Google+ Followers

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Presidenta ou Presidente? Qual o correto?


Com certeza confundiu muita gente nessa temporada de eleições. As palavras direcionadas a candidata do PT Dilma Roussef, presidente e presidenta, só fizeram mais confusão na cabeça dos brasileiros. Alguns sempre souberam do termo certo, outros tinham certeza de que “presidenta” não existia porque foi ensinado assim, mas de uma hora pra outra começaram a ouvir no Jornal. E ai, bateu a dúvida. Qual é o certo?

De acordo com o Dicionário Aurélio o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume.

O Professor Hélio Consolaro explicou para o site “FalaBonito” que num passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

“O problema deixa, portanto, de ser uma dúvida simplista de certo ou errado, e passa a ser uma questão de preferência ou de padronização. No Brasil, é fácil constatar a preferência pela forma comum aos dois gêneros: a parente, a chefe e a presidente. É bom lembrar que a acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo,  diz Sérgio Nogueira do Dicas de Português do G1.

Dicas para limpar a tela de LCD


Manter sua televisão de LCD limpa é sempre importantíssimo. Você tomar alguns cuidados simples ensinados por fabricantes para garantir a conservação do equipamento. Portanto, veja aqui no Sempre Tops algumas dicas para que você limpe a sua tela da LCD corretamente.

A primeira regra é que você NUNCA utilize nenhum produto à base de acetona ou álcool na hora de fazer a limpeza da tela. Ficam proibidos também o uso de detergentes, desinfetantes e afins.

Não coloque o líquido direto no monitor. Derrame um pouco na flanela e em seguida passe em uma só direção, de cima para baixo, de maneira ordenada. Assim fica mais fácil remover a sujeira e não deixar marcas da sua própria limpeza.
Uma dica muito importante é que se espirrar algum líquido na tela por acidente, limpe-a imediatamente com um pano macio e seco. Depois passe um pano umedecido com água para remover todos os resquícios do líquido derramado, evitando desbotar as cores.

O ideal para retirar marcas de dedo ou impressões digitais, de acordo com a assistência técnica HCL Eletrônica, autorizada da Sony e Panasonic, é usar um pedaço de algodão levemente umedecido com água e passá-lo suavemente na tela. Para limpar a poeira deve-se usar apenas um pano macio, como uma flanela. Jamais utilize objetos ásperos ou pontiagudos para remover sujeiras da superfície.

Receita Doce de Leite Caseiro


A origem do doce de leite é incerta. A versão mais provável diz que ele foi inventado por Juan Manoel de Rosas, um político argentino do século XIX.

Ele estaria preparando um pouco de leite quente numa tarde de inverno, quando alguém bateu à porta. Ele esqueceu a panela no fogo dando origem ao doce de leite.

As variações mais comuns são a pastosa e a sólida (que pode ser cortada em barras ou pedaços), que se diferenciam por sua consistência.

Tipos de Doce de Leite

No Brasil, costumava ser feito por pequenas marcas ou artesanalmente (principalmente no estado de Minas Gerais), mas nos últimos anos grandes marcas tem apostado neste mercado. Em outros países há marcas tradicionais de doce de leite que vendem em escala muito maior. Na Argentina, as marcas mais populares são La Serenísima e Gándara. Já na Venezuela, o doce é tradicionalmente feito na cidade de Coro, onde é vendido puro ou com chocolate (dulce de leche con chocolate).

No México, ele é chamado de cajeta por associação às pequenas caixas de madeira nas quais o doce é vendido. Nesse país, o doce é feito com metade de leite de vaca e metade de leite de cabra.

Recentemente, o doce de leite ganhou popularidade no EUA, graças ao lançamento de um sorvete de doce de leite pela empresa Häagen-Dazs em 1997. É o terceiro sabor mais vendido pela empresa, atrás apenas de Baunilha e Fudge Ripple.

Abaixo, descrevemos receita caseira e também técnica industrial de fabricação de Doce de Leite com aproveitamento de soro lácteo.

Receita Caseira de Doce de Leite em Pedaços

Ingredientes:
10 litros de leite
3 kg de açúcar
½ colher de chá de Bicarbonato de Sódio

Modo de preparo
Adicione o bicarbonato ao leite ainda frio para não coalhar. Misture e leve ao fogo. Acrescente o açúcar quando o leite começar a ferver. Quando a mistura ferver, coloque um prato fundo dentro da panela, de boca para baixo, para não entornar.

Retire o prato quando a massa engrossar e mexa com rapidez até chegar ao ponto. Desligue e bata o doce até endurecer um pouco mais. Despeje em uma forma coberta com papel celofane e deixe resfriar.

Corte em cubos e BOM APETITE!

O Cisma do Oriente

As diferenças de fé e autoridade levaram à separação das igrejas - Oriental e Ocidental.

No século I, após a morte de Cristo, observamos a consolidação de uma nova religião que viria a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Apesar de tamanha capacidade, bem sabemos que o Cristianismo não era uma crença muito bem determinada desde o momento em que os discípulos ficaram como responsáveis pela disseminação da nova religião. Os detalhes, leis e estatutos transformaram-se em um grande campo de discussão que, na verdade, ainda continua em pleno movimento.

No primeiro século, a definição sobre as interpretações e práticas cristãs foi deixada de lado. A principal preocupação desse momento inicial era estabelecer a pregação do cristianismo em novos territórios e a ampliação das congregações já existentes. Somente no século segundo é que vemos o desenvolvimento de uma discussão sobre a data de comemoração da Páscoa. Já no século III, a expansão do cristianismo avança de forma notável entre os povos latinos, abrindo assim, portas para maiores divergências.

Avançando pelo tempo, observamos que as igrejas controladas por Roma (Ocidente) e por Constantinopla (Oriente) foram se distanciado em relação às questões de natureza teológica e política. Em vários momentos, os concílios ocorridos nas cidades orientais e ocidentais exprimiam diferentes concepções de fé. Logicamente, o desenvolvimento dessas querelas não só determinavam o enfraquecimento de uma Igreja una, mas também estabelecia uma tensa disputa de autoridade.

Em princípio, o poder de influência da Igreja de Constantinopla era mais visível, tendo em vista a prosperidade econômica e política de todo o seu território. Até então, os clérigos ocidentais não tinham condições de impor regras que pudessem se contrapor à sustentação teórica e política dos cristãos orientais. Entretanto, chegando ao século VI, vemos que o desenvolvimento e a expansão do reino dos Francos ofereceram os meios necessários para que os líderes romanos viessem a ter maior independência.

Nesse contexto de maior autonomia, os cristãos passaram a diferenciar-se em questões de fé e liturgia bastante significativas. Os orientais acreditavam que o Espírito Santo, a força ativa que exprime o poder espiritual, emanava somente do Pai. Ou seja, Cristo teria uma posição inferior ao não ter esse mesmo dom de seu criador. Em contrapartida, os cristãos do Ocidente acreditavam que o Espírito Santo era uma força que emanava tanto do Pai quanto do Filho, determinando uma condição de igualdade entre eles.

Além disso, podemos observar que a estrutura religiosa oriental esteve marcada por uma falta de limites entre a autoridade do governador imperial e os chefes da Igreja. Considerado um eleito de Deus, o imperador tinha poder e influência suficientes para discutir a nomeação de seus clérigos. Em contrapartida, a experiência cristã no Ocidente tomou uma orientação contrária, ao estabelecer que a autoridade sobre os assuntos religiosos estivesse reservada às ações tomadas pelo cardeal de Roma.

O auge dessa diferença concretizou-se quando o cardeal romano Humberto (1015) determinou a excomunhão de Miguel Celulário (1000 - 1054), patriarca de Constantinopla. Nesse instante, estava aberta a possibilidade de um conflito interno de poder entre os cristãos. Contudo, no ano de 1054, a crise de poder acabou determinando a realização do Cisma do Oriente, que originou a criação da Igreja Ortodoxa (Oriente) e a Igreja Católica Apostólica Romana (Ocidente).

Em termos práticos, vemos que os ortodoxos ainda seguem vários dos sacramentos existentes na igreja ocidental. Contudo, os orientais não permitem a construção de imagens de santos esculpidos. Além disso, não acreditam que o papa seja um interlocutor infalível da verdade cristã ou na existência do purgatório. Dessa forma, observamos a consolidação de outra perspectiva religiosa no interior do cristianismo.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Desafios da vida


A dinâmica da vida é feita de desafios.

Constantemente as capacidades de todos os seres vivos que habitam este mundo, são desafiadas.

Algumas plantas só conseguem nascer porque as sementes aceitam o desafio de viajar pelo ar, superar os obstáculos e germinar em solo fértil.

Outras criam dispositivos para lançar as sementes à distância, com a força de uma pequena, mas decisiva explosão.

Os mecanismos que possibilitam a vida das plantas são os mais variados e intrigantes, basta observar.

Os animais também são desafiados a superar os próprios limites a todo instante.

Peixes que vivem em rios, buscam alternativas fora da água para garantir o alimento.

Existem alguns que disparam jatos d`água com a boca, alvejando insetos que estão na folhagem, à beira do rio.

Aves vão em busca de alimento nas águas, como o morcego-pescador, a águia, e outros pássaros.

Cobras que desafiam sua condição de rastejar pelo chão e serpenteiam no ar, voando de uma árvore à outra.

Quem já não ouviu falar de esquilos, rãs, lagartos e outros bichos voadores?

Insetos que criam mecanismos de disfarce perfeito, garantindo a própria sobrevivência e a de sua espécie.

São os desafios da vida...

Nenhum ser vivo permanece passivo na natureza. Todos precisam vencer obstáculos, superar os limites, crescer sempre.

Com o ser humano não é diferente. Não há como evoluir sem vencer os obstáculos e superar os desafios naturais da vida.

E assim sendo, como acontece com animais e plantas, o homem também precisa fazer os esforços necessários para superar limites e desenvolver novas faculdades.

Não há como terceirizar a tarefa de adquirir conhecimento e conquistar novas possibilidades de progresso.

Na lei de progresso não está previsto um intermediário, para nos substituir na aquisição das qualidades intelecto-morais.

Esse é um trabalho individual e intransferível...

Ao observar a história da humanidade podemos constatar que o homem fez grandes e importantes progressos, desde que iniciou sua trajetória nas cavernas.

Progrediu tanto fisicamente como na aquisição de valores intelectuais e morais.

Isso porque o espírito é imortal e seus conhecimentos e conquistas são cumulativos e jamais se perdem, nem mesmo quando ele sai do corpo, pela morte.

Esse artífice do progresso, que é o ser imortal, o espírito que viaja através de vários corpos, vai se aperfeiçoando e adquirindo novas possibilidades.

O corpo físico é seu instrumento de trabalho. O espírito se utiliza dele para desenvolver suas faculdades.

O progresso é uma lei divina, e a reencarnação também.

Assim, a cada nova existência o Espírito se aperfeiçoa e aperfeiçoa também seu instrumento de trabalho, que é o corpo físico.

O objetivo dessas lições é a conquista da felicidade, da perfeição.

Não haveria mérito nenhum se o espírito fosse criado perfeito.

Mas construindo a si mesmo, utilizando-se dessa ferramenta chamada corpo, ele sairá vitorioso, após vencida essa etapa, e não mais precisará da matéria. Então será Espírito puro, como Jesus.

Essa não é uma proposta justa e racional, para dar sentido à vida?

Todos somos Espíritos imortais, e é pelos nossos esforços que conquistamos novas possibilidades, superando os desafios da vida.

Como Jesus foi criado antes de nós, chegou antes à perfeição, mas voltou para nos ensinar sobre esse processo, e nos disse: “Sede perfeitos, como perfeito é o Pai celestial.”

Com Sua autoridade intelecto-moral, Ele afirmou que nós podemos fazer o que Ele fazia, e muitas outras coisas.

Basta aproveitar os desafios que a vida no corpo nos oferece para adquirir as faculdades que nos possibilitarão alçar vôos mais altos.

E o ponto de partida é o conhecimento das leis que regem a vida.

Pense nisso, e aceite esse desafio!



Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. XI, itens 10 a 32 do livro A Gênese, de Allan Kardec, ed. FEB.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Confira nove dicas para evitar o mal-estar provocado pelos excessos


Você não resistiu a todas as guloseimas da ceia, não conseguiu controlar a vontade de experimentar tudo e até repetiu aquela rabanada, não é? Aposto que também tomou uma quantidade considerável de bebida alcoólica, e hoje, é claro, acordou com uma sensação ruim, enjôo, ressaca... Mas calma! Não é necessário ficar sofrendo e se culpando por todos os excessos cometidos na noite anterior. Pensando em amenizar o mal-estar do exagero, o Bolsa de Mulher conversou com especialistas que dão valiosas dicas. Acompanhe:

1 - Hidrate-se. A ingestão de água facilita a eliminação das toxinas do organismo. A nutricionista funcional Patricia Davidson lembra que a água de coco também é uma ótima pedida nesses casos!

2 - Coma frutas. Os profissionais da área recomendam ingerir pelo menos três porções por dia, porque as vitaminas ajudam no metabolismo. "As frutas mais recomendadas são: maçã, porque tem fibras que ajudam a ‘carregar' a gordura e o açúcar do sangue, e o abacaxi, que é bastante digestivo", indica a nutricionista Mariana Taranto. A melancia também é uma boa opção, pois contém fibras e água, ajudando a desinchar e limpar o organismo. A nutricionista Lucyanna Kalluf dá a dica: "Para um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco", acrescenta.

“A clorofila presente na couve e em outros vegetais verdes ajuda a eliminar as impurezas do organismo”

3 - Abuse das folhas. Aproveite que é verão e prepare uma salada, de preferência com vegetais verde escuros. A nutricionista Lara Natacci explica que "a clorofila presente na couve e em outros vegetais verdes ajuda a eliminar as impurezas do organismo". Além disso, "ela ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas", complementa Lucyanna Kalluf.

4 - Não pule refeições. Isso mesmo! Não pense que deixar de comer vai compensar o excesso de gorduras que você ingeriu ou forçar um emagrecimento. É importante comer de três em três horas, para manter o metabolismo acelerado. E não adianta só tomar café, almoçar e jantar: é preciso manter um intervalo menor entre as refeições, senão o nosso corpo acaba entendendo que há uma privação de alimentos e começa a manter uma reserva. Resultado? Gordurinhas!

5 - Exercite-se. A professora de educação física Gabriela Haido recomenda fazer, hoje, uma caminhada leve de 30 a 40 minutos, para ajudar a queimar o excesso de calorias. Para quem já tem condicionamento físico, ela aconselha atividades de musculação e aeróbicas, como spinning. Nos dias que se seguem, para quem tem o hábito de se exercitar, corridas de três minutos, alternando com três minutos de caminhada e aulas de spinning e jump. Quem leva uma vida mais sedentária pode continuar com uma caminhada diária, até ganhar o ritmo de corrida. A professora ainda lembra que a prática de exercícios mais intensos requer a orientação de um profissional.

6 - Tome chá verde preparado a partir da folha seca. Esse chá é diurético e termogênico, ou seja, também facilita a excreção de toxinas. Mas é importante associá-lo à hidratação, para não perder mais líquido. Mariana Taranto faz uma ressalva: o chá verde não deve ser tomado junto com as grandes refeições, porque ele diminui a absorção de ferro. "Ele pode ser ingerido duas horas antes do almoço ou do jantar", diz Mariana. Ela lembra também que o chá de erva-doce ajuda a evitar as gases decorrentes da ingestão de alguns alimentos e de bebidas com gás. Mas atenção: o chá de erva-doce não é indicado para gestantes!

Outra opção são os "suchás" - suco de frutas, folhas e legumes misturados com chá de ervas, que ajudam a desinchar e desintoxicar, de acordo com Lucyanna Kalluf, que sugere, ainda, o chá de cavalinha e hibisco, que facilita a digestão e tem um efeito levemente laxante, especialmente o hibisco. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo, que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.

7 - Ervas para temperar. O uso de ervas, como alecrim, salsa, cebolinha e manjericão, também ajuda, pois são ricas em substâncias antioxidantes. Lara Natacci ressalta que deve-se diminuir o consumo de sal.

8 - Dê preferência às carnes brancas. Elas são mais fáceis de serem digeridas, mas evite o preparo com creme de leite, como no estrogonofe, por exemplo.

9 - Evite bebidas gasosas como refrigerantes e água tônica, pois elas provocam a sensação de desconforto abdominal.

Confira a sugestão de cardápio preparado pela nutricionista Lucyanna Kalluf para os dias seguintes aos exageros da ceia de Natal:

Café-da-manhã: suchá (folhas + frutas + ervas)

Suchá de couve + cenoura + gengibre + hibiscus

1 folha de couve

Suco de uma cenoura pequena

1 colher de chá de gengibre ralado

Infusão de chá de hibiscus

Passar na centrífuga a folha e bater com o restante no liquidificador com um pouco de água

Almoço: 3 colheres de sopa de arroz integral + um prato da sopa do dia

SOPA DO DIA (essa receita é para os dois dias):

½ abóbora pequena com casca

½ maço de cebolinha

½ peça de couve-flor

1 punhado de salsinha

2 tomates pequenos picados

2 folhas de couve-manteiga

2 talos de alho-poró

1 cebola pequena picadinha

1 beterraba

1 cenoura

1 xícara de ervilha

Modo de preparo: corte os legumes em pedaços pequenos ou médios e cubra com água. Ferva por 10 minutos. Abaixe o fogo, mantendo o ponto de fervura por 40 minutos. Tempere a gosto. Sirva a sopa com mais uma ou duas colheres de sopa de farelo de aveia. Sugestão de tempero: pimenta, coentro, manjericão, alecrim e açafrão, além de serem digestivos, contribuem com vitaminas e sais minerais.

Lanche da tarde: suchá (folhas + frutas + ervas)

Suchá de abacaxi com hortelã

1 rodela de abacaxi

4 folhas de hortelã

1 kiwi

1 folha de alface

1 xícara de Infusão de chá de cavalinha

Passar na centrífuga a folha e bater com o restante no liquidificador com um pouco de água.

Jantar: um prato da sopa do dia polvilhada com uma colher de sopa de farelo de aveia

E não se esqueça de ingerir 500 ml (duas xícaras) de chá verde, branco ou vermelho no período da manhã e à tarde. Preparo: uma colher de sopa da erva seca para 500 ml de água fervida, deixar em infusão por 5 minutos, coar e beber.

Aprenda a higienizar e utilizar integralmente os alimentos


Não é difícil fazer parte da legião de pessoas que se preocupam com o futuro do planeta. Basta um pouco de boa vontade e criatividade. "É essencial o cuidado na escolha das partes a serem aproveitadas. Devem estar em bom estado de conservação, cascas íntegras, sem sinais de fungos. Talos firmes e com cor característica", alerta a nutricionista Carla Alves. Agora, separe os alimentos que irá utilizar e mãos à obra!

Veja algumas opções:

- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contêm fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.

- Com as cascas das frutas, pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

- Sobras de bolacha não devem ir para o lixo. Despedace e guarde em vidros fechados. Utilize para preparar pavês, coberturas de bolos, tortas e outras receitas.

- Quando for usar uma metade de abacate, deixe a outra com o caroço - isso evita que ela se deteriore com rapidez;

- A abóbora é altamente nutritiva, e devemos nos lembrar de aproveitá-la inteira: cascas, folhas, polpa e o cabo. Seus caroços, quando torrados com sal, servem como aperitivo. Use o mesmo procedimento para a soja e sementes do melão;

- Não adicione bicarbonato de sódio ou outras substâncias químicas na água do cozimento para acentuar sua cor. Alguns nutrientes são destruídos por elas;

- Com arroz que sobrou do jantar podemos fazer: bolinhos e risotos;

- Frutas bem maduras podem virar doces, sucos, bolos e vitaminas;

- O pão amanhecido fica ótimo em rabanada, pudim, torradas e farinha de rosca;

- Com a carne assada que sobrou do almoço é possível fazer croquetes, tortas e recheios.

Confira a maneira correta de lavar os alimentos

Segundo a nutricionista Danielli Botture, da RGNutri é importante começar higienizando o alimento cru. "O manipulador deve sempre lavar as mãos com água e sabão, quando estiver em contato com qualquer tipo de preparação alimentícia". Vamos ao passo-a-passo?


1. Retirar as partes estragadas;

2. Lavar folha a folha uma a uma em água corrente;

3. Higienizar em solução com hipoclorito de sódio por 15 minutos ou de acordo com a instrução do rótulo. O hipoclorito pode ser encontrado em mercados ou adquirido gratuitamente nos postos de saúde.

4. Enxaguar em água filtrada, pois a água corrente sem filtrar possui sujeira e microorganismos;

5. Colocar em utensílio limpo e coberto.

Para terminar, cozinhe as verduras em vapor, assim elas não perderão seu valor nutritivo. Simples, não?

As mais surpreendentes espécies descobertas no século XXI

 Peixe duende do Pacífico

Documentário da BBC lista espécies mais surpreendentes descobertas no século 21; nos últimos dez anos cientistas descobriram cerca de 250 mil novas espécies de animais e plantas

O documentário da BBC, Decade of Discovery ("Década de Desberta", em tradução livre), relacionou as mais estranhas e surpreendentes espécies descobertas na primeira década do século 21.

Os documentaristas trabalharam em colaboração com a organização ambientalista Conservation International.

Entre as descobertas apresentadas está uma espécie de preguiça-anã (Bradypus pygmaeus), descoberta em uma ilha na costa do Panamá em 2001.

 
O maior bicho-pau do mundo

Outra espécie mostrada é a grande água-viva vermelha (Tiburonia granrojo), descoberta em 2003 a mais de 3 mil metros de profundidade no oceano Pacífico, que tem um metro de largura.

Na África foi descoberta uma nova espécie de mamífero, o mussaranho elefante de cabeça cinza (Rhyncocyon udzungwensis). O animal foi descoberto no Parque Nacional Uzungwa, da Tanzânia, em 2006, pelo cientista italiano Francesco Rovero e é muito maior que os outros mussaranhos, quase do tamanho de um coelho.

O tubarão-bambu ou tubarão que anda foi descoberto na Indonésia em 2006. Apesar de poder nadar, caso seja necessário, geralmente ele utiliza suas nadadeiras peitorais para se mover entre os recifes de corais.

 
Tubarão-bambu

A lagartixa de Langkawi (Cyrtodactylus macrotuberculatus) foi descoberta em 2008 na costa noroeste da Malásia, pelo cientista Lee Grismer. O réptil usa sua visão de grande alcance para capturar suas presas durante a noite.

Além destes, a equipe de documentaristas também elegeu insetos e plantas como as espécies mais interessantes descobertas nos últimos dez anos.

Mundo Animal: Lei da Posse Responsável


Em substituição ao projeto de lei N° 121, de 1999 sobre a posse responsável


Estabelece a disciplina legal para a propriedade, a posse, o transporte e a guarda responsável de cães.


O Congresso Nacional decreta:

* Art. 1 °. É livre a criação e reprodução de cães de quaisquer raças em todo o território nacional. Parágrafo único. Desde que obedeçam às normas de segurança e contenção estabelecidas nesta Lei, os cães poderão transitar em logradouros públicos independentemente de horário.

* Art. 2°. Os cães de qualquer origem, raça e idade serão vacinados anualmente contra raiva, leptospirose e hepatite. § 1°. A vacinação será feita sob a supervisão de médico veterinário, que emitirá o respectivo atestado;
* §2º. O atestado de vacinação anti-rábica deve conter dados identificadores do animal, bem como dados sobre a vacina, data e local em que foi processada, sua origem, nome do fabricante, número da partida, validade, dose e via de aplicação.
* § 3°. O descumprimento das normas deste artigo sujeita os responsáveis a multa de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) por dia de descumprimento, ficando o animal sujeito à apreensão pelo poder público.
* § 4°. Se quem descumpre a norma é criador ou comerciante de cães, a multa do parágrafo anterior se aplica em dobro.

* Art. 3°. Por ocasião da vacinação o médico veterinário, realizará avaliação do animal, levando em conta sua raça, porte, comportamento, declarando seu grau de periculosidade. Parágrafo único. A avaliação referida no caput será realizada de acordo com as normas de procedimento médico veterinário, estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária ou órgão que o suceda.

* Art. 4°. O cão, de qualquer raça, que for considerado perigoso na avaliação referida no artigo anterior estará sujeito às seguintes medidas: I – realização de adestramento adequado, obrigatório;
* II- condução em locais públicos ou veículos apenas com a utilização de equipamento de contenção, como guias curtas , coleira com enforcador, caixas especiais para transporte e uso de tranqüilizantes, quando necessário;
* III – guarda em condições adequadas à contenção do animal, sob estrita vigilância do responsável, de modo a tornar impossível a evasão;
* IV- identificação eletrônica individual e definitiva, através de microship projetado especialmente para uso animal, inserido sub-cutaneamente na base do pescoço, na linha média dorsal, entre as escápulas, por profissional credenciado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, obedecendo as seguintes especificações:
a) codificação pré-programada de fábrica e não sujeita a alterações de qualquer ordem;
b) isenção de substâncias tóxicas e uso de material esterilizado desde o fabrico, com prazo de validade indicado;
c) encapsulamento e dimensões que garantam a bio-compatibilidade, e a não migração;
d) decodificação por dispositivo de leitura , que permita a visualização dos códigos do artefato.

* Art. 5°. A identificação eletrônica do artigo anterior servirá para a criação e manutenção do Cadastro Nacional de Cães Perigosos, a ser mantido pelas entidades cinófilas nacionais. Parágrafo único. O cadastro conterá os dados de identificação do cão perigoso e seu proprietário, bem como os dados individualizadores da identificação eletrônica e o registro de controle da vacinação anti-rábica anual.

* Art. 6°. O criador, proprietário ou responsável pela guarda do animal responde civil e penalmente pelos danos físicos e materiais, decorrentes de agressão dos animais a qualquer pessoa, seres vivos ou bens de terceiros. §1°. O disposto no caput não se aplica, se a agressão se der em decorrência de invasão ilícita da propriedade que o cão esteja guardando ou se for realizada em legítima defesa de seu condutor.
* §2°. Nos locais em que for necessária , haverá, exposta, em local visível, placa de advertência da presença de animal feroz.
* § 3°. Quando o cão for de uso das Forças Armadas ou órgãos de segurança pública, se sujeitará às normas próprias dessas corporações, ressalvados os casos de abuso.

* Art. 7°. Se o cão agredir uma pessoa, será imediatamente recolhido e mandado à reavaliação pelo médico veterinário, que, após observação, emitirá parecer sobre o possível desvio de comportamento. §1°. Havendo parecer pela impossibilidade de manutenção do cão no convívio social sem risco para outras pessoas, o veterinário poderá emitir parecer recomendando o sacrifício do cão agressor, a ser realizado também por médico veterinário, após a devida sedação.
* § 2°. O parecer pela eliminação do animal também poderá ser dado, se houver reincidência em agressão ou sua comprovada habitualidade.

* Art. 8° Havendo o parecer referido no artigo anterior e com ele não concordando o proprietário do animal, poderá a questão ser submetida ao Juizado Especial Cível, em ação própria. Parágrafo único. No curso do processo, o juiz poderá determinar o recolhimento do animal em estabelecimento apropriado, às expensas do proprietário.

Art. 9°. É vedada a veiculação, por qualquer meio, de propagandas, anúncios ou textos que realcem a ferocidade de cães de quaisquer raças, bem como a associação dessas raças com imagens de violência.

Art. 10º. Acrescenta-se ao Decreto-Lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940, Código Penal, o seguinte art. 131-A:
“OMISSÃO DE CAUTELA NA GUARDA OU CONDUÇÃO DE ANIMAL PERIGOSO”
Art. 131-A. Confiar à guarda de pessoa inexperiente ou menor de 18 (dezoito) anos, guardar ou transportar sem a devida cautela animal perigoso:
* Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas quem:
I – deixa em liberdade animal que sabe ser perigoso;
II – atiça ou irrita animal, expondo a perigo a segurança alheia ;
III – conduz animal em via pública de modo a pôr em perigo a segurança de outrem ou deixa de observar as medidas legais exigidas para condução de cães considerados perigosos por avaliação veterinária;
IV – deixar de utilizar métodos de contenção, identificação eletrônica ou adestramento de animais perigosos;
V – veicular ou fazer veicular propagandas ou anúncios que incentivem a ferocidade e violência de cães de quaisquer raças;
VI – utilizar cães em lutas. competições de violência e agressividade ou rinhas.


Art. 11º. Esta lei entra em vigor 45 ( quarenta e cinco) dias a partir da data de sua publicação.

Sala da Comissão, 22 de setembro de 1999.
Relator: Deputado EDUARDO PAES
Autor da Lei: Dep. Federal Cunha Bueno (PPB/SP)

Atriz adota dois burros como animais de estimação


Os burros Honky e Tonky são os novos integrantes da mini fazenda da atriz
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Os animais são personagens fundamentais no presépio natalino, mas para a atriz Reese Witherspoon, os burros em especial, merecem ser tratados com respeito e carinho em qualquer época do ano. Não é à toa que a estrela de Hollywood decidiu adotar dois exemplares para sua mini fazenda. De acordo com o jornal Daily Mail Honky e Tonky farão companhia às galinhas, cabras, porcos, cavalos e cães da atriz.


A celebridade revelou a novidade durante a gravação de um programa de TV, no último domingo, 19 de dezembro. Reese contou ainda que incentiva seus filhos à posse responsável e deixa com as crianças a tarefa de ajudar a limpar a sujeira dos animais. Sobre seus dois burrinhos, a atriz contou que “eles são muito dóceis e adoráveis, e que os adotou por influência de um amigo.

Além dos dois novos integrantes, moram na residência da atriz, em Los Angeles, dois porcos, três cabras, um cavalo, 20 galinhas e três cachorros. O cavalo, em especial, tornou-se o melhor amigo dos burrinhos. “É muito bom para os meus filhos passarem mais tempo com os animais. Assim, eles aprendem lições importantes sobre caridade e compaixão. Cabe a eles limparem os estábulos dos bichos”, contou Reese.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Receita Light: Arroz de forno à Mediterrânea


Ingredientes

2 latas de Sardinha com Óleo de Soja Coqueiro (125 g cada)
2 xíc. (chá) de arroz cozido
2 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos (340 g)
1 abobrinha italiana crua e ralada (165 g)
100 g de queijo mussarela em cubos pequenos
Sal e pimenta-do-reino recém-moída
Folhas de 5 ramos de salsa lavadas e picadas

Mode de fazer

Corte as as sardinhas em pedaços e coloque em um refratário. Acrescente o arroz cozido, os cubinhos de tomate, a abobrinha ralada e a mussarela. Tempere com sal, pimenta e misture bem todos os ingredientes com um garfo. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C) por aproximadamente 15 minutos, apenas para aquecer. Retire do forno, polvilhe a salsa picada e sirva em seguida, como prato principal, acompanhado de salada de folhas verdes.


Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Calorias: 277

A mãe de Jesus


Ela crescera, tendo o Espírito alimentado pelas profecias de Israel.

Desde a meninice, quando acompanhava a mãe à fonte de água, para apanhar o líquido precioso, ouvia os comentários.

Entre as mulheres, sempre que se falava a respeito, perguntavam-se umas às outras, qual seria o momento e quem seria a felizarda, a mãe do aguardado Messias.

Nas noites povoadas de sonhos, era visitada por Mensageiros que lhe falavam de quefazeres que ela guardava na intimidade d'alma.

Então, naquela madrugada, quase manhã do princípio da primavera, em Nazaré, uma voz a chamou: Miriam. Seu nome egípcio-hebraico, significa querida de Deus.

Ela despertou. Que estranha claridade era aquela em seu quarto? Não provinha da porta. Não era o sol, ainda envolto, àquela hora, no manto da noite quieta.

De quem era aquela silhueta? Que homem era aquele que ousava adentrar seu quarto?

Sou Gabriel, identifica-se, um dos Mensageiros de Yaweh. Venho confirmar-te o que teu coração aguarda, de há muito.

Teu seio abrigará a glória de Israel. Conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo e o seu reino não terá fim.

Maria escuta. As palavras lhe chegam, repassadas de ternura e, pela sua mente, transitam os dizeres proféticos.

Sente-se tão pequena para tão grande mister. Ser a mãe do Senhor. Ela balbucia: Eis aqui a escrava do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra.

O Mensageiro se vai e ela aguarda. O Evangelista Lucas lhe registraria, anos mais tarde, o cântico de glória, denominado Magnificat:

A minha alma glorifica o Senhor! E o meu Espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador!

Porque, volvendo o olhar à baixeza da Terra, para a minha baixeza e humildade atentou.

E eis, pois, que, desde agora, e por todos os tempos, todas as gerações me chamarão bem-aventurada!

Porque me fez grandes coisas o Poderoso e santo é o seu nome!

E a sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre os que o temem. Com seu braço valoroso, destruiu os soberbos, no pensamento de seus corações.

Depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.

Cumpriu a palavra que deu a Abraão, recordando-se da promessa da sua misericórdia!

Ela gerou um corpo para o ser mais perfeito que a Terra já recebeu. Seus seios O alimentaram nos meses primeiros. Banhou-O, agasalhou-O, segurou-O fortemente contra o peito mais de uma vez. E mais de uma vez, deverá ter pensado:

Filho meu, ouve meu coração batendo junto ao teu. Dia chegará em que não Te poderei furtar à sanha dos homens. Por ora, amado meu, deixa-me guardar-Te e proteger-Te.

Ela Lhe acompanhou o crescimento. Viu-O iniciar o Seu período de aprendizado com o pai, que lhe ensinou os versículos iniciais da Torá, conforme as prescrições judaicas, embora guardasse a certeza de que o menino já sabia de tudo aquilo.

Na Sinagoga, O viu destacar-Se entre os outros meninos, e assombrar os doutores. O seu Jesus, seu Filho, seu Senhor. Angustiou-se mais de uma vez, enquanto O contemplava a dormir. Que seria feito dEle?

Maria, mãe de Jesus. Mãe de todos nós. Mãe da Humanidade. Agradecemos-te a dádiva que nos ofertaste e, ao ensejo do Natal, te dizemos: Obrigado, mãe.



Redação do Momento Espírita, com base no cap. A mãe de Jesus, do livro Personagens da Boa Nova, de Maria Helena Marcon, ed. Fep.
Em 22.12.2010.

Gastos com Cachorros e outros Animais de Estimação


Na hora de decidir comprar um filhote é bom lembrar que ele vai representar uma despesa a mais para a casa.

A paixão do brasileiro por animais de estimação já faz do Brasil o segundo maior mercado do mundo no número de cães e gatos. A companhia gratificante e o afeto desinteressado são apenas alguns dos fatores que levam às pessoas a buscarem por um bichinho. Entretanto, é preciso saber que eles dão trabalho e gastos. De acordo com dados da Anfal Pet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação), os gastos com um cãozinho, por exemplo, podem chegar a R$ 300,00 mensais.

Na conta, que pode variar dependendo do animal e do perfil do dono, estão inclusas despesas com banho, tosa, alimentação, medicamentos, veterinários e acessórios, conforme informa o diretor-executivo da Anfal Pet, José Edson Galvão de França.Gastos com Cachorros e outros Animais de Estimação.

“As despesas variam conforme o perfil do dono, tem pessoas que gastam muito com acessórios, como camas, roupas e enfeites. Já outras só gastam com o básico, como veterinário e alimentação, o que pode reduzir um pouco os gastos. Além disso, no caso de cães, ainda há o tamanho, a idade e o peso que fazem com que o animal coma mais ou menos, o que também pode influenciar nos gastos”, explicou.

Quem opta por ter um gato, em vez de um cão, irá desembolsar um pouco menos, aproximadamente R$ 100,00 por mês, já que o felino não exige gastos com banho, tosa e o componente de acessórios é bem menor.

* O que pesa mais no orçamento?

No geral, na composição dos gastos com um animal de estimação, o item alimentação é o que pesa mais:

* 74% gastos com alimentação
* 13% gastos com serviços
* 8% gastos com medicamentos, higiene e beleza
* 5% gastos com acessório

Ao todo, ainda segundo a Anfal Pet, a população brasileira de bichos de estimação conta com 31 milhões de cães, 15 milhões de gatos, 17 milhões de pássaros e 7,5 milhões de peixes ornamentais.

Entre as raças de cães favoritas do brasileiro estão o Pastor Alemão, para quem mora em casas, e o Poodle, para moradores de apartamentos.

iPad 2 fica pronto em janeiro, diz fonte

Detalhe de case indica caixa de som mais poderosa

Uma fonte ligada às fábricas chinesas da Foxconn, onde são fabricados os dispositivos da Apple para exportação, revelou detalhes do que deve ser a nova versão do iPad.

De acordo com o blog japonês Mac Blog, novos iPads já estão sendo fabricados com o intuito de serem testados pela Apple, na Califórnia. Entre as novidades da nova versão estão caixas de som mais poderosas e um case mais fino, que deve tornar o gadget até 3 mm menos espesso.

A mesma fonte afirma ao blog japonês que o case do novo iPad apresenta novos espaços vazios, o que indica que deve haver uma conexão USB ou para cartões SD no gadget.

O blog, que recebeu algumas imagens do case, diz ainda não existir indícios de que o iPad 2 terá as tão aguardadas câmeras para foto e vídeo conferência, quer permitiriam realizar chamadas Facetime, como as que o iPhone 4 realiza.

Ainda de acordo com o blog, a produção em massa do iPad 2 pode começar a qualquer momento, o que permitiria enviar lotes do gadget para os Estados Unidos em algum momento entre a segunda quinzena e o final de janeiro.

Hein? Madonna pratica ioga em corredor de avião


Nada faz com que Madonna perca sua dedicação à ioga. E para tanto, nem uma escala não prevista em um voo que a cantora estava a fez desanimar. De acordo com o jornal “Daily Mail”, além de arriscar posições da prática no local inusitado, Madonna ainda tirou alguns passageiros do sério ao receber tratamento VIP da companhia aérea.

Segundo a publicação, o voo em que a “Material Girl” estava demorou três horas na escala de “emergência”. E todos os passageiros tiveram que aguardar dentro do avião, exceto Madonna e sua equipe, que foram convidados a jantar em um restaurante em Londres enquanto aguardavam a saída do avião.

“Após aproximadamente uma hora, um ônibus apareceu e a levou junto com sua comitiva, cerca de 15 pessoas, para fora do avião”, relatou uma fonte do jornal, que continuou: “Me pareceu um pouco injusto. Ela não é presidente nem algo do tipo. O resto das pessoas tiveram que esperar por duas horas”.

Em comunicado, Madonna se defendeu alegando que “é comum que passageiros de primeira classe desembarquem primeiro”.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Criam o maior iPhone do mundo com 56 iPads


Bom.. na verdade 56 iPads não fazem um super-iPhone, mas o efeito criado é bem bacana.

Na imagem podem ver o aspecto do dispositivo, na Estação St Pancras, de Londres, para comemorar o lançamento do jogo de Lara Croft (Guardião da Luz) na Apple Store.

O resultado foi impressionante, como podem ver na galeria abaixo divulgada no site electricpig.co.uk.

Uma boa forma de divulgar um jogo para iPad e iPhone, não acham?

Desespero: empresa cria namorada virtual para homens carentes




Pensando naqueles que estão carentes na Coreia do Sul e necessitam sentir-se queridos, a empresa Nabix, especializada em aplicações para telefones, inventou o “Querido, sou eu!” para usuários de iPhone.


A aplicação trata-se de uma espécie de noiva virtual, conhecida por Mina, de 22 anos, que é representada por uma modelo da Coreia do Sul que, além de ter colocado “cara” na namorada, emprestou sua voz para uma centena de mensagens carinhosos.

Desse modo, os homens solitários recebem através de seus iPhones umas três a quatro vezes ao dia chamadas de Mina com frases do tipo:

Bom dia, amor!, Quer tomar café? Tenha bons sonhos…

A coisa parece brega mas durante o período de teste “Querido, sou eu!” foi baixada 80 mil vezes, número que caiu após começar a ser cobrada. Em todo caso o resultado é animador para a empresa Nabix que pretende introduzir novas versões com mensagens em inglês, chinês e japonês, além de uma versão própria para Android.

Via noticiasdot.com

George Lucas está planejando usar tecnologia para “ressuscitar” atores mortos


Segundo o jornal britânico The Sun, George Lucas está comprando os direitos cinematográficos de atores mortos, com a ideia de ressuscitá-los em próximos filmes usando tecnologia 3D.

Foi Mel Smith, também diretor e muito amigo do George Lucas, quem comentou:


George está comprando os direitos de atores mortos com a esperança de reunir grandes estrelas usando o computador, permitindo ter a Orson Welles e Barbara Stanwyck junto com estrelas de hoje.

Com certeza isto abre um debate enorme.. imaginem assistir um filme com um ator que morreu faz tempo…

Google compra edifício de Nova Iorque


Não pretende levar todos os empregados do mundo ao mesmo prédio, apenas quer investir num dos mais carismáticos edifícios da cidade, mantendo as empresas existentes nele e recebendo o maravilhoso aluguel.

Por 1,9 bilhões de dólares conseguiram comprar o 111 Eighth Avenue, com mais de 2,7 milhões de metros quadrados e deixando a administração dele coma empresa Taconic Management Company, como era feito até hoje.

O Business Insider fez um tour pelo interior do enorme edifício, mostrando as fotos dos escritórios de empresas como Verizon, Sprint, Level 3, WebMD e Nike.

Esta foi a maior aquisição do Google no ano, nenhuma empresa de Internet, nenhum projeto web.. “apenas” um prédio que pode gerar muito lucro no mercado imobiliário.

Google processado por um japonesa por mostrar sua roupa íntima


O gigante Google, com todas suas mil faces disponíveis na Red, às vezes ainda pode ser surpreendido pelas loucuras do ser humano.

Google Street View sempre é foco de polêmicas, mas dessa vez foi algo um pouco exagerado: Uma mulher japonesa se sentiu ofendida porque um dos veículos da empresa tirou uma foto do seu varal onde havia roupa íntima estendida e a publicou no Street View.

A própria cidadã, navegando na Web pela sua rua, se deparou com seu varal e suas peças íntimas ali, penduradas. Parece que isso lhe causou um imenso estresse pois sentiu-se agredida sexualmente. Pediu licença do trabalho e no final acabou perdendo o emprego, fato pelo qual culpa a Google e busca rever sua dignidade por um valor de 55.000 euros junto a Justiça.

Criam rato alterado geneticamente que pode cantar


No Japão nasceu um rato que canta como um pássaro em vez de fazer o que os camundongos fazem.

Pesquisadores da Universidade de Osaka não estavam tentando criar um rato cantor, mas aconteceu por acaso. Estudando como funciona a evolução, os cientistas começaram a criar um tipo de rato que tende a fazer cópias ruins de seu DNA em cada reprodução, de forma que as mutações são mais prováveis nesta “versão”.

Assim nasceram alguns ratos com braços curtos, alguns com caudas gordas, e o que tem a capacidade de cantar como um pássaro.

O interessante é que este rato não apenas produz sons diferentes, mas também atua de forma diferente. Os ratos normais só gritam quando estão assustados, no entanto, este rato canta o tempo todo, como um pássaro. E quando os pássaros estão cantando, estão usando algum tipo de linguagem que as aves podem aprender e compreender. Portanto, a questão agora complica pesquisadores é: este rato desenvolveu uma linguagem?

Se assim for, este animal pode fornecer pistas sobre como a linguagem evoluiu entre os mamíferos.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Cachorro é flagrado roubando osso de supermercado


Um cãozinho para lá de esperto ganhou popularidade nos Estados Unidos depois que câmeras de segurança gravaram o momento exato de seu “delito”. O animal roubou um osso de um supermercado, na cidade de Murray, em Utah, e saiu ileso da loja. Na gravação feita pelas câmeras o cachorro entra pela porta da frente sem a menor cerimônia, se dirige ao corredor de petiscos caninos, e rouba o osso.

De acordo com o canal de TV KSL, Roger Adamson, gerente da loja, contou que jamais viu o animal pelo bairro e que o esperto Husky Siberiano parecia saber exatamente para onde estava indo. “Quando o encontrei no corredor, olhei para ele e ele olhou para mim e decidi não pegar o osso de volta”.


Diante do flagra o cachorro se dirigiu rapidamente para a saída e desfrutou de seu “presente” de Natal. Um especialista em cães contou ao canal de TV que os animais se localizam pelo olfato e que o cheiro do osso teria atraído o cachorro até o corredor correto.

O mais surpreendente, no entanto, é que após a exibição do vídeo nos principais jornais locais, Holly Stirling, dona do cachorro, reconheceu o focinho do cão espertinho e resolveu ir até o supermercado se desculpar pelo acontecido e pagar pelo osso roubado.

Receita: Cachorro quente surpresa


Ingredientes

Massa:
650 gramas de farinha de trigo
50 gramas de fermento para pão
100 gramas de açúcar
100 gramas de margarina
2 ovos
1 colher de sobremesa de sal
½ copo de água

Como Fazer:

Misture 1 colher de farinha, o fermento e a água e faça uma esponja (deixe descansar por 10 minutos). Junte então os outros ingredientes misturando ate obter uma massa lisa.
Deixe a massa descansar por 10 minutos, coberta com plástico.

Recheio:
8 salsichas
2 xícaras de molho de tomate temperado
½ pimentão verde picado

Como fazer:

Misture todos os ingredientes e deixe ferver. Reserve.
Em uma superfície enfarinhada abra a massa.
Corte retângulos maiores que as salsichas.
Coloque 1 salsicha, com um pouquinho de molho sobre a massa e feche bem as pontas virando a parte fechada para baixo.
Coloque-os em assadeira untada e enfarinhada.
Pincele com gemas batidas e polvilhe com o parmesão ralado grosso.
Deixe descansar por 20 minutos.
Leve ao forno 200º por 20 minutos.

Um apelo do fundador da Wikipédia Jimmy Wales.


Eu sou um voluntário.

Não recebo um cêntimo pelo meu trabalho na Wikipédia. Nem eu nem nenhum dos nossos milhares de editores e autores. Quando eu fundei a Wikipédia, poderia tê-la criado dentro de uma empresa com fins lucrativos, com banners de publicidade, mas decidi fazer algo diferente.

O comércio é bom. A publicidade não é maléfica. Mas não cabe aqui. Não na Wikipédia.

A Wikipédia é algo especial. É como uma biblioteca ou um parque público. É um templo para a mente. É um lugar ao qual todos podemos ir para pensar, aprender e partilhar o nosso conhecimento com os outros. É um projecto humano único, o primeiro do seu género na história. É um projecto humanitário que pretende levar uma enciclopédia livre a cada pessoa no planeta.

Cada uma das pessoas no planeta.

Se cada um dos 400 milhões de leitores da Wikipédia fizer um donativo de um dólar, nós teríamos 20 vezes mais dinheiro do que precisamos. Somos uma organização pequena e eu tenho trabalhado muito ao longo dos anos para nos mantermos unidos.

Para conseguir isso sem recorrer à publicidade, precisamos de si. É você que mantém este sonho vivo. Foi você que criou a Wikipedia. É você que acredita que vale a pena termos este lugar de reflexão e aprendizagem.

Este ano, por favor considere fazer uma doação de €20, €35, €50 – ou qualquer outra quantia que entender – para proteger e sustentar a Wikipédia.

Obrigado,

Jimmy Wales
Fundador da Wikipédia

Para ajudar clique aqui.

23 de dezembro: Dia da Deusa Egípcia Hathor


Hator (em egípcio: ḥwt-ḥr, lit. "recinto de Hórus") é uma das deusas mais veneradas do Egito Antigo, a deusa das mulheres, dos céus, do amor, da alegria, do vinho, da dança, da fertilidade e da necrópole de Tebas, pois sai da falésia para acolher os mortos e velar os túmulos.

Poderes

É a legítima portadora do sistro (era feito em geral em bronze, mas também existiam exemplares em madeira e em faiança. Os sistros estavam particularmente associados ao culto da deusa Hathor, mas poderiam também ser empregues no de Ísis, Bastet e Amon. Os Egípcios acreditavam que o som produzido pelo instrumento poderia aplacar o deus em questão. Quando o culto de Ísis se difundiu na bacia do Mediterrâneo, o sistro tornou-se um instrumento popular entre os romanos).
Trazia a felicidade e era chamada de "dama da embriaguez" e muito celebrada em festas.
As mulheres solteiras oravam para ela enfeitiçar seus espelhos de metal.
Distribuidora do amor e da alegria, deusa do céu e protetora das mulheres, nutriz do deus Hórus e do faraó.


História

Hator (Hathor ou Het-Heru) era associada com Ísis e com Bast, porém, esta Hator mais conhecida é a reformulação de uma Hathor pré-dinástica, muito mais antiga, da qual pouco foi revelado e muito foi ocultado pela classe sacerdotal. Seu poder era tão grande que, mesmo com estas reformulações e confusões, em mais de uma dinastia o faraó era considerado filho de Hathor ou seu consorte.

Culto

Personificação das forças benéficas do céu, depois de Ísis, é a mais venerada das deusas. Era prestado culto a Hathor em todo o Egito, em especial em Denderá.


Iconografia

Ela é representada de várias formas ao longo da história e pré-história egípcia:

* como uma mulher com chifres na cabeça portando o disco solar;
* como uma mulher com orelhas de vaca;
* como uma mulher com cabeça de vaca portando o disco solar;
* como uma vaca, com disco solar e duas plumas entre os chifres.

Às vezes é retratada por um rosto de mulher visto de frente e provido de orelhas de vaca, a cabeleira separada em duas abas com as extremidades enroladas.

Origem do refrigerante Guaraná


Guaraná é um refrigerante originado da fruta do guaraná.

O processo de processamento do xarope da fruta iniciou-se no Brasil em 1905 por Luiz Pereira Barreto, um médico da cidade de Resende, Rio de Janeiro. Em 1906 é lançado pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla, e, em 1921, o Guaraná Champagne Antarctica, pela empresa homônima (hoje AmBev).


Outro refrigenate de guaraná foi criado acidentalmente em 1920 pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, no estado do Maranhão. Jesus importou uma máquina de gaseificação para produzir uma espécie de magnésia fluida, um medicamento famoso na época, com extratos de 17 ingredientes da Amazônia, entre eles guaraná e canela, mas o negócio não deu certo. O farmacêutico resolveu fazer uma bebida para os netos e agradou a todos. Com o tempo, a bebida cor-de-rosa caiu no gosto do povo e até hoje é bastante popular no estado, mantendo a fórmula.


Em 2001, a Coca-Cola comprou a marca.

Na Sérvia e em outros países do Leste Europeu, fabrica-se uma bebida energética à base de guaraná, comercializada com este nome, mas que em vez de ser refrigerante tem sabor azedo e efeito cardioacelerador.

Algumas das marcas de Guaraná são:


* Guaraná Antarctica (AmBev)
* Kuat (The Coca-Cola Company)
* Cotuba (Arco Iris)
* Guaraná Jesus (The Coca-Cola Company)
* Guaraná Pureza (Bebidas Leonardo Sell)
* Guaraná Vencetex (Vencetex)
* Dolly (Dolly)


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Receita: Pão francês


Ingredientes

* ½ quilo de farinha de trigo
* 15 g de fermento para pão
* 15 g de sal
* 20 g de açúcar
* 1 colher (sopa) se margarina

Modo de Preparo

1. Dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar.
2. Misture os outros ingredientes.
3. Amassa e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma.
4. Se for necessário, coloque mais água e mais farinha.
5. A massa não deverá grudar nas mãos.
6. Deve ficar com aspecto leve e esponjoso.
7. Deixe descansar por duas horas.
8. A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado.
9. Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima.
10. Deixe que ela descanse mais uma hora.
11. Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno.
12. Assar por 40 minutos mais ou menos.


Informações Adicionais

Tempo: 150min - Rend.: 20 porções

Madonna é uma das figuras mais poderosas do século 20


A revista norte-americana Time divulgou uma lista com as 25 mulheres mais poderosas do século 20, na qual inclui nomes como a ex-primeira-ministra indiana Indira Ghandi e a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, lado a lado com as cantoras Madonna e Aretha Franklin.

O primeiro lugar da lista pertence a Jane Addams, a primeira americana a ser premiada com o Nobel da Paz, em 1931. Jane notabilizou-se pelo seu trabalho em torno da defesa do voto feminino e dos direitos fundamentais das mulheres.

Em segundo lugar está a ex-presidente das Filipinas, Corazón Aquino, e em terceiro a bióloga marinha Rachel Carson, cujo trabalho foi fundamental para o início do movimento ecológico.

Completam o top 10 a estilista francesa Coco Chanel, a cozinheira americana Julia Child, a ex-primeira dama americana e atual secretária de Estado Hillary Clinton, a cientista polonesa Marie Curie, a cantora americana Aretha Franklin, a política indiana Indira Gandhi e a americana Estée Lauder, criadora da empresa de cosméticos com o mesmo nome.

Figuram ainda nesta lista nomes como o de Madonna (11º lugar), da atual chanceler alemã, Angela Merkel (14º lugar), da madre Teresa de Calcutá (22º), da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher (23º) e da apresentadora Oprah Winfrey (24º).

Fazem parte também Sandra Day O'Connor, primeira mulher a integrar o Supremo Tribunal nos EUA; Rosa Parks, ativista pelos direitos humanos; Jiang Qing, viúva do líder chinês Mao Tsé-tung; Margaret Sanger, norte-americana pioneira defensora do controle da natalidade e Gloria Steinem, feminista.