum ver funcionários “ajudando” os passageiros a entrar com uma espécie de rodo humano.

Cidade subterrânea


Em uma metrópole como Tokyo, é comum as pessoas marcarem reuniões e encontros nas estações de trem. Nas mais movimentadas é normal ter diversas máquinas de bebida, guarda-volumes, lojas de conveniência e até lojas de departamento com restaurantes e cafés.

Esta reportagem foi publicada originalmente na revista Made in Japan 138, de março de 2009

Gatos x cães : quem é mais inteligente?


m vídeo divertido mostra que os gatos podem aprender truques, tanto quanto os cães. A gravação faz uma brincadeira de disputa de habilidades entres os mascotes. A batalha é entre Kaiser, um gato da raça Bengal, e Nana, uma border collie.

Plantas que Curam: COGUMELO DO SOL - Agaricus blazei


Descrição : Planta da família das Agaricaceae. Existem mais de 10.000 espécies de cogumelos. Cerca de 700 espécies são comestíveis, 50 a 200 com propriedades medicinais e 50 espécies muito venenosas.Também conhecido como cogumelo-da-vida, cogumelo-do-milagre, cogumelo-piedade, cogumelo-medicinal.

Parte utilizada: toda a planta.
Princípios Ativos: açúcar, cálcio, cinza, ergosterol, ferro, fibra, fósforo, proteína, gordura, niacina, vitamina B1 e B2.

Propriedades medicinais: aumentar a resistência à hipertensão arterial, estimulante do sistema imunológico, estimulante cardíaco, tonificante.

Indicações: complemento alimentar para prevenção e/ou tratamento de: aids, angina, arteriosclerose, alergias em geral, bronquite, câncer, colesterol; diabetes, doenças cardiovasculares, doenças da pele, estômago, doenças da terceira idade, falta de apetite, fígado, gastrite, hemorróida, hipertensão arterial, hipertrofia, infarto, intestino, mama, ovário, pneumonia, próstata, pulmão, reforçar o sistema imunológico, rins, trombose, tumores em geral.


Contra-indicações/cuidados: o consumo excessivo do cogumelo pode intoxicar o organismo. Por isso, ele deve ser consumido em pequenas doses. Nos casos de crianças menores de três anos, pacientes com ou a receber transplantes de órgãos, enxertos de pele, em terapia de imunosupressão, e enfermidade autoimune, sugerimos a consulta ao médico, pois pode haver alguma interação com a medicação usada.

Modo de usar:
- decocção de até 6 g por litro de água, por 20 minutos e vasilhame de vidro, esmalte ou aço inox. Tomar durante o dia, dividido em pelo menos 3 a 4 doses.
Conservar em geladeira após esfriar (no máximo dois dias).

http://www.plantasquecuram.com.br

sexta-feira, 30 de março de 2012

Fatos históricos do dia 30 de março


A morte indenizada


Em 30 de março de 1999, o grupo Philip Morris é condenado por um tribunal da Califórnia a pagar US$ 81 milhões de indenização à família de um homem que morreu de câncer. Um mês antes, o mesmo fabricante foi condenado a pagar indenizações de US$ 50 milhões por um tribunal da cidade de Nova York.

1814 - A Grã-Bretanha e seus aliados que lutaram contra o exército francês de Napoleão Bonaparte entram em Paris, simbolizando o fim do domínio francês no Continente Europeu.
1842 - A primeira cirurgia usando anestesia é realizada pelo Dr. Crawford Long, na Georgia, Estados Unidos.
1856 - É assinado o Tratado de Paris, encerrando a Guerra da Criméia e garantindo a integridade da Turquia Otomana.
1867 - O Secretário de Estado norte-americano, William H. Seward, assina um tratado com a Rússia, comprando o Alaska para os Estados Unidos por US$ 7 milhões. Na época, ele foi ridicularizado pela aquisição; anos depois, foi descoberto ouro e petróleo neste novo estado norte-americano.
1870 - É ratificada a Emenda de número 15 na Constituição norte-americana, que dá o direito ao voto para homens negros no país.
1912 - O Sultão de Marrocos assina o Pacto de Fez concedendo à França o protetorado sobre o seu país.
1938 - O embaixador alemão Karl Ritter relata ao ministro do Exterior de seu país a campanha antinazista e antiintegralista feita no Brasil.
1973 - O governo argentino protesta contra a intenção do Brasil de iniciar o enchimento da Ilha Solteira sem ter comunicado aos países interessados no curso das águas do rio Paraná.
1974 - Alice Cooper é a primeira estrela do rock internacional a se apresentar no Brasil. O show foi assistido por 50 mil pessoas.
1981 - O Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, é baleado na capital norte-americana, Washington, por John W. Hinkley Jr.
1991 - O Sudão começa a receber ajuda externa para aplacar a fome de 7 milhões de pessoas, vítimas do fracasso das colheitas. O número de mortos nunca foi esclarecido.
1994 - Sérvios e croatas assinam um cessar-fogo para terminar a guerra na Croácia enquanto muçulmanos da Bósnia e sérvios continuam a guerrear entre si.
1995 - O Papa João Paulo II lança a 11º encíclica papal na qual condena o aborto e a eutanásia como crimes que nenhum ser humano pode legitimar.
1998 - Judy Buenoano, conhecida como "Viúva Negra¿, é executada na cadeira elétrica na prisão de Starke, na Flórida. Ela foi condenada pelo assassinato do marido, do filho paraplégico e pela tentativa de assassinato do amante.
1998 - A Rolls Royce é adquirida pela indústria automobilística alemã BMW por US$570 milhões.
1999 - Um júri, em Portland, Estados Unidos, ordena que a empresa Philip Morris pague US$ 81 milhões à família de um homem que morreu de câncer no pulmão após fumar cigarros Marlboro durante quatro décadas.

Redação Terra

Bull Terrier

Alguns me acham maluco, outro dizem que é normal, outros... blá blá blá rs
Brincadeira!!!
Respeito a opinião de todos!!! De verdade!!!
Mas, cada um é cada um...
O que seria do azul se todos gostassem do verde?!
Ninguém deve estar entendendo nada não é mesmo?!
Deixa eu explicar...
É que estou apaixonado por esta raça, bull terrier...
Desde que postei aqui no blog sobre esta raça, eu não deixo de pensar em ter um...
Dai que eu escrevi acima que alguns me acham maluco e etc...
Minha mãe, que virá morar comigo (se Deus quiser ainda este ano!!!), vai me matar, mas não nada certo...
Ainda está apenas no sonho... rs
Mas, se eu ver um num pet shop, não me responsabilizo...
Kakakakaka
Enquanto isso, vou navegando na net...
Vou vendo fotinhas, lendo sobre o comportamento... rs
Já preparando o terreno... kakakakaka
Então vão aqui umas fotos dessa raça muuuuuuuito linda!!!

Abraxão!!!









 

Quando todos colaboram...


Num tranquilo e feliz bairro de subúrbio, onde as casas têm cercas com arranjos de flores, há uma única casa sombria e cujo jardim está morto.

Os vizinhos não têm conhecimento disso, mas ali se encontra o esconderijo secreto de um vilão assustador chamado Gru, que planeja o maior golpe do mundo: ele vai roubar a lua.

Gru acredita que pode vencer qualquer um que cruzar o seu caminho. Isso até o dia em que conhece as garotinhas órfãs Margô, Edith e Agnes.

Elas são as únicas que conseguem ver naquele homem o que ninguém jamais viu: um pai em potencial. E o amor delas mostrará o ser bom que ele é.

Este é o enredo de um desenho animado, traduzido ao idioma português como meu malvado favorito. Parece mais ser uma obra para adultos, tal a profundidade dos ensinamentos.

Ali colhemos, entre tantos, um detalhe deveras interessante. Ocorre que, em determinado ponto da sua estratégia para roubar a lua, Gru se vê sem recursos.

Triste, ele vai até os seus subordinados e confessa estar falido. O banco não lhe dera mais crédito e ele não dispõe de dinheiro para continuar o projeto.

Há tristeza e desencanto na sua voz. Ele é um homem derrotado, fracassado, cujo mais arrojado projeto jamais poderá ser executado.

Exatamente neste momento, adentram o local as três meninas. Gru fala, com leve tom de irritação, que aquela é uma reunião de negócios.

Então Agnes, a menorzinha, de olhos grandes e expressivos, demonstrando que entendera toda a problemática, sorri e ergue seu cofrinho.

É o suficiente. Logo, um dos ajudantes de Gru entende a mensagem e ergue uma nota. O contágio da doação é geral. Cada qual mostra o que tem e está disposto a contribuir.

Por fim, reúne-se o necessário para dar andamento ao projeto.

As imagens são rápidas e engraçadas. Mas o importante a se registrar é o gesto da pequena Agnes.

Ela não tem ideia de quantos mil ou milhões são necessários para concluir o projeto de Gru. Nem cogita ser uma loucura querer roubar o satélite da terra.

Ela se dispõe a contribuir com as moedinhas do seu cofre. E, em total desprendimento, as oferece.

* * *

Pensemos em quantas vezes observamos situações difíceis, criaturas em dificuldades e paramos no muro do não tenho condições de ajudar.

Mas, o importante é ofertar o que se pode. O gesto inicial de alguém desencadeia o contágio do bem e, logo, outros tantos se dispõem ao auxílio.

Por isso, da próxima vez que você tiver à frente uma dificuldade de alguém e desejar auxiliar, não detenha o gesto. Ofereça o que tiver.

Mesmo que isso seja somente a solidariedade de um abraço a dizer: estou contigo!

Ou o ombro amigo para que o outro possa encharcá-lo com lágrimas.

Ou você pode iniciar uma campanha, depositando o primeiro real.

Pensemos nisso.



Redação do Momento Espírita.
Em 13.03.2012.

Serviços disponíveis para gatos e cachorros no Japão


Depois do tradutor de latidos Bowlingual, a novidade é o Meowlingual, o tradutor de miados

A vida dos bichos de estimação japoneses sempre foi de dar inveja, tantos são os mimos a que os donos submetem os seus queridos pets. Gatinhos e cachorros dispõem de hospitais, clínicas, salões de beleza, lanchonetes e até cemitérios. Tudo exclusivo para eles. Agora, a mordomia da bicharada aumentou. Já estão no mercado tradutores portáteis de latidos e miados, livros didáticos que ensinam as linguagens “faladas” por eles, serviço de congelamento de células para a clonagem após a morte dos animais e até médiuns que prometem exorcizar forças do Além que tiram o sono dos bichos de estimação.

Poodle de xícara: um cãozinho que pesa 150 gramas e custa cerca de 650 mil ienes (cerca de 5,8 mil dólares)Poodle de xícara: um cãozinho que pesa 150 gramas e custa cerca de 650 mil ienes (cerca de 5,8 mil dólares)

Com essa proliferação de serviços inusitados nos últimos tempos, a indústria em torno dos pets virou um negócio que rende trilhões de ienes a cada ano no país. Não é para menos em uma sociedade onde, de cada três casas, uma abriga algum tipo de animal. No total, são quase 17 milhões de cachorros e gatos, de acordo com a Associação de Fabricantes de Alimentos do Japão. E os serviços e produtos em torno deles só crescem. Atualmente, os japoneses gastam 60% a mais com seus bichinhos que há dez anos. Na média nacional, as despesas de cada residência com animais somam 14 mil ienes (125,7 dólares) por ano, segundo o Ministério da Administração Pública e Assuntos Domésticos.

Os nipônicos também não economizam na hora de adquirir os bichinhos e chegam a desembolsar 650 mil ienes (5,8 mil dólares) em um exemplar de “poodle de xícara”, um cão minúsculo que pesa 150g e, como diz o nome, cabe em uma xícara. Outra raça da moda no país é o chihuahua. Uma das causas dessa onda é Kuu-chan, o chihuahua que estrela uma série de comerciais de uma companhia financeira na televisão. Como não costumam passar dos 5kg, esses cães agradam até aos idosos, que podem mantê-los dentro de casa.

Au au: “Estou frustrado”

A sensação do momento no universo dos pets são os tradutores de latidos. A mania começou em setembro de 2002, quando a fabricante de brinquedos Takara lançou o tradutor Bowlingual. Até março, o aparelho já havia vendido 300 mil unidades no Japão, ao preço de 14,8 mil ienes (132,8 dólares).

O Bowlingual fica pendurado no pescoço do cachorro e classifica os latidos em seis categorias emocionais – por exemplo: feliz, triste, bravo, acuado… – e traduz o som em uma das 200 expressões disponíveis, que aparecem no display ou são faladas.

Por enquanto, só é fabricado nos idiomas japonês e coreano. Algumas das frases “traduzidas” são: “Estou frustrado”; “Quero ficar com você”; “Vamos brincar? Eu estou pronto”, entre outras. A versão sul-coreana está vendendo bem fora do Japão, o que deixou a fabricante otimista quanto ao lançamento da versão americana.


Na mesma linha, a Takara colocou no mercado japonês o Meowlingual (lê-se “miaulingual”). Nessa versão felina, os donos terão de segurar o aparelho, colocando-o perto da boca do gato como se o animal estivesse sendo entrevistado, já que felinos normalmente não aceitam ficar com um equipamento pendurado ao pescoço.

O Bowlingual entrou até 
na tradicional lista das mais 
importantes invenções selecionadas anualmente 
pela revista americana Time.

Segundo a fabricante, a linguagem dos gatos é mais complexa que a dos cães, já que os miados giram menos em torno do agrado aos donos. Mesmo assim, o Meowlingual saiu mais barato: 8,8 mil ienes (79 dólares).

O setor editorial é outro que se beneficia com os animais de estimação. Em qualquer grande livraria de Tokyo, por exemplo, há mais de 100 títulos disponíveis sobre cachorros e gatos – incluindo livros, revistas, coleções de fotos. Antes de os tradutores portáteis revolucionarem esse mercado, o hit eram os livros que tentam ensinar o que quer dizer cada latido ou miado aos donos dos bichos.

Parece real. As crianças não resistem aos gatos robôsParece real. As crianças não resistem aos gatos robôsOs japoneses gostam tanto de animais que mesmo as versões robóticas são tratadas com carinho. A Takara vende também passarinhos de brinquedo que cantam e reagem a luz e sons, como pássaros de verdade. A meta era atingir as crianças, mas os adultos entre 30 e 60 anos respondem por 70% das vendas. Um brinquedo de estimação similar, o Yubinori-pipi, da Tomy, já vendeu 500 mil unidades no arquipélago, ao preço de 680 ienes (6,1 dólares) cada.

O brinquedo mais avançado é o Hakoton, da Bandai. Ele move as patas e está disponível nas versões de macaco, cachorro ou urso. Seja de verdade ou não, os bichinhos de estimação conquistaram definitivamente os japoneses.

Exorcismo de bichos

Como no mundo material os pets estão bem servidos, a última tendência é o tratamento de seus males espirituais. Na internet, já existem sites que tratam da espiritualidade e possessão de animais e, pasmem!, médiuns especializados em exorcismo dos bichos, além de dicas para garantir que almas de animais mortos não se transformem em assombrações e de como rezar para esses espíritos. Sites tira-dúvidas (fotos ao lado) estão repletos de perguntas e relatos pessoais de supostos casos de possessão de animais. Um desses relatos traz a história de uma mulher de 33 anos que, não aguentando mais o inferno que enfrentava na vida amorosa e profissional, consultou um médium. Ele fez uma série de perguntas e, após conhecer a família da mulher e suas condições de vida, diagnosticou: um espírito havia possuído o cão da raça dachshund da família. O animal andava estranho, com olhar fixo, desde o início da onda de infortúnios da dona. Segundo o médium, o espírito pertencia a uma mulher que vivera na mesma casa e fora muito maltratada pelo marido em sua vida. Para libertar o cachorro do encosto, dá-lhe rituais de exorcismo. Não menos curiosa é a pesquisa dos cientistas da Univer-sidade de Yamaguchi. Eles deram os primeiros passos para criar um serviço de armazenamento de células de animais. Isso serviria para a futura clonagens de gatos e cachorros após a morte. As células ficariam congeladas até que as técnicas de clonagem estivessem prontas para “ressuscitar” os bichos. Assim, donos e animais ficariam juntos para sempre.


Obs.: Esta reportagem faz parte das celebrações de aniversário de 13 anos da Made in Japan. A matéria foi publicada originalmente em nossa revista comemorativa de sete anos (N° 84, de setembro de 2004). A Made in Japan mostrava a paixão dos japoneses por animais de estimação, que se refletia no lançamento de uma grande variedade de produtos para pets. Mesmo durante a recessão econômica japonesa, a partir do fim de 2008, esse mercado foi um dos únicos que não pararam de crescer.

Fonte: Made in Japan

Plantas que Curam: COLÔNIA - Alpinia speciosa


Descrição : da família das Zingiberaceae. Também conhecida como alpinia, cana-do-brejo, cana-do-mato, cardamomo, cardamomo-do-mato, cardamomo-falso, colônia, falso-cardamomo, flor-do-paraíso, lírio-de-santo-antônio, jardineira, macaçá, macassá, noz-moscada, pacová, paco-seroca, vindi-caá helicondia. Herbácea rizomatosa, bem robusta, sempre agrupada em touceiras. As folhas são lanceoladas, oblongas, bem compridas, pontudas, de margens ciliadas, de coloração verde-brilhante e invaginantes. As flores, de cor alaranjada, nascem nas axilas das folhas e são dispostas em cahcos terminais pendentes. A planta toda é ligeiramente aromática. Reproduz-se por pedaçoas de rizomas em solos úmidos e permeáveis, de preferência em locais de climas quentes. É uma planta extremamente invasora. A colheita deve ser feita no início da floração.
Partes utilizadas : Rizomas, flores e sementes.

Habitat: E dada como nativa do Brasil e outros autores dao-na como nativa da India, de onde muitas especies hoje endemicas no pais tambem vieram.

História: Tem tradição de uso medicinal pelos tupis-guaranis. E cultivada também como planta ornamental.
Origem : Índia oriental. No brasil é encontrada como planta ornamental.

Princípios Ativos: alcalóides, flavonóides (cardamonin, isalpinin etc.), catequina, epicatequina, óleos essenciais (canfeno, cânfora etc.), rutina e dois derivados glicosídicos do kaempferol, taninos. .

Propriedades medicinais: abortiva, antibacteriana (em conjuntivites), antiedematosa, anti-hipertensiva, anti-histérica, antiulcerogênica, anti-stress, bloqueiador neuromuscular, calmante, depressora do sistema nervoso central, digestiva, diurética, estomacal, estimulante da motilidade intestinal, hipotensor, inibidora da musculatura lisa, inibidora da secreção gástrica, purificador sangüíneo, relaxadora vascular, inibidora da atividade da proteína kinase e da fosfodiesterase nucleotídeo cíclica (controla a patofisiologia das doenças coronarianas, que envolve fluxo sangüíneo e vasoconstrição), sedativa, tônica, vermífuga.
Indicações: afecção da pele, artrite, asma, catarro, cistite, diarréia, dor de cabeça, febre, gastralgia; hipertensão, micose de pele, pêlos e unhas; taquicardia, tosse, úlcera. .

Contra-indicações/cuidados: é abortiva . Reduz os movimentos peristalticos.

Modo de usar:
Digestivo; estado de excitação nervosa; dores em geral : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de chá de rizoma fatiado e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 2 vezes ao dia.
Afcções respiratórias; amigdalite; rouquidão : coloque 1 colher de sopa de rizoma fatiado em 1 xícara de café de água em fervura. Desligue o fogo e coe. Adicione 1 xícara de café de açúcar cristal e leve novamente ao fogo, até dissolver o açúcar Tome uma colher de sopa de 1 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente meia dose.
Afecções estomacais, intestinais e renais; reumatismo : coloque 2 colheres de sopa de rizoma e flores fatiados em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 8 dia e coe. Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água renais e a, 15 minutos antes das principais refeições.
Cólicas intestinais; reumatismos; nevralgia; dores lombares e musculares : coloque 3 colheres de sopa de rizomas, folhas e flores fatiados em 1 litro de água em fervura. Desligue o fogo, abafe, espere amornar e coe. Adicione à água do banho morna, e faça banho de imersão, por 15 minutos.

Farmacologia:Planta ainda não estudada convenientemente, atribui-se sua atividade vermicida aos óleos voláteis. Sabe-se que possui atividade anf-espasmodica, reduzindo os movimentos peristalticos, e relaxante muscular, anti-inflamatória, diurética, anti-fungica e anti-hipertensiva, não estando claros os mecanismos. Seu repertório de príncípios ativos da margem a estas indicações.

Posologia:Adultos: 5 a 7,5ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água para uso interno em Afecções estomacais, como anti-espasmodico e em dores reumáticas; 2g de erva fresca (1 colher de chá para cada xícara de água) de rizomas em decocto ate 2 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs. Para excitação nervosa, como estomaquica e anti-espasmódica; O Dr. Panizza recomenda o infuso para Afecções respiratórias, devendo ser acrescido de mel preferencialmente; Extrato seco: ate 1,2g ao dia em uso interno ou aplicado topicamente em lesões da pele; Crianças de 2 a 5 anos: 2ml 3 vezes ao dia, as refeições; O decocto da planta inteira há proporção de 20g para cada litro de água se presta a compressas e banhos em dores reumáticas e espasmo-dicas, em banhos. Não encontramos referências sobre a posologia na indicação como anti-ofidica. Crianças: tomam de 1/3 a 1/2 dose de acordo com a idade.

http://www.plantasquecuram.com.br

quinta-feira, 29 de março de 2012

Fatos históricos do dia 29 de março

Salvador é fundada


Em 29 de março de 1549, Thomé de Souza fundou a cidade da Salvador, uma das mais antigas do Brasil. Criada para ser a capital da colônia, permanecendo assim até 1763, Salvador é hoje uma das principais cidades brasileiras, palco das mais agitadas festas populares, como o Carnaval na Barra.

1792 - Morre Gustavo III, rei da Suécia.
1858 - Inauguração da primeira seção da primeira estrada de ferro que operou no Brasil, chamado "Ferrovia de Dom Pedro II".
1865 - O governo paraguaio declara guerra à Argentina em um texto que o governo argentino recebe em 3 de maio.
1878 - Nasce Manuel de la Parra, poeta mexicano.
1890 - Assinatura do protocolo da Conferência de Berlim, pelo qual se estabelece na Alemanha o descanso dominical.
1895 - Nasce Ernst Junger, escritor e filósofo alemão.
1908 - A Câámara dos Comuns britânica concede o direito de voto às mulheres.
1933 - Se constitui em Berlim um comitê central, patrocinado pelo Partido Nacional Socialista (nazista), para dirigir o boicote contra os judeus.
1936 - Amplo apoio em plebiscito dos alemães à política internacional de Adolf Hitler.
1945 - Segunda Guerra mundial: os russos cruzam a fronteira austríaca.
1946 - O governo argentino nega as acusações do governo americano de ter ajudado a Alemanha desde 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
1957 - Nasce Christopher Lambert, ator e produtor francês de cinema.
1973 - O último fuzileiro naval dos Estados Unidos abandona o Vietnã.
1975 - Avanço comunista no Vietnã com a ocupação de Hué e Da Nang.
1981 - O general Roberto Viola substitui o general Jorge Videla na presidência da Argentina.
1983 - O democrata cristão Helmut Kohl é consagrado chanceler da Alemanha Ocidental, depois do triunfo de seu partido nas eleições.
1987 - Morre Maria Von Trapp, escritora austríaca que inspirou o filme "A Noviça Rebelde".
2001 - Morre John Lewis, pianista e compositor americano.


Redação Terra

"Bento" (弁当), o PF do Japão rs

Bento (弁当) se for traduzido literalmente para a lingua portuguesa, seria "merendeira".
Seria talvez o "PF' (prato pronto) do Brasil?!
Não sei...
Só sei, que aqui tem o "bento", que podemos comprar em qualquer supermercado, qualquer loja de conveniência, em alguns kioskes em grandes estações de trêm, em lojinha, enfim, em um monte de lugares...
De todos os tipos, de todos os gostos.
Eu sou sincero, como quase, ou todos os dias...
Uma vez comentei com minha amiga Ná, do Blog Natureza de Lua Negra (clique aqui e visite o blog, pois vai gostar), que iria postar algumas fotos um dia.
É que geralmente mando e-mail's para ela na hora da minha janta, ou almoço, não sei também rs
É que trabalho de noite... Para alguns seria janta, para mim é almoço... rs
Mas, falo que é janta, por causa da hora...
Kakakakakakakaka
Não reparem, é o sono falando... rs
Bom, mas aqui vão algumas fotos...













Depois posto mais fotos... rs

Experiência tentadora



Recordamos dos versos do hino de nossa escola, na infância: Só o herói, não o escravo, é que pode, sempre avante, sorrindo avançar.

Referia-se aos que fingiam saber e colavam nas provas, alcançando as notas devidas para ir passando de classe a classe, até alcançar o diploma.

Lembrando-nos, nesses dias, de tais versos, pusemo-nos a pensar o quanto, hoje, somos escravos de certas tecnologias.

Por exemplo, a tecnologia que foi criada para aproximar as pessoas, esquecendo fronteiras e distâncias, está, em verdade, isolando-as.

Vejamos a Internet. Num primeiro momento, a novidade enriqueceu relações por tornar possível a comunicação em tempo real e de fácil acesso a quase todos.

Podemos nos comunicar com alguém, inclusive visualizando-o, diariamente, amenizando a saudade, batendo longos papos, como se juntos estivéssemos na mesma sala.

Enviamos fotos, informações, realizamos pesquisas, tudo tão fácil e agilmente.

No entanto, toda essa tecnologia está, exatamente, nos tornando pessoas isoladas. Conectados a redes, a comunidades virtuais, a salas de bate-papo, estamos esquecendo dos que se encontram ao nosso lado.

Estamos realizando tanto virtualmente que nos esquecemos de abraçar fisicamente, de enlaçar o outro, de olhá-lo nos olhos.

Estamos desaprendendo a falar, a conversar, isso realizando através de sinais, símbolos e abreviaturas, muito próprias de quem vive a enviar torpedos, mensagens digitadas e assemelhados.

O telefone móvel deixou de servir como meio de acesso rápido para uma necessidade, uma emergência, passando a ser o meio pelo qual vivemos a enviar mensagens a uns e outros.

Assim, as crianças e adolescentes viajam com seus pais mas, no banco de trás, utilizam constantemente os dedos no celular. Enviam mensagens, respondem e.mails, ouvem música, fazem download disso e daquilo, jogam.

Diálogo? Olhar a paisagem? Admirar a natureza que vai bordando exuberâncias, em colorido variado? Nem pensar!

Adolescentes saem com colegas mas, logo, um e outro retiram os celulares dos bolsos e o ciclo recomeça.

Os amigos tocam violão, cantam mas vários estão totalmente alheios, dissociados.

* * *

Se você é escravo de qualquer mídia que o esteja isolando, por hoje, ao menos, pare.

Pare e observe. Redescubra o valor de abraçar seu amor, de conversar com ele, de sorrir para ele.

Interaja com seus colegas de trabalho. Cumprimente-os, pergunte como estão, envolva-se com eles.

Olhe a paisagem, descubra o arco-íris, as flores que despejam perfumes pelos canteiros.

Veja seu filho que ensaia desenhos no papel, que rabisca montanhas e rios, que pinta o céu de anil.

Esqueça o celular, o teclado do computador e viva um dia diferente.

Um dia de amor, de entrega, de doação e de muitas surpresas maravilhosas.

Só hoje! Depois? Depois temos a certeza que gostará tanto deste hoje que desejará repetir a dose.

Redação do Momento Espírita.
Em 12.03.2012.

Kappa


Na mitologia japonesa o kappa é um espírito anfíbio que arrasta suas vítimas para dentro da água, do tamanho de uma criança de 10 anos com pele escamosa verde-amarelada, cara de macaco e costas de tartaruga e membranas nos pés e nas mãos. O topo da cabeça do kappa é côncava para reter água, para que ele conserve seus poderes quando em terra seca [um de seus poderes é curar fraturas]. O melhor modo de derrotar um kappa é cumprimentá-lo à moda japonesa, fazendo reverências: ele se sentirá na obrigação de retribuir e com isso derrama a água da cabeça, tendo que voltar para o rio ou lago de onde saiu.

Outro modo de se defender, se ele não estiver em terra seca, é escrever o nome dos familiares em cascas de pepino e jogá-los na água. O pepino é o alimento preferido do kappa e, ao aceitá-lo, fica moralmente obrigado a não fazer mal a essas pessoas. É por isso que o sushi de pepino se chama kappamaki.

Plantas que Curam: COCO DA BAHÍA - Cocos nucifera


Descrição : da família das Arecaceae. Também conhecida como coco, coqueiro. Kokospalm (alemão), coco (espanhol), noix de coco (francês), coconut (inglês), palma de cocco (italiano). Palmeira com caule sem ramificação marcado por vários anéis que são cicatrizes das folhas caídas. Seu porte é elegente, ligeiramente curvado em virtude da ação dos ventos. Na variedade arbórea o seu caule atinge até 26 m de altura, o que não acontece na variedade anã. Suas raízes alcançam de 6 a 7 metros de comprimento, dependendo do solo ser mais ou menos arenoso. As folhas penadas formam uma copa elegante. As flores, brancas e carnudas, se agrupam em um cacho, constituído de flores masculinas e femininas. O fruto é recoberto por uma casca lisa, dura e fibrosa, na cor verde, quando ainda não maduro. A semente é constituida por uma casca lisa, dura e fibrosa, na cor verde, quando ainda não maduro. A semente é constituida por uma casca dura, uma polpa de cor branca, carnuda e adocicada e em seu interior se encontra água. É uma palnata típica de regiões tropicais,não suportando ventos frios e geadas. O solo ideal para o palntio é o alcalino, úmido, fértil, profundo e bem drenado. Sua produção começa nos seis ou sete anos após o plantio. Dá frutos o ano todo e devem ser colhidos quando já tiverem bastante água ou sua polpa engrossar, o que pode ser reconhecido pela coloração marrom de sua casca. A reprodução ocorre por fruto-semente.

Parte utilizada: castanha, água.

Modo de conservar : O fruto inteiro deve ser mantido fechado, até o momento do consumo da seu endosperma líquido da semente. Para o aproveitamento do endosperma líquido da semente deve ser retirada a casca fibrosa do fruto e a casca dura da semente. A casca fibrosa do fruto é seca ao sol e armazenado em local seco e ventilado. A casca dura da semente é guardada para ser transformada em carvão.

Origem : Arquipélago malaio e foi trazido para o Brasil pelos colonizadores, por volta de 1553.

Princípios Ativos: acetovanilona, ácido ascórbico, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido Cítrico, ácido ferúlico, ácido láurico, ácido mirístico, ácido quínico, ácido succínico, ácido valínico, celulose, chlorina, fitosterol, inositol, tocoferol, vanilina e vitamina E. 100 gramas de polpa contém 589,8 calorias, 14 gramas de água, 27,80 gramas de hidratos de carbono, 5,70 gramas de proteínas, 5,50 gramas de gorduras, 2 gramas de sais, além de vitaminas A (5UI), B1 (173 mcg), B2 (102 mcg), B5 (0,1 mg) e C (8,2 mg).

Propriedades medicinais: antiinflamatória, calmante, condicionante, emoliente, hidratante, nutritiva, oxidante, protetora das membranas celulares, refrescante, remineralizante, umectante.

Indicações: abscessos, abrir o apetite, afecções respiratórias, amaciante da pele, angina, artrite, blenoragia, bronquite, bronquite asmática, calmante, cefaléias, cistite, colesterol, cólicas abdominais, desinterias, desnutrição, diarréias, dores, febre, fortificante dos músculos e das gengivas, furúnculos, hidratante, icterícia, inchaço nas pernas, inflamação do canal da uretra, inflamações dos olhos, irritações gastrointestinais, nefrite, nutriente, repositor de sais minerais, tosse, traqueíte, úlceras gástricas, vermífugo (teníase), vômito na gravidez.
Castanha: úlceras de estômago, inflamações intestinais, artrite, asma, tosse, afecções das vias respiratórias;
Água-de-coco: hidrantante, enfermidades da bexiga;
Leite de coco: asma.
Coco fresco ralado: vermes intestinais;
Óleo de coco: dor em dentes cariados, além de facilitar sua extração.

Contra-indicações/cuidados: não encontradas na literatura consultada.
Podem ocorrer eventualmente reações alérgicas e ressecamento na pele com o uso externo, em pessoas sensíveis.

Modo de usar:
- leite de coco: 2 colheres tomadas pela manhã e à noite contra ataques asmáticos.
- coco fresco ralado: 1 colher pela manhã: ajuda a expulsar vermes intestinais;
- água do côco: desidratação;
- polpa do coco: fortificante nos casos de anemia;
- decocção da casca e do tronco: diurético.

Nutritivo; hidratante; refrescante; calmantante : lave muito bem 1 fruto verde em água corrente. Perfure a parte da polpa e introduza um canudo de plástico. Deve-se sugar o máximo de líquido que se conseguir, durante o dia todo.

Para amciar e dar btilho nos cabelos : friccione o couro cabeludo com a gosdura da semente. Em seguida, lave os cabelos normalmente. Repita o tratamento, de 2 a 3 veze na semana.

Obtenção da gordura da semente : rale a polpa de semente. Coloque em um saco de pano bem fechado, em seguida em uma vasilha com água e leve ao fogo lento, deixando em fervura. O óleo desprende-se e fica sobre a água. Deixe esfriar, a gordura se solidifica à superfície deve ser retirada com uma colher. Quando mais madura a semente, maior a produção de gordura.

Artrite; reumatismo; dores musculares; entorses : em uma panela, coloque 3 xícaras de café de gordura da semente e leve ao fogo. DEixe aquecer e acrescente 1 xícara de café de alho picado, 1 xícara de café de gengibre picado e 1 xícara de café de pimenta malagueta amassada. Deixe em fogo brando por 10 minutos. Coe em um pano, espremendo o resíduo e espere esfriar. Use em massagens ou compressas sobre o local dolorido.

Hemorroidas : coloque 3 ou 4 pedaços fatiados da casca fibrosa do fruto em 1 litro de água em fervura . Deixe ferver por 0 minutos e coe. Ainda morno, faça banho de assento, massageando suavemente.

Diarreias : coloque 1 colher de sobremesa do carvão em pó em 1 xícara de chá de água. Misture bem. Tome 1 xícara de chá após cada evacuação, e obtendo melhora, suspenda o tratamento.

Leite de coco, sem aditivo e nem conservantes : retire a casca dura da semente de 1 coco fresco e com uma faca afiada, a pele marrom da polpa. Fatie bem essa polpa e coloque os pedaças fatiados no liquidificador, acrescentando 1 xícara de chá de água. Triture, coe em um pano e esprema obtendo o leite de coco. O resíduo que fica no plano deve ser seco ao sol.


http://www.plantasquecuram.com.br

quarta-feira, 28 de março de 2012

Fatos históricos do dia 28 de março

Ivanov no Ministério russo


Em 28 de março de 2001, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nomeia Serguei Ivanov (foto) como novo Ministro de Defesa. Serguei é o primeiro civil a ocupar este cargo no país, desde a Revolução Bolchevique de 1917. Putin diz que a mudança vai ajudar a "desmilitarizar o serviço público" russo.

1483 - Nasce Rafael Sanzio de Urbino, pintor renascentista italiano.
1515 - Nasce Teresa de Jesus, escritora mística espanhola e reformadora das Carmelitas.
1750 - Nasce Francisco de Miranda, precursor da independência venezuelana.
1767 - É firmado em Marraquech o primeiro tratado de paz e de amizade entre Espanha e Marrocos.
1838 - Uma esquadra francesa bloqueia o porto de Buenos Aires para obter a liberdade de navegação nos rios argentinos.
1864 - Entra em vigor a Constituição venezuelana.
1882 - Implanta-se na França uma lei que torna o ensino primário obrigatório.
1899 - Marconi estabelece pela primeira vez comunicação radiotelegráfica entre as costas do Canal da Mancha.
1910 - O aviador francês Henri Fabre realiza o primeiro vôo a bordo de um hidroavião.
1941 - Morre a escritora inglesa Virginia Woolf. Ela se jogou no Rio Ouse, na Inglaterra.
1946 - Juan Perón é eleito novo Presidente da Argentina. Permaneceu no poder durante seis anos.
1946 - Nasce Alejandro Toledo, presidente de Peru.
1962 - O presidente Arturo Frondizi é deposto pelas Forças Armadas na Argentina.
1964 - Os generais Odílo Deniz e Mourão Filho e o governador Magalhães Pinto se reúnem em Juiz de Fora e acertam a data para depor o presidente João Goulart.
1964 - Os Beatles conseguem incluir 10 canções na lista das 100 mais tocadas da Billboard, quebrando o recorde de Elvis Presley, que durou sete anos. No mês seguinte, a banda atingiria o máximo de 14 músicas na lista.
1968 - O estudante Édson Luís de Lima Souto é morto em conflito com a polícia militar no Restaurante Estudantil do Calabouço, no Rio de Janeiro. Uma multidão de pessoas acompanhou o enterro.
1969 - Morre Dwight Eisenhower, militar e ex-presidente dos Estados Unidos.
1977 - As relações entre Espanha e México são restabelecidas após a dissolução do governo republicano espanhol.
1979 - Ocorre um acidente na central nuclear de Harrisburg, na Pensilvânia (EUA).
1980 - Anunciada a beatificação do padre José de Anchieta. Em 1554, ele fundou o colégio central do povoado que originou a cidade de São Paulo.
1982 - Em El Salvador ocorrem as primeiras eleições livres em 50 anos. Cinco partidos de direita obtém 60% dos votos e concordam em formar um governo de união nacional.
1983 - O vulcão italiano Etna entra novamente em erupção.
1986 - Mais de 6 mil estações de rádio nos Estados Unidos tocam, simultaneamente, a música We are the World. A arrecadação gerada pelas vendas da música foi doada para combater uma crise de fome na Etiópia.
1994 - O milionário italiano, Sílvio Berlusconi, é eleito primeiro-ministro dois meses depois de entrar para a política. Sua proposta: lutar contra a esquerda.
1999 - O presidente do Paraguai, Raul Cubas, sai de seu cargo, acusado de violar a Constituição para ajudar o ex-general golpista Lino Oviedo.

Redação Terra