Google+ Followers

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Hipertensão


A hipertensão é uma doença comum, que atinge cerca de 15 a 205 da população brasileira. Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que, contudo, vão comprometendo um silêncio órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos. Mas, dá para evitar esse quadro e até prevenir o aparecimento da hipertensão.

O QUE É A HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Trata-se da pressão exercida pelo coração sobre as artérias, que pode ser medida por dois valores; máximo (pressão sistólica), que diz respeito à pressão que o coração faz para bombear o sangue em direção aos outros órgãos e o mínimo (pressão distólica) que se refere à acomodação do sangue nos valos sanguíneos.

QUAIS SÃO OS ÍNDICES NORMAIS DA PRESSÃO?

Para adultos, a Organização Mundial da Saúde aceita como normal uma pressão máxima de até 140 e uma pressão mínima de até 90 mmHg (14 por 9). Entretanto, tem havido uma tendência à redução desses níveis por conta da dificuldade em demarcar os limites entre os valores normais e a alterações que indicam hipertensão.

O QUE É HIPERTENSÃO?

É uma doença de múltiplas causas, caracterizada pelo aumento mantido dos valores da pressão arterial. Valores de 14 por 9, mesmo que a pessoa esteja calma e em repouso, já podem ser considerados anormais.

O QUE ACONTECE NO ORGANISMO DE UM HIPERTENSO?

Suas artérias ficam apertadas e dificultam a passagem do sangue, razão pela qual o coração precisa exercer uma pressão maior para bombeá-lo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresenta sintomas. Quando presente, porém, podem manifestar-se como dor de cabeça, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros como palpitação, dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas demonstram que os órgãos alvo da doença podem estar comprometidos. Nestes casos, convém procurar um médico imediatamente.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DOENÇA?

Em 90 a 905 dos casos não há uma causa conhecida para a hipertensão. Mas, eventualmente, problemas endócrinos e renais, gravidez, uso freqüente de alguns medicamentos (anticoncepcionais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides e moderadores de apetite) de cocaína, bem como doenças neurológicas, podem ser causas de hipertensão arterial.

COMO A HIPERTENSÃO PODE SER DIAGNOSTICADA?

O diagnóstico é baseado na medida da pressão arterial com um aparelho próprio, usado em hospitais, ambulatórios e consultórios. Embora simples, a medida isolada da pressão sofre influência de vários fatores. Por conta disso, hoje a medicina utiliza outros recursos adicionais para diagnosticar a hipertensão.

QUE RECURSOS SÃO ESSES?

Um deles é o teste ergométrico, que mede a pressão do indivíduo durante o esforço físico e pode evidenciar se ele possui risco de desenvolver hipertensão. Outro é a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), que registra a pressão do paciente 24 horas, ao longo de suas atividades diárias e do sono, fornecendo dados relevantes para o médico. Mas nenhum desses recursos substitui a avaliação clínica do paciente e a medida da pressão arterial em consultório.

POR QUE É IMPORTANTE CONTROLAR A HIPERTENSÃO?

Porque a expectativa de vida de uma pessoa com hipertensão é 40% menor que a de um indivíduo sadio, ao longo dos anos. O fato é que, ao esforçar-se para bombear o sangue, o coração do hipertenso fica vulnerável à insuficiência cardíaca. Além disso, devido ao aumento da pressão, vai desgastando os vasos, que podem romper-se e causar o derrame cerebral. Esse desgaste ainda facilita o acúmulo de placas de gordura nas artérias, predispondo o indivíduo ao infarto. Outra conseqüência grave é o comprometimento do sistema de filtração dos rins.

QUAL É O TRATAMENTO?

Para alguns, uma dieta com pouco sal e sem gordura, além da mudança de3 hábitos de vida 9deixar de fumar, ingerir menos álcool, fazer exercícios e emagrecer) são suficientes par manter a pressão controlada. Outros, porém, necessitam de medicamentos. Mas só o médico pode estabelecer o tipo de hipertensão, avaliar o estado dos órgãos alvo da doença e prescrever o tratamento indicado.

COMO É POSSÍVEL PREVENIR A HIPERTENSÃO?

Levar uma vida saudável, manter o peso ideal, não ingerir bebidas alcoólicas, fazer exercícios, não fumar e adotar uma dieta balanceada, com consumo moderado de sal são atitudes preventivas. Também é recomendável que toda pessoa com mais de 40 anos faça medidas periódicas de pressão – sobretudo quem tem histórico de pressão alta na família – sempre sob orientação médica.

QUALQUER ELEVAÇÃO DE PRESSÃO JÁ É SINAL DE SIPERTENSÃO?

Não. A pressão varia nas 24 horas do dia e segue um ritmo próprio, influenciada pelo estado psicológico da pessoa, hábitos e atividades cotidianas. Portanto, pode subir momentaneamente, mas depois voltar ao normal. Para ser rotulado como hipertenso, o paciente deve apresentar níveis de pressão acima dos limites da normalidade, obtidos em medias consecutivas, em duas ou mais visitas ao médico.

Fonte: Centro de Medicina Diagnóstica Fleury

A família


Você já parou algum dia para pensar como funciona uma colmeia? Já se deu conta de que nela tudo é ordem, disciplina, preocupação pelo todo?

A colmeia é formada por células de cera, que se contam aos milhares. Em algumas dessas células existem ovos ou larvas de abelha. Outras servem como depósitos de pólen e de mel. Essas são os favos de mel.

Numa colmeia podem existir até 70 mil abelhas, que exercem diferentes funções.

As operárias são as que alimentam as larvas, cuidam da colmeia, trazem comida para todos os habitantes da comunidade.

As operárias começam como faxineiras, limpando as células onde estão os ovos.

Depois produzem a geleia real que serve para alimentar as abelhas mais jovens e a rainha.

Também trabalham como babás alimentando as abelhinhas mais crescidas com pólen e mel.

Com dez dias de vida elas se tornam construtoras. Começam a produzir cera, que lhes permite construir e remendar as células da colmeia.

A rainha tem como tarefa botar ovos, dos quais sairão as operárias, os zangões e as novas rainhas. No verão chega a botar em um só dia mil e quinhentos ovos.

O zangão, desde que nasce, tem por tarefa a procriação com a rainha. Depois morre.

Tudo na colmeia reflete ordem, equilíbrio.

As operárias são também as que saem da colmeia para buscar a matéria prima de que necessitam. Estranhamente, elas nunca se enganam no caminho de volta para casa, para onde retornam com sua preciosa carga.

Embora sua vida seja curta, de cinco semanas apenas, elas não se cansam de trabalhar pelo bem-estar de toda a equipe.

Podemos pensar na família como uma colmeia racional. Cada um tem sua tarefa a cumprir, visando o crescimento da pequena coletividade, como exige o lar.

E todos são importantes no desempenho do grupo doméstico.

É no seio da família, na intimidade do lar, que se vão descobrir operárias incansáveis, trabalhando sem cessar, não se importando consigo mesmas. Em constante processo de doação.

É na família que se aprende a transformar o fel das dificuldades, as amarguras das incompreensões no mel das atenções e do entendimento.

É ali que se exercita a cooperação. Afinal, como a família é uma comunidade, há necessidade de ajuda mútua.

Quando a família enfrenta as dificuldades com união, cresce e supera problemas considerados insolúveis.

Para que a família progrida no todo, cada um deve se conscientizar de sua tarefa e realizá-la com alegria.

É por este motivo que as crianças devem ser incentivadas, desde cedo, a pequenas tarefas no lar.

Retirar os pratos da mesa, lavar a louça, aquecer a mamadeira do menorzinho.

Renúncia a um pequeno lazer para satisfazer o outro. Nem que seja somente a satisfação da companhia ou de um diálogo amistoso.

Se na colmeia familiar reinar o amor, conseguiremos com certeza ter elementos para uma atuação segura, verdadeiramente cristã, junto à família maior, na imensa colmeia do mundo.

* * *

A família é abençoada escola de educação moral e espiritual. É oficina santificante onde se burilam caracteres. É laboratório superior em que se refinam ideais.

Redação do Momento Espírita, com base na Revista
Minimonstros, ed. Globo, 1964 e no cap. 15, do livro Rosângela,
pelo Espírito Rosângela, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 21.07.2010.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Remédio Caseiro


Um sujeito vai ao médico para exames de rotina.
O médico, depois de ver a história clínica do paciente, pergunta:
- Fuma?
- Pouco.
- Tem que parar de fumar.
- Bebe?
- Pouco.
- Tem que parar de beber.
- Faz sexo?
- Pouco.
- Tem que fazer muito, mas muito sexo. Isto irá ajudá-lo!
O sujeito vai para casa, conta tudo a mulher e, imediatamente, vai pro banho.
A mulher se enche de graça e esperança, se enfeita, se perfuma, põe roupa especial e fica na espera.
O sujeito sai do banho, começa a se arrumar, se vestir, se perfumar e a mulher, surpresa, pergunta:
- Aonde é que você pensa que vai?
- Não ouviu e entendeu o que o médico me disse?
- Sim, mas, aqui estou eu prontinha ...
O sujeito:
- AAAAHHHH NEIDE!!! NEIDE, NEIDE...., LÁ VEM VOCÊ COM A SUA MANIA DE REMÉDIO CASEIRO!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Kennel Clube reconhece três novas raças caninas

O Pastor Islandês é o único cão nativo da Islândia

Os amantes de cães e criadores de todo o mundo tem um motivo a mais para comemorar. A família animal acaba de ganhar novos membros registrados. Isso porque a partir de agora, mais três raças caninas se juntaram à lista oficial de puros sangue do American Kennel Club (AKC). Tratam-se de cães atléticos, grandes e fortes que, na realidade, já existiam há muito tempo, mas só agora foram reconhecidos.

Segundo o site TODAYshow.com, o Pastor Islandês é um deles. O cachorro é o único cão nativo da Islândia, e tem origem da família que inclui o Chow Chow, Spitz e Esquimó Americano. O animal também foi usado como pastor de ovelhas, cavalos e gados no passado, e chegou à ilha com os Vikings, que se instalaram no país há mais de mil anos. A raça, que é considerada uma das mais antigas do mundo, só agora está recebendo o reconhecimento formal do AKC.

Estima-se que a raça Leonberger exista desde 1800 - Reprodução/ TODAYshow.comEstima-se que a raça Leonberger exista desde 1800
Crédito: Reprodução/ TODAYshow.com

Já o grande e fofo Leonberger mal foi reconhecido e já virou notícia após um famoso criador da raça receber uma homenagem fúnebre dos animais. O cachorro ganhou esse nome a partir da cidade de Leonberg, Alemanha, de onde se originou, em 1800. Apesar de seu porte, o Leonberger se dá muito bem com crianças. Originalmente, esse cachorro foi pensando para ser um cruzamento entre o São Bernardo e o Terranova.

O Cane Corso é o cão amais raro das novas raças, e quase chegou a ser extinto - Reprodução/ TODAYshow.comO Cane Corso é o cão amais raro das novas raças, e quase chegou a ser extinto
Crédito: Reprodução/ TODAYshow.com

Para finalizar, o terceiro cão reconhecido é também um dos mais raros do mundo. Trata-se do musculoso Cane Corso, que quase chegou a ser extinto, mas foi trazido de volta na década de 1980 por um pequeno grupo de criadores. Membros da família de mastiffes, os Cane Corsos foram muito valorizados em sua terra natal, a Itália, para a caça de presas como javali e lutando ao lado de soldados em batalhas antigas. Além disso, esses cães são considerados fáceis de treinar e muito inteligentes.

E para quem estava curioso para saber quais são os critérios para um cachorro ser reconhecido, não basta ser apenas uma raça distinta para ganhar um lugar na lista do AKC. Segundo a porta-voz da entidade, Christina Duffney, não há nenhuma regra severa e rápida sobre quanto tempo leva esse reconhecimento. “Não há um número definido de anos. Você nunca sabe quanto tempo pode levar”, completou. Christina falou ainda que, agora que essas raças foram registradas, elas estão autorizadas a competir em shows e participar de qualquer atividade oficial do AKC.

IBM adota Firefox como seu navegador padrão


De agora em diante, o Firefox será o navegador padrão para os mais de 400 mil empregados da IBM em todo o mundo, conforme imposição indicação da diretoria da empresa. Agora, além do Lotus Notes, Lotus Sametime, e Lotus Symphony, o navegador da Fundação Mozilla também faz parte da lista de softwares básicos usados pela empresa.

A ordem saiu do gabinete do vice presidente da empresa, Bob Sutor, que explicou a escolha em seu blog. Segundo ele, o Firefox é um navegador rápido, compatível com os padrões web, seguro, open source e pode ser customizado pelas empresas como a própria IBM. Sem contar que, ao padronizar os browsers em escala mundial, eles facilitam a implementação de ações do tipo cloud computing.

Sutor também disse – de forma sutil – que o Firefox foi o responsável pela evolução do Internet Explorer. “O Firefox é inovador e forçou os navegadores que vieram antes e depois dele a serem mais rápidos e adicionar funções”, disse ele. Concordo plenamente, pois por muito tempo o IE apenas atualizava a versão e corrigia bugs.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

domingo, 4 de julho de 2010

Mais de 2 bilhões de complementos pra Firefox já foram instalados


A Mozilla anunciou que os complementos (add-ons) para Firefox já foram baixados mais de 2 bilhões de vezes, um número impressionante. O uso de complementos que trazem novas funcionalidades para o browser foi um dos grandes diferenciais que ajudou o Firefox a se destacar no mercado e acabou fazendo com que seus concorrentes seguissem o mesmo caminho.

A marca de 1 bilhão de downloads foi batida em novembro de 2008 e a Mozilla acreditava que a nova marca de 2 bilhões fosse demorar ainda 3 anos para ser alcançada, mas graças ao sucesso do Firefox isso acabou acontecendo na metade do tempo. No total são mais de 60 mil complementos diferentes para serem baixados e 150 milhões dessas instalações são usadas ativamente no dia-a-dia pelos usuários do Firefox.

Para comemorar a marca alcançada a Mozilla lançou um site especial com os 25 melhores complementos para, você sabe, já dar um gás na corrida para os 3 bilhões.

Rocambole de Morango


Ingredientes:

3 ovos, separados
125g de açucar granulado fino, mais 2 colheres de sopa extras
90g de farinha com fermento peneirada *
2 colheres (sopa) de agua quente

*desta vez eu não tinha farinha com fermento, então fiz com a normal e coloquei mais 1/2+1/4 colher(chá) de fermento mais uma pitada de sal

Recheio:
160g de geléia de morango
185ml de creme de leite fresco
250g de morangos picado

Preparo:
Pré aqueça o forno a 200°C. Salpique 1 colher (sopa) de açucar numa folha de papel vegetal de 30×35cm colocada sobre um pano e reserve. Pincele com óleo ou manteiga derretida uma forma de 25×30cm e forre com outro papel vegetal.

Bata as claras em neve e junte gradualmente o açucar e bata até que se dissolva. Junte, batendo a cada adição, as gemas de ovo levemente batidas, e bata até que engrosse. Junte a farinha e 2 colheres sopa de agua quente. Espalhe na forma e asse durante 8 a 10 minutos ou até que fique firme e dourado.

Desenforme sobre o papel com açucar e retire o papel da base. Com o pano a servir de guia, enrole a partir da ponta mais estreita e deixe descansar 20 minutos, ou até que esfrie, depois desenrole(isto evita que o rocambole se parta).

Recheio:
Bata o creme de leite com 1 colher (sopa) de açucar até que engrosse. Espalhe a geléia no rocambole e
cubra com o creme de leite e morangos. Enrole de novo e deixe esfriar.

Fonte: http://www.pamelabrandao.com/receitas/

Mostra sobre Audrey Hepburn, no Rio, reúne filmes que consolidaram a atriz como ícone de estilo



Audrey Hepburn e William Holden em "Sabrina": atriz usa o vestido criado por Givenchy

A seleção de longas-metragens que integra a mostra “Audrey Básica” é uma boa oportunidade para se entender como foi construído o estilo de uma das atrizes mais importantes do cinema mundial. Ícone fashion, a longilínea Audrey Hepburn imortalizou looks que se mantêm atuais até hoje, a começar pelo vestido preto assinado por Givenchy e usado por ela em “Bonequinha de Luxo”, em 1961.

Esse e outros trabalhos de sua filmografia integram o evento gratuito que acontece de 6 a 11 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. A mostra tem incío com a exibição de “A Princesa e o Plebeu”, de 1953, estreia oficial de Hepburn no cinema. Inicialmente, seria Elizabeth Taylor a atriz cotada para o papel da jovem princesa entediada com a vida dentro do palácio. Impressionado pelo teste de Audrey, o diretor William Wyler colocou-a no filme gravado em Roma, onde a “princesa” conhece o jornalista interpretado por Gregory Peck e por ele se apaixona. Nessa produção, a atriz usou pela primeira vez nas telas uma combinação fashion que a imortalizaria: sapatilhas com calças corsário.

Em 1954, escalada para a comédia romântica “Sabrina”, dirigida por Billy Wilder, foi a heroína dos personagens de Humphrey Bogart e William Holden. Já em seu seu segundo filme usou uma criação de grife feita exclusivamente para ela: o vestido Givenchy com o qual surge em uma festa quando a jovem Sabrina retorna de Paris para sua casa nos Estados Unidos.

Audrey em dois momentos: em cena de "Bonequinha de Luxo" (à esq.) e em "My Fair Lady" (à dir.)

Estão na mostra também “Guerra e Paz” (1956), “Cinderela em Paris” (1957), “Quando Paris Alucina” (1964) e “My Fair Lady”, feita um ano antes, outra produção imortalizada pelo figurino exagerado que Givenchy criou para a estrela. O estilita dono da marca francesa teve em Audrey Hepburn sua mais famosa modelo e desenvolveu com ela uma amizade que durou anos.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com

4 de julho

Ilustração de Alice no País das Maravilhas

Eventos históricos

* 1054 - Uma supernova é observada pelos Chineses e Ameríndios próximo à estrela ζ Tauri. Permanece, durante meses a fio, brilhante o suficiente para ser vista durante o dia. Seus restos formam a Nebulosa do Caranguejo.
* 1187 - Saladino derrota os cruzados comandados por Guy de Lusignan na Batalha de Hattin.
* 1534 - Cristiano III é eleito rei da Noruega e Dinamarca na cidade de Rye.
* 1569 - O Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituania, Sigismundo II, assina o documento que une a Polônia e a Lituânia, criando a República das Duas Nações.
* 1610 - A Batalha de Klushino entre as forças da República das Duas Nações e a Russia, durante a Guerra polaco-moscovita.
* 1776
o Publicada a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.
o Utilizado pela primeira vez na Declaração da Independência o nome "Estados Unidos da América".
* 1810 - A França ocupa Amsterdã.
* 1833 - A vila da Horta (Açores) é elevada a categoria de Cidade.
* 1848 - Colocação da pedra fundamental na construção do Monumento a Washington.
* 1863 - Encerrado o Cerco de Vicksburg, um dos eventos decisivos da Guerra Civil Americana. A rendição de 30,000 soldados da guarnição confederada deu a União o domínio do Rio Mississippi, dividindo a confederação em dois.
* 1865 - Publicação de Alice no País das Maravilhas.
* 1937 - Inaugurado no jogo Sport 6x5 Santa Cruz o Estádio Aldemar da Costa Carvalho, popularmente conhecido como Ilha do Retiro.
* 1959 - Maria Esther Bueno se torna a primeira pessoa de nacionalidade brasileira a vencer um Grand Slam de tênis, no Torneio de Wimbledon.
* 1960 - Adoção da atual Bandeira dos Estados Unidos, representando seus 50 estados.
* 1997 - A nave não tripulada "Mars Pathfinder" pousa em Marte e mostra as primeiras imagens da superfície do planeta vermelho, após uma viagem espacial de 500 milhões de quilômetros.
* 2005 - Os Estados Unidos lançam a sonda Deep Impact, construída para lançar um projétil contra o cometa 9P/Tempel 1 para estudos.

Nascimentos

* 1543 - Sultão Otomano Murad III (m. 1595).
* 1715 - Christian Fürchtegott Gellert, poeta alemão (m. 1769).
* 1790 - George Everest, geógrafo galês (m. 1866).
* 1799 - Rei Óscar I da Suécia (m. 1859).
* 1804 - Nathaniel Hawthorne, escritor estadunidense (m. 1864).
* 1807 - Giuseppe Garibaldi, patriota italiano, que lutou pela unificação de seu país (m. 1882).
* 1826 - Stephen Foster, compositor estadunidense (m. 1864).
* 1854 - Victor Babeş, médico e biólogo romeno (m. 1926).
* 1883 - Rube Goldberg, cartunista norte-americano (m. 1970).
* 1866 - Emílio de Meneses, jornalista e poeta, imortal da Academia Brasileira de Letras e mestre dos sonetos satíricos (m. 1918).
* 1872 - Calvin Coolidge, 30° Presidente dos Estados Unidos (m. 1933).
* 1906 - Emídio Santana, anarco-sindicalista português (m. 1988).
* 1910 - Gloria Stuart, atriz estadunidense.
* 1914 - Nuccio Bertone, empresário italiano (m. 1997).
* 1918
o Johnnie Parsons, piloto norte-americano de F-1 (m. 1958).
o Taufa'ahau Tupou IV, rei de Tonga (m. 2006).
* 1926 - Alfredo Di Stéfano, ex-futebolista e ex-treinador de futebol argentino.
* 1927
o Gina Lollobrigida, atriz italiana.
o Neil Simon, teatrólogo e roteirista estadunidense.
o Donald Lathrap, arqueólogo estadunidense (m. 1990).
* 1928 - Giampiero Boniperti, ex-futebolista italiano.
* 1929 - Darío Castrillón Hoyos, cardeal colombiano.
* 1937 - Thomas Nagel, filósofo estadunidense.
* 1943 - Milan Máčala, ex-futebolista e treinador de futebol tcheco.
* 1946 - Ado, ex-futebolista brasileiro, tricampeão com a Seleção Brasileira de Futebol em 1970.
* 1947 - Luciano do Valle, locutor esportivo brasileiro.
* 1948 - René Arnoux, ex-piloto francês de Fórmula 1.
* 1952
o Jonh Waite, cantor de rock britânico.
o Álvaro Uribe Vélez, presidente da Colômbia.
* 1959 - Victoria Abril, atriz espanhola.
* 1960
o Roland Ratzenberger, piloto austríaco de F-1 (m. 1994).
o Caroline Attia, esquiadora francesa.
o Buenaventura Ferreira, ex-futebolista paraguaio.
o José Rainha Júnior, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
* 1961 - Valentin Ivanov, ex-árbitro de futebol russo.
* 1963
o Cle Kooiman, ex-futebolista norte-americano.
o Luis Ramallo, ex-futebolista boliviano.
* 1965 - Michael Emenalo, ex-futebolista nigeriano.
* 1969 - Charles Paraventi, ator brasileiro de origem estadunidense.
* 1970
o Andrey Cherkasov, ex-tenista russo.
o Tony Vidmar, ex-futebolista australiano.
o Adriana Garambone, atriz e cantora brasileira.
* 1972 - Gackt, músico japonês, vocalista da extinta banda Malice Mizer.
* 1973
o Jan Magnussen, ex-piloto de Fórmula 1 dinamarquês.
o Tony Popović, ex-futebolista australiano.
* 1974
o Vincent Spadea, tenista norte-americano.
o Denis Pankratov, nadador russo.
o Ionuţ Dragomir, futebolista romeno.
* 1975 - Milan Osterc, futebolista esloveno.
* 1976
o Marcelo Romero, futebolista uruguaio.
o Daijiro Kato, motociclista japonês (m. 2003).
* 1977
o Sebastián Méndez, ex-futebolista argentino.
o Remco Heerkens, futebolista holandês.
* 1978
o Émile Mpenza, futebolista belga.
o Marcos Daniel, tenista brasileiro.
o Mikheil Meskhi, futebolista georgiano.
* 1979 - Renny Vega, futebolista venezuelano.
* 1980
o Josafá, futebolista brasileiro.
o Maroš Klimpl, futebolista eslovaco.
* 1981 - Dédé, futebolista angolano.
* 1982
o Daniel Arismendi, futebolista venezuelano.
o Hannah Harper, atriz britânica.
o Haim Megrelashvili, futebolista israelense.
* 1983
o Isabeli Fontana, modelo brasileira.
o Miguel Pinto, futebolista chileno.
o Roman Rebrov, futebolista russo.
* 1985
o Taishi Tsukamoto, futebolista japonês.
o Wason Rentería, futebolista colombiano.
* 1987 - Guram Kashia, futebolista georgiano.
* 1988 - Simões, futebolista brasileiro.
* 1989
o Gérman Sánchez, piloto espanhol de corridas.
o Aleksandr Stavpets, futebolista russo.
o Ryosuke Ishida, futebolista japonês.
* 1990
o Gabriel Pimba, futebolista brasileiro.
o David Kross, ator alemão.
o Naoki Yamada, futebolista japonês.
* 1993 - Elvis Stuglis, futebolista letão.

Falecimentos
Marie Curie (1911)
'François-René de Chateaubriand', pintura de Anne-Louis Girodet de Roussy-Trioson

* 943 - Taejo de Goryeo, governante da Coréia (n. 877).
* 966 - Papa Bento V
* 1187 - Reinaldo de Châtillon, Príncipe de Antioquia (n. 1125).
* 1336 - Rainha Santa Isabel, mulher de D. Dinis.
* 1541 - Pedro de Alvarado, explorador espanhol (n. 1495).
* 1546 - Capitão Barba Ruiva, Almirante otomano (n. 1478).
* 1623 - William Byrd, compositor inglês (n. 1543).
* 1641 - Pedro Teixeira, militar português, explorador e sertanista.
* 1761 - Samuel Richardson, escritor inglês (n. 1689).
* 1780 - Carlos Alexandre de Lorena, Duque de Lorena (n. 1712).
* 1789 - Cláudio Manuel da Costa , jurista e poeta luso-brasileiro (m. 1729)
* 1826 - John Adams e Thomas Jefferson, 2º e 3º presidentes dos Estados Unidos da América (n. 1735 e 1743)
* 1831 - James Monroe, 5º presidente dos Estados Unidos da América
* 1848 - François-René de Chateaubriand, escritor francês (n. 1768).
* 1868 - Henrietta Leavitt, astrônoma estado-unidense (m. 1921).
* 1902 - Swami Vivekananda, líder espiritual indiano (n. 1863).
* 1905 - Élisée Reclus, anarquista francês (n. 1830).
* 1910 - Giovanni Schiaparelli, astrônomo italiano (n. 1835).
* 1920 - Max Klinger, pintor simbolista, escultor e artista gráfico alemão (n. 1857)
* 1922 - Lothar von Richthofen, aviador alemão (n. 1894).
* 1925 - Pier Giorgio Frassati, santo italiano (n. 1901).
* 1934 - Marie Sklodowska Curie, co-descobridora do rádio e do polônio. (n. 1867)
* 1938 - Suzanne Lenglen, tenista francesa (n. 1899)
* 1941
o Kaiser Guilherme II, imperador da Alemanha
o Antoni Łomnicki, matemático polonês (n. 1881).
* 1948 - Monteiro Lobato, escritor brasileiro. (n. 1882)
* 1986 - Oscar Zariski, matemático russo (n. 1899).
* 1992 - Ástor Piazzolla, bandoneonista e compositor argentino (n. 1921).
* 1992 - Marcelo Tupinambá, compositor brasileiro (n. 1889).
* 1994 - Roberto Burle Marx, arquiteto e pintor brasileiro (n. 1909)
* 2003 - Barry White, musico e compositor
* 2007 - Henrique Viana, actor português (n. 1936).
* 2008 - Jesse Helms, político estadunidense (n. 1921).
* 2009 - Brenda Joyce, atriz estadunidense (n. 1917).

Feriados e eventos cíclicos
Estátua de Pax

* Dia Internacional do Cooperativismo - Dia comemorativo do cooperativismo mundial idealizado pela ONU

* Independence Day (Dia da Independência), nos Estados Unidos da América.

* Dia do Operador de Telemarketing - Brasil

* Feriado Municipal de Coimbra (Portugal).

* Afélio da Terra em relação ao Sol.

* Santos do dia

o Santa Isabel de Aragão, Rainha de Portugal
o Beato Pier Giorgio Frassati, ativista católico

* Roma antiga: Dia de Pax, deusa da paz.

* Dia do Bombeiro Brasileiro - Brasil

sábado, 3 de julho de 2010

Prefeitura de SP planeja instalar cinzeiros nas ruas da cidade

Ação de colocar bituqueira na rua, adotada por
condomínio empresarial na Avenida Paulista,
ganha apoio da Prefeitura (Foto: Glauco Araújo/G1)

A Prefeitura de São Paulo está à procura de parceiros para a instalação de bituqueiras na cidade. Em troca, permitirá publicidade nos equipamentos. Empresários de Moema e da Vila Madalena já apresentaram projetos à São Paulo Urbanismo (SP Urbanismo). Mas Regina Monteiro, diretora de paisagem urbana do órgão, diz que nenhum projeto foi aprovado. "Eles não se mostraram economicamente viáveis", afirma.

A ideia do governo municipal é firmar termos de cooperação com a iniciativa privada - semelhantes aos projetos de adoção de praças. Os interessados devem apresentar o modelo de bituqueira que pretendem utilizar, a quantidade de equipamentos, os locais onde serão instalados, além de indicar como a limpeza será feita e o destino dos resíduos recolhidos.

Caberá à Prefeitura fiscalizar a manutenção dos equipamentos e certificar-se de que os logotipos ou nomes estampados nas bituqueiras não desrespeitam a Lei Cidade Limpa, que regula a publicidade externa em São Paulo.

"As pessoas não vão anunciar. Não é propaganda, mas parceria com a Prefeitura. Apenas daremos o crédito a quem pagou a iniciativa. É um termo de cooperação com o interesse público", afirma Regina.

Reciclagem

Os projetos que reciclarem as bitucas recolhidas terão preferência na escolha da SP Urbanismo. Ainda não há previsão exata de onde os equipamentos serão implementados. "Não fizemos um estudo. Mas deverá se concentrar perto dos locais com maior demanda, como bairros com bares, restaurantes e empresas", diz a diretora.

Também não há um modelo definido. A Prefeitura vai estudar cada caso e deverá sugerir alterações, caso seja necessário. "Daremos preferência aos modelos afixados nas paredes dos estabelecimentos para que não seja criado mais um elemento que atrapalhe a circulação no passeio público", explica Regina.

Na Avenida Paulista, fumantes ganharam dois cinzeiros para jogar a bituca do cigarro disponibilizados por um condomínio empresarial. A intenção foi conscientizar as pessoas a manter a calçada limpa.

Fonte: http://g1.globo.com

Dachshund luta pelo título de cão mergulhador




Cãozinho tem traje especial para mergulhar em águas profundas

Um grupo de mergulhadores russos tem um novo recruta, mas o que diferencia esse integrante, no entanto, é o seu tamanho diminuto. Ele é pequeno, peludinho e tem quatro patas! Sim, trata-se de um cachorrinho da raça Dachshund o novo membro da equipe.

Segundo o site do jornal Daily Mail, o “cão marítimo” mergulha com seu proprietário em um traje projetado especialmente para ele, e também uma máscara respiratória. Sergei Gorbunov é mergulhador profissional e foi também o responsável por treinar Boniface para a função.

Em entrevista à publicação, Gorbunov diz que sempre que ia mergulhar sem Boniface, o cão ficava chateado, então decidiu resolver o problema levando-o junto. Coube a uma empresa sul-coreana fazer o traje, e agora, os corajosos mergulhadores estão aptos para passar horas sob as ondas perto de Vladivostok, na Rússia.

Mergulhadores preparam Boniface para um mergulho teste na piscina


A roupa vem acoplada com tanque de oxigênio e máscara de plexiglas, um material que resiste a altas pressões. Boniface, até agora, vestiu a roupa em uma série de testes em piscinas de águas profundas, com um pouco de incentivo de salsichas dadas por seu dono.

Gorbunov, que é diretor de mergulho do Vladivostok Maritime College, disse que seu cãozinho sentiu-se confortável com o mergulho. “Nós achamos que a experiência é um grande sucesso, Boniface se sentiu confortável com a água, mas talvez, seja só porque ele se alimenta de salsichas, antes e depois dos mergulhos”.

De acordo com o site, Sergei disse também que Boniface estará pronto, em breve, para mergulho em águas abertas com a equipe, em profundidade de até 45 metros, que é a distância máxima para mergulhadores humanos.

Vira-latas são os queridinhos dos paulistanos

Foto do super blog Blog da Carol. Belinha

Em pleno século 21, época que tanto se discute a igualdade racial, entre os cães e gatos, o preconceito ainda reina soberano. Talvez, por não obedecerem um padrão de beleza ou simplesmente por pura desinformação, os “vira-latas” que já viveram nas ruas da capital paulista sofrem o descaso de parte da população. Felizmente, esse quadro vem mudando de uns tempos para cá. Prova disso é o resultado de uma pesquisa do Datafolha, que revelou que os bichinhos conquistaram os corações de muitos moradores da cidade de São Paulo.

De acordo com o levantamento, os sem raça definida são os cachorros mais comuns na casa das famílias paulistanas. Nesse sentido, pode-se dizer que ONGs e grupos que incentivam a adoção de pets abandonados tiveram um papel fundamental para essa mudança positiva. O Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (PROBEM) da Prefeitura, por exemplo, acaba de completar um ano de atividades, e já contribuiu com a adoção direta de 1177 animais.

Quem é dono de um vira-lata admite que o temperamento dócil e lealdade do bichinho são as suas principais vantagens. Segundo a dra. Carla Alice Berl, do Hospital Veterinário Pet Care, apesar de serem cães sem uma linhagem pré-estabelecida, não dá para prever o seu comportamento, mas, em sua maioria, são dóceis e têm características de defensores do lar.

Esse é o caso de Cacau, um vira-lata de 5 anos, adotado por Sonia Pereira. A pedagoga acolheu o Cau, seu apelido carinhoso, após sua filha ter ganhado o cãozinho de um amigo. “Ele é forte, tem porte elegante e é super carinhoso com os de casa”. Segundo ela, no entanto, se alguém encostar no portão, “ele vira uma fera”.

Já o comportamento dos SRDs muda de um cão para o outro, mas aqueles que passaram pela rua costumam ser mais espertos que os criados em casas ou apartamentos. “Quando estão abandonados nas ruas acontece uma seleção natural, na qual somente os mais fortes, inteligentes e saudáveis sobrevivem”, explica a dra. Carla.

Apesar da resistência, os vira-latas também necessitam de cuidados com a saúde. Sonia sabe bem disso e está sempre atenta com o bem-estar de Cacau e também de sua Poodle, de 10 anos. “Ele está com as vacinas e vermifugação em dia e ganha banhos quinzenais. Pode faltar tudo em casa menos a comida dos cães”.

Um ano de PROBEM

Muitas das ações contra o abandono e a favor da posse responsável têm sido promovidas pelo Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos da Prefeitura de São Paulo, que completa um ano nesta sexta-feira, dia 2 de julho.

Dentre as ações programadas para celebrar a data está a construção da sede do programa, que será edificada na zona Norte da capital paulista, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo.

Nesse primeiro ano de atuação, o PROBEM desencadeou diversas ações para a melhoria do bem-estar dos animais dentro do CCZ. Segundo o centro, mais de 500 gatos e quase 700 cães já encontraram um novo lar.

Outra boa medida governamental foi a criação da lei que, desde 2008, proibe no Estado de São Paulo o sacrifício de animais apenas por estarem na rua. A eutanásia só pode ser feita em casos extremos, de doenças incuráveis ou infectocontagiosas. Cabe então ao CCZ recolher os animais e disponibilizá-los para a adoção. Segundo o órgão, são doados, em média, 50 animais por mês.

Além do incentivo à posse responsável, o CCZ também faz campanhas de castração gratuita para evitar a superpopulação animal, e recentemente, tem estudado formas de microchipar os bichinhos. Segundo a gerente do centro, Ana Furlan, a ideia da Prefeitura é começar a realizar a microchipagem dos animais para poder responsabilizar seus donos, em caso de abandono.

Apesar dos milhares de cães e gatos que ainda moram nas ruas, a verdade é que os vira-latas, que antes eram renegados, estão se tornando a alegria das famílias paulistanas. “Cacau é um vira-lata com muito orgulho. Super querido, de fácil trato, sem frescura, mas bem cuidado. Ele é um membro da família e nos dá segurança”, finaliza a dona amorosa.

A dr. Carla também acrescenta que ter um vira-lata é “tudo de bom”, em referência a famosa campanha da Pedigree, que já colaborou para a adoção de mais de 12 mil cães em todo o Brasil. “Eles são diferentes, carentes, amam seus donos ao extremo e sempre os defende”, finaliza.

Lua de Saturno ajuda a desvendar a origem da vida na Terra


Se você sempre sonhou em ter uma bela casa em Marte, com vista para Terra, talvez seja melhor rever seus conceitos e imaginar como seria a ver os anéis de Saturno, morando num belo bangalô em Titã.

No início de junho, a sonda Cassini enviou dados das atividades químicas de Titã, a grande lua de Saturno. Dois grupos de cientistas analisaram os dados e viram que o satélite tem uma atividade química um tanto incomum, se comparado ao que é normalmente encontrado em outros planetas e satélites, claro.

Esta atividade química pode gerar ou ter gerado por formas de vida muito primitivas, que não viveram muito tempo devido à baixa temperatura do corpo celeste, que fica na marca de -150 ° C. O satélite possui uma elevada presença de metano e etano líquido, que seria um substituto ideal da água para o desenvolvimento de formas de vida primitivas, ainda que de forma criogênica.

Inspirados nessa descoberta, uma equipe de cientistas da Universidade do Arizona, EUA, tentou recriar as condições químicas e atmosféricas de Titã em um ambiente controlado. Especificamente, o experimento consiste em isolar nitrogênio e metano em um recipiente e depois bombardeá-lo com raios ultravioleta. O resultado? Moléculas orgânicas, as precursoras da vida!

Ainda não dá pra passar férias em Titã, mas essa descoberta coloca a lua como forte candidata a originar vida, ou conseguir abrigar alguma. Além disso, auxilia a conhecermos melhor nosso sistema solar, e elucida um pouco mais sobre mistério da origem da vida no nosso planeta.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br

Apple tenta justificar problemas do iPhone 4 mas só se complica


A Apple finalmente resolveu se pronunciar oficialmente sobre os problemas de recepção do iPhone 4 e admitiu que existe um erro de software que será corrigido em breve. O problema é que esse erro não irá melhorar a recepção do iPhone e nem mesmo irá acabar com os problemas que acontecem quando ele é segurado “do jeito errado”.

Segundo um press release da empresa eles ficaram surpresos ao descobrir que a fórmula usada pela empresa para determinar o número de barrinhas de sinal que aparecem e mostrava um sinal mais forte do que o real. Ou seja, a recepção do iPhone 4 é pior do que você imagina e eles nem se dão ao trabalho de comentar sobre o fato dela ficar ainda pior quando o telefone é segurado com a mão esquerda.

Logo, o que o erro de software fará? Simplesmente irá fazer as barrinhas serem mostradas de maneira correta e tornar as duas barras inferiories maiores. Talvez para dar a sensação que ter somente duas barrinhas de sinal não é tão grave assim. Já viu aquele caso do cara que pegou a mulher chifrando ele no sofá de casa e vendeu o sofá? Então, é mais ou menos isso que a Apple fez até o momento sobre o assunto.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Carta Aberta a Madonna: "Obrigado, de mãe para mãe"


A colunista Cathleen Falsani escreveu uma tocante carta aberta a Madonna, publicada no jornal Huffington Post sob o título "Obrigado: de Mãe para Mãe".

Nesta carta, Cathleen agradece a Madonna por ter aberto as portas à possibilidade de outros casais estrangeiros adoptarem crianças do Malawi. No texto que se segue temos o testemunho impressionante da luta de Cathleen e do marido para adoptarem um rapaz no Malawi e que apenas o conseguiram graças à coragem de Madonna por não ter desistido de adoptar Mercy, que fez com que a lei mudasse naquele país.

Querida Madonna, Obrigada. No início dessa semana, após um longo mês vivendo temporariamente no Malauí, cheguei em casa na Califórnia com nosso recém-adotado filho, Vasco Fitzmaurice Mark David Possley. A adoção dele não teria sido possível sem você e as ações corajosas que você tomou no Malauí no ano passado quando a Alta Corte negou a adoção da sua preciosa filha, Chifundo “Mercy” James. Você não aceitou um não como resposta. Você não aceito o argumento deles que permitindo a adoção de Mercy estariam encorajando o tráfico humano. Você não concordou quando eles disseram que Mercy ficaria bem no orfanato e sem o amor de uma família estrangeira. Quando você recorreu daquela decisão míope e então ganhou a aprovação da adoção de Mercy da corte de Apelo do Malauí, você de maneira efetiva fez jurisprudência que deu o pontapé para abrir as portas para outras famílias americanas para adotar algum dos um milhão de órfãos pelo HIV-AIDS e outras doenças (incluindo uma estranha indiferença em relação ao sofrimento dos grupos mais vulneráveis entre nós). Suas ações abriram o caminho para famílias serem criadas mesmo a milhares de quilômetros, ultrapassando as florestas da burocracia, representações diplomáticas e abismos culturais aparentemente irreconciliáveis. Meu marido e eu encontramos Vasco em 2007 enquanto estávamos viajando pela África de férias. Alguns anos antes, tínhamos feito uma doação para uma organização em Blantyre que trabalha com algumas das 60.000 crianças que vivem pelas ruas do Malauí – a grande maioria deles, como você já deve saber, órfãos pela AIDS. Fomos para o Malauí para ficar dois dias e passamos a maior parte do nosso primeiro dia visitando dezenas de garotos adolescentes – “crianças de rua”, na linguagem do Malauí – numa visita ao centro de Limbe. No caminho de volta ao nosso hotel em Blantyre, nosso guia nos perguntou se gostaríamos de fazer outra parada numa rua de crianças, nesses termos, que era “bastante especial.” Fomos até o aeroporto de Blantyre no distrito rural de Chileka, descendo por uma terraplana suja e vimos um punhado de cabanas feitas de lama. Nosso guia gritou alguma coisa e ouvimos uma voz estridente de um garota gritar algo de volta – “Estou chegando!” em Chichewa, sua língua nativa. Veio esse pequeno camarada Vasco – minúsculo, magro – talvez 15 quilos encharcados de suor – com olhos imensos e um sorriso que dividiria seu coração ao meio. Ele tinha por volta de 8 anos mas era do tamanho de uma criança americana de cinco. Enquanto visitávamos com Vasco, que viveu nas sozinho nas ruas de Blantyre por meses após a morte de seu pai e sua mãe, ele sentou em colo. Quando ele pressionou suas costas ossudas no meu peito, o coração dele estava batendo tão violentamente que fazia o seu corpo tremer e balancer o meu por conseqüência. Eu tive uma boa impressão dele e notei que estava suando e se esforçando para segurar o fôlegoaté porque ele estava dormindo quando chegamos e não correndo ou brincando. “O que há de errado com ele?” Eu perguntei. “Ele tem um buraco no coração,” nos disseram. Durante o tempo em que ficamos no Malauí, meu marido e eu tentamos dar a ele cuidados médicos, mas não havia nenhum. Quando seguimos para dar continuidade a nossas férias no Leste africano (que ganhamos na loteria – não realmente), paramos para ver Vasco pela última vez. Abraçamo-lo apertado, dissemos a ele que o amávamos, e então nós voltamos para a van e fomos para o aeroporto. Enquanto o avião decolava eu olhei para a cidade Africana lá embaixo e pensei nas centenas de vezes que eu deixei os aeroportos americanos, e eu sabia que se Vasco fosse uma criança pobre nos Estados Unidos – mesmo um órfão desabrigado – ele teria ido ao hospital e recebido os cuidados de que necessitava. Eu comecei a chorar e a choramingar, fazendo uma cena no vôo durante todo o caminho de volta para o Kenya. O meu vale de lágrimas foi alimentado pela indignação de saber que Vasco provavelmente morreria de uma morte imoralmente precoce porque ele era pobre e africano. Este seria o pior tipo de injustiça. Eu me senti impotente, desesperançosa. Então eu me lembrei de algo que nosso amigo Bono havia me dito alguns anos antes: “Não podemos fazer tudo, Cathleen, mas o que podemos fazer nós devemos fazer.” Eu não podia consertar o coração dele, mas eu podia contar a história dele. Quando voltamos para Chicago, onde morávamos na época, eu contei a história de Vasco nas páginas do jornal ‘Chicago Sun-Times’ onde eu era colunista. A nota saiu numa sexa-feira pela manhã. No sábado à tarde três hospitais se ofereceram para cuidar do coração de Vasco gratuitamente se nós apenas o levássemos até Chicago. Levou 18 meses para levá-lo até lá, mas em 29 de abril de 2009, Vasco chegou em Chicago. Duas semanas depois, enquanto estávamos na igreja no dia das mães (porque Deus tem um senso de ocasião, aparentemente) ele começou com uma febre. No dia seguinte, os médicos disseram que ele estava sofrendo de malária. A infecção, como aprendemos, tem um período de incubação de duas semanas. Vasco tinha tido malaria 2 vezes antes no Malauí e estava quase matou ele. Se ele tivesse tido a febre antes de sair de Blantyre ele não estaria apto para viajar e suspeitamos que não estivesse vivo hoje. Enquanto Vasco se recuperava da malária e de tantos outros parasitas que trouxera com ele do Malauí, a cirurgia foi adiada por mais de um mês. Ele ficou conosco em nossa casa fora de Chicago e durante esse tempo pudemos conhecer Vasco melhor. Vimos a pessoa maravilhosa que ele é – incrivelmente brilhante e curioso sobre o mundo, profundamente intuitivo e misericordioso, cheio de sentimentos, embasado e tão engraçado.também aprendemos mais sobre o que a vida dele seria depois de retornar ao Malauí com seu coração consertado. O plano sempre tinha sido esse. Levá-lo para Chicago, consertar seu coração e levá-lo de volta pra casa. Não importava que nós tínhamos nos apaixonado por ele ou se ele poderia realmente desfrutar de uma família, pais, amor consistente e seguirança. Adoção internacional, nos disseram, era totalmente impossível. Rezamos por uma resposta, uma alternativa, uma fuga e esperamos preenchidos igualmente por esperança e terror. Vasco sofreu cirurgia cardíaca no dia 10 de junho de 2009 no Hospital ‘Hope Children’s’ em Oak Lawn - Illinois, somente fora de Chicago. Dois dias depois, quando ele seria movido da UTI para um quarto do hospital, ouvimos as notícias de que a instância inferior da Alta Corte do Malauí tinha derrubado a decisão e aprovado sua adoção de Mercy. Precedente jurídico! Sentença! Um milagre! Uma porta tinha se abrido para que nos tornássemos uma família legalizada. Foi um mitzvah criado por muitas mãos humanas (e divinas), incluindo as suas. Logo depois que Vasco foi liberado do hospital nos mudamos para Laguna Beach – Califórnia e demos início ao processo de adoção dele. Primeiro nos tornamos seus guardiões legais no Malauí e então se passaram meses de burocracia, papeladas em ambos os lados do mundo. Tivemos visita domiciliar, nossa impressões digitais coletadas pelo FBI, reunimos recomendações de amigos, família, nosso pastor, nosso rabino. Você conhece a prática. Enquanto isso, Vasco absolutamente florescia. Ele cresceu mais de 15 centímetros e pegou mais de 13 quilos. Ele ingressou na escola pela primeira vez e ultrapassou todas as expectativas: aprendeu inglês, a ler em tempo recorde, jogou futebol durante o campeonato da cidade, aprendeu a nadar e a andar de bicicleta, snow board, skate e até a surfar. No início da primavera, tudo estava no lugar. Estávamos esperando um encontro na corte do Malauí para legalizar o processo. No final do mês passado, nós três – Vasco, meu marido e eu – retornamos ao Malauí para nossa audiência de adoção. Rezamos pra Deus por favor e piedade e tentamos não entrar em pânico. Com o coração saindo pela boca, no dia 1º de junho andamos pelas câmaras do juiz Judge John Chirwa na Alta Corte em Blantyre. O juiz começou a ler sua decisão e no meio da leitura comecei a chorar de alegria quando Chirwa anunciou que ele estava legalmente amparado pela decisão do “caso Mercy James” e portanto, ele aprovou nossa adoção. Por causa de Mercy. Por causa de você. Vasco agora tem uma família para sempre. Eu tenho um filho bonito, saudável e feliz – meu primeiro e único filho. Nós estamos abençoados e gratos. A Deus e a você. A benção que você ajudou a criar não vai terminar com o nosso exemplo. Nós contamos a história de Vasco para qualquer um que queria escutar e estamos criando um mapa de estrada para guiar outras famílias americanas em outras jornadas sagradas para adotar crianças malauianas que precisam desesperadamente deles. Do fundo do coração dessa nova mãe, obrigada. Por sua generosidade de coração e espírito, bem como pela sua perseverança, bravura e chutzpah (palavra usada pelos judeus que significa ‘coragem para ir à luta’) – exatamente como a bíblica rainha Esther cujo nome você escolheu como um dos seus – obrigada. Você tem sido um poderoso via de chisomo – graça – em nossas vidas. E no meu coração, você sempre será a fada madrinha de Vasco. Deus te abençoe, Madonna. Cathleen Falsani

SEMANA DO AMIGO...

Você conhece o relacionamento entre seus dois olhos?
Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos, eles vêem coisas juntos e eles dormem juntos, embora eles nunca vejam um ao outro...
A amizade deveria ser exatamente assim!

Hábito


O hábito é o conjunto de reflexos mentais acumulados, operando constante indução à rotina.

A maioria dos Espíritos encarnados na Terra vem de incontáveis séculos nos quais viveu sem muita reflexão e nem resistência moral.

Há a tendência generalizada de consumir os pensamentos alheios, ajustando-se a eles.

Por conta disso, exagera-se nas necessidades e se aparta da simplicidade com que seria fácil viver em paz.

Porque são muitas as pretensas necessidades, ergue-se todo um sistema defensivo em torno delas.

Para assegurar o que entende ser um mínimo necessário, o homem se torna egoísta e cruel.

Arma-se de cautela e desconfiança, para além da justa preservação.

Dando vazão ao instinto da posse, cria reflexos de egoísmo, orgulho, vaidade e medo.

Caminha ao sabor das influências mundanas, suscetível à opinião alheia, aos ditames da moda e da mídia.

Por não refletir detidamente sobre os propósitos superiores da existência, engana-se depois do berço para se desenganar depois do túmulo.

Aprisiona-se no binômio ilusão-desilusão, no qual gasta longos séculos, começando e recomeçando a senda em que lhe cabe avançar.

Não é lícito desprezar a rotina construtiva.

É por ela que o ser se levanta no espaço e no tempo e conquista os recursos que lhe enobrecem a vida.

Contudo, a evolução impõe a instituição de novos costumes, a fim de que o ser se liberte de fórmulas inferiores.

Para impulsionar esse processo redentor rumo ao Alto não há modelo melhor do que o Cristo.

Sem violência de qualquer natureza, Ele alterou os padrões da moda moral em que a Terra vivia há milênios.

Contra o uso da condenação metódica, ofereceu a prática do perdão.

À tradição de raça, opôs o fundamento da fraternidade legítima.

Toda a Sua passagem entre os homens foi marcada pela certeza da ressurreição para a vida eterna.

Na manjedoura, simbolizou a simplicidade e a humildade como legítimas opções de vida.

Na cruz afrontosa, exemplificou a serenidade e a paciência.

Também trouxe a noção das bem-aventuranças eternas para os aflitos que sabem esperar e os justos que sabem sofrer.

Ainda hoje, no mundo, a justiça cheira a vingança e o amor tem laivos de egoísmo.

Tal se dá pelo reflexo condicionado de atitudes adotadas há milênios.

Entretanto, a ciência da vida que jamais se esgota precisa induzir reflexões que rompam com esses automatismos infelizes.

Mais do que ser bonito, refinado, rico ou influente importa dignificar e purificar o próprio íntimo.

Para isso, nada melhor do que se habituar a servir, a perdoar e a compreender as dificuldades alheias.

A automatização de hábitos dignos, pela repetição constante, liberta da dor e da decepção.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. XX
do livro Pensamento e vida, pelo Espírito Emmanuel,
psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.
Em 23.06.2010

1 de setembro


Eventos históricos

* 70 - Destruição de Jerusalém pelo Imperador Romano, Tito.
* 655 - Papa Martinho I é exilado por Constantino II.
* 827 - É eleito o Papa Valentino.
* 891 - Batalha de Lovaina, onde os noruegueses são derrotados pelos franceses.
* 1010 - Batalha de Acabatalbazar, as tropas de [Suleiman II] de Córdoba derrotam as tropas espanholas comandadas pelo Conde de Urgel.
* 1054 - Batalha de Atapuerca, as tropas de Ferdinando I, O Grande, rei de Castela e de Leão derrotam as tropas do seu irmão García Sánchez III, rei de Navarra, que morreu na batalha.
* 1081 - Início do pontificado do Papa Lúcio III, como sucessor do Papa Alexandre III.
* 1081 - Lando di Sezza se torna anti-papa Inocêncio III.
* 1231 - Frederico II, Imperador do [Sacro Império Romano] promulga o código "Liber Augustalis".
* 1246 - Conrad IV, Rei da Alemanha, se casa com Isabella, filha de Otto II, Rei da Bavária.
* 1267 - Rabbi Moses Ben Nachman estabelece uma comunidade judaica em Jerusalém.
* 1271 - Teobaldo Visconti se torna Papa Gregório X como sucessor de Clemente IV, mas seria consagrado e coroado apenas em 27 de março de 1272.
* 1422 - Henrique VI é declarado Rei da Inglaterra, com menos de 9 meses de idade, porém a sua coroação só ocorreria em 6 de novembro de 1429.
* 1435 - Batalha de Piper Dene, na Nortúmbria, Inglaterra, escoceses comandados por William Douglas, Conde de Angus, derrotam os ingleses comandados por Henry Percy e George de Dunbar, 11o Conde de March.
* 1482 - Tártaros da Criméia saqueiam Kiev, hoje na Ucrânia.
* 1494 - Com a morte de Ferdinando I, Rei de Nápolis, em 1494, Charles VIII, O Afável, Rei da França, toma o título de rei de Nápolis e de Jerusalém e invade a Itália.
* 1511 - V Concílio de Latrão, ocorrido na cidade de Pisa, na Itália. Luís XII da França e Maximiliano I, Imperador do Sacro Império Romano, convocaram o concílio em oposição à Liga Santa, criada pelo Papa Júlio II.
* 1512 - Vasco Nuñez de Balboa parte em direção ao Mar do Sul [Oceano Pacífico], e percorre a região onde está hoje o Canal do Panamá, junto com 190 espanhóis e 800 índios.
* 1524 - Recesso de Malmö, na Suécia, tratado de paz entre a Suécia e a Dinamarca.
* 1804 - Descoberto o asteróide 3, 3 Juno, por Karl Harding
* 1902 - Viagem à Lua, de Georges Méliès e considerado o primeiro filme de ficção-científica, é lançado na França.
* 1910 - São fundados o Sport Club Corinthians Paulista e o Esporte Clube Noroeste
* 1923
o Grande sismo de Kantō provoca mais de 100000 mortos no Japão e arrasa Yokohama
o É fundado o Avaí Futebol Clube, de Florianópolis, Santa Catarina
* 1939 - A Alemanha invade a Polónia, despoletando a Segunda Guerra Mundial
* 1961 - Iugoslávia: representantes de 25 nações se reúnem em Belgrado para a primeira Conferência de Países Não-Alinhados
* 1969
o Um golpe de Estado na Líbia instala o coronel Muammar al-Gaddafi no poder
o Vai ao ar pela Rede Globo de Televisão, a primeira edição do Jornal Nacional. Apresentado por Cid Moreira e Hilton Gomes
* 1972 - Bobby Fischer vence campeonato mundial de xadrez
* 1983 - Caças soviéticos derrubam avião civil sul-coreano que invadiu seu espaço aéreo (Vôo KAL 007)
* 1985 - São encontrados, pela primeira vez, restos do Titanic, o barco mais luxuoso da época, por uma expedição americana e francesa
* 1991 - Independência do Uzbequistão
* 2004 - Terroristas tchetchenos sequestram centenas de pessoas na Ossétia do Norte dando início ao Massacre de Beslan.
* 2006 - Em Portugal, é publicado o último número do Jornal O Independente.

Nascimentos
Antes do século XX

* 866 - Leão VI, O Sábio, Imperador bizantino (886-912) nascido em Constantinopla.
* 1286 - Elisabeth Richeza, Rainha da Boêmia e da Polônia (m. 1335)
* 1341 - Federico III da Sicília, também conhecido como Frederico IV de Aragão, rei da Sicília.
* 1389 - Puccio Pucci, arquiteto e político italiano (m. 1449)
* 1393 - Giacomo della Marca, presbítero e religioso italiano (m. 1476)
* 1401 - Maria de Castela, também conhecida como Maria de Trastâmara, infanta de Castela e rainha de Aragão.
* 1403 - Luís VIII da Baviera, O Corcunda, Duque de Bayern-Ingolstadt (m. 1445)
* 1453 - Gonzalo Fernández de Córdoba, general espanhol (m. 1515)
* 1477
o Fanfulla da Lodi, condottiero italiano (m. 1525)
o Gerardo di Kendal, historiador e literato inglês. (m. 1525)
* 1508 - Franziskus Joel, farmacologista e médico húngaro (m. 1579)
* 1529 - Taddeo Zuccari, pintor italiano (m. 1566)
* 1539 - Cesare Speciano, Bispo de Cremona e de Novara. (m. 1607)
* 1566 - Edward Alleyn, ator inglês e fundador do Dulwich College. (m. 1626)
* 1579 - Johann Friedrich von Schleswig-Holstein-Gottorf, Arcebispo de Brêmen, Bispo-Eleitor de Lübeck, Alemanha e Bispo de Verden an der Aller, na Saxônia.
* 1587 - Gomez Suarez de Figueroa y Córdoba, general e diplomata espanhol (m. 1634)
* 1588 - Henrique II. de Bourbon, Príncipe de Condé. (m. 1646)
* 1589 - Giovanni Pesaro, dodge de Veneza (m. 1659)
* 1596 - Arnold Mengering, teólogo luterano alemão (m. 1647)
* 1597 - Johannes Micraelius, historiador e filósofo alemão. (m. 1658)
* 1605 - Michele Mazzarino, religioso italiano (m. 1648)
* 1612 - Nicolas Chorier, jurista, historiador e literato francês (m. 1692)
* 1620 - Otto von Grote, literato alemão e membro da Die Fruchtbringenden Gesellschaft (Sociedade Frutífera), sociedade literária alemã fundada em 1617. (m. 1687)
* 1637 - Nicolas de Catinat de La Fauconnerie, general francês, Marechal da França (m. 1712)
* 1642 – Miklós Bethlen arquiteto, historiador e chanceler húngaro. 1716)
* 1646 - Jan Drews, jesuíta, reitor e Professor de Teologia polonês (m. 1710)
* 1647 - Anna Sophia, da Dinamarca e da Noruega, Princesa-eleitora da Saxônia. (m. 1710)
* 1650 - Ferdinando d'Adda, cardeal e diplomata italiano (m. 1719)
* 1651 - Nataliya Kyrillovna Naryshkina, (em russo, Наталья Кирилловна Нарышкина], mãe de Pedro, o Grande e segunda esposa de Aleixo I da Rússia (1629-1676. (m. 1694)
* 1653 - Johann Pachelbel, compositor e organista alemão (m. 1706)
* 1663 - Jean Boivin, filólogo e bibliotecário francês (m. 1726)
* 1679 - Thomas Parnell, poeta irlandês (m. 1718)
* 1689 - Kilian Ignaz Dientzenhofer, arquiteto tcheco de origem alemã. (m. 1751)
* 1692 - Egid Quirin Asam, arquiteto e escultor alemão (m. 1750)
* 1709 - Domingo de Basavilbaso, organizador do sistema postal no Rio da Prata.
* 1711 - Guilherme IV, príncipe de Orange e de Nassau. (m. 1751)
* 1712 - Carlo Vittorio Amedeo delle Lanze, cardeal católico italiano durante a administração do Papa Benedito XIV. (m. 1784)
* 1718 - Antoine Chézy, engenheiro e físico francês. (m. 1798)
* 1727 – Éder Xavér Ferenc, missionário e jesuíta húngaro na América do Sul. 1773)
* 1731 – Ove Höegh-Guldberg, historiador e chefe de estado dinamarquês. 1773)
* 1734
o Joseph Wright of Derby, pintor de paisagens inglês (m. 1797).
o Louis François de Bourbon II, Príncipe de Conti, filho de Louis François de Bourbon I (m. 1814)
* 1738 - Antonio Jerocades, abade, poeta e patriota italiano (m. 1805)
* 1740 – László Csernák, matemático húngaro. (m. 1816)
* 1749 - Lorenz Leopold Haschka, poeta e autor do Hino Nacional da Áustria. (m. 1816)
* 1751 - Emanuel Schikaneder, ator, baixo, regente, teatrólogo e librettista alemão. (m. 1812)
* 1754
o August Hermann Niemeyer, teólogo luterano e pedagogo alemão. (m. 1828)
o Heinrich Adolph Grimm, teólogo e orientalista alemão (m. 1813)
* 1756 - Miguel José Sanz, jurista, advogado, político e jornalista venezuelano. (m. 1814)
* 1758 - George Spencer, 2o Conde Spencer, também conhecido como Visconde Althorp, político britânico (m. 1834)
* 1758 - Wilhelm Lebrecht Götzinger, teólogo luterano e autor alemão. (m. 1818)
* 1760 - Frederik Sneedorff, historiador dinamarquês. (m. 1792)
* 1761 - Heinrich Eberhard Gottlob Paulus, teólogo e filósofo alemão. (m. 1851)
* 1768 - Pietro Abbati Marescotti, matemático italiano. (m. 1842)
* 1772 - Johann Erich von Berger, astrônomo e filósofo dinamarquês. (m. 1833)
* 1775 - Honoré-Charles Reille, general francês, Marechal e Par da França. (m. 1860)
* 1785 - Philip Allen, senador estadunidense 1853-1859 e governador de Rhode Island 1851-1853. (m. 1865)
* 1792 - John Gayle, 7o Governador do Alabama de 1831 até 1835. (m. 1859)
* 1795 - James Gordon Bennett, Sr., publicista, jornalista estadunidense e editor do New York Herald (m. 1872)
* 1798
o Ferencz József Gyulay, Marechal-de-campo austríaco de origem húngara (m. 1868)
o Jean Augustin Franquelin, pintor francês de temas religiosos. (m. 1839)
* 1848 - Auguste-Henri Forel, etimologista suíço (m.1931)
* 1854 - Engelbert Humperdinck, compositor alemão (m.1921)
* 1875 - Edgar Rice Burroughs, escritor estadunidense, conhecido como o "pai do Tarzan" (m.1950)
* 1877 - Francis William Aston, químico britânico (m.1945)
* 1886 - Tarsila do Amaral, pintora brasileira (m.1973)
* 1887 - Blaise Cendrars, escritor suíço (m.1961)

Século XX

* 1904 - Johnny Mack Brown, ator estadunidense (d. 1974)
* 1907 - Nathan Juran, cineasta estadunidense nascido na Áustria-Hungria (m. 2002)
* 1920 - Richard Farnsworth, ator estadunidense (m. 2000)
* 1922
o Vittorio Gassman, ator italiano (m. 2000)
o Yvonne De Carlo, atriz canadense (m. 2007)
* 1923 - Rocky Marciano, pugilista norte-americano, um dos maiores de todos os tempos (m. 1969).
* 1925 - Art Pepper, músico norte-americano (m. 1982)
* 1926
o Frank Morris, criminoso norte-americano.
o Gene Colan, escritor norte-americano.
* 1930 - Michel Serres, filósofo francês.
* 1933 - Conway Twitty, cantor norte-americano.
* 1935 - Seiji Ozawa, ex-automobilista japonês.
* 1937 - Allen Jones, escultor britânico.
* 1938 - Per Kirkeby, artista dinamarquês.
* 1939 - Lily Tomlin, atriz estadunidense.
* 1942
o António Lobo Antunes, médico e escritor português.
o C. J. Cherryh, escritor norte-americano.
* 1945 - Mustafa Balel, escritor turco.
* 1946
o Barry Gibb, integrante do grupo Bee Gees.
o Roh Moo-hyun, ex-presidente da Coreia do Sul (m. 2009).
* 1948 - Jacson Damasceno Rodrigues, bispo brasileiro (m.1998).
* 1951 - Nicu Ceauşescu, político romeno (m. 1996).
* 1952 - Abel Braga, treinador e ex-futebolista brasileiro.
* 1954 - Filip Vujanović, presidente de Montenegro.
* 1957 - Gloria Estefan, cantora cubana.
* 1961 - Bam Bam Bigelow, wrestler norte-americano (m. 2007).
* 1962
o Ruud Gullit, ex-futebolista e treinador holandês de futebol.
o Tony Cascarino, ex-futebolista irlandês.
* 1965 - André Kana-Biyik, ex-futebolista camaronês.
* 1968
o Patrick Sylvestre, ex-futebolista suíço.
o Mohamed Atta, terrorista egípcio (m. 2001).
o Franck Lagorce, piloto francês de corridas.
* 1969
o Gilmar Dal Pozzo, ex-futebolista brasileiro.
o Henning Berg, ex-futebolista norueguês.
o Carlos Llorens, ex-futebolista espanhol.
* 1970 - Padma Lakshmi, atriz indiana.
* 1971
o Hakan Şükür, ex-futebolista turco.
o Ricardo Antonio Chavira, ator norte-americano.
* 1974
o Jhonen Vasquez, escritora norte-americana.
o Daniel Del Sarto, ator e cantor brasileiro.
* 1976
o Jada Fire, atriz norte-americana.
o Takashi Fukunishi, futebolista japonês.
o Serhiy Serebrennikov, futebolista ucraniano.
o Marcos Ambrose, piloto australiano de corridas.
o Sebastián Rozental, futebolista chileno.
o Marc Nygaard, futebolista holandês.
* 1977
o David Albelda, futebolista espanhol.
o Raffaele Giammaria, piloto italiano de corridas.
* 1978 - Massimiliano Vieri, futebolista italiano.
* 1979 - Luciano Amaral, ator e apresentador brasileiro.
* 1980
o Sammy Adjei, futebolista ganês.
o Chris Riggott, futebolista inglês.
o Thiago Rodrigues, ator brasileiro.
o Sibusiso Dlamini, futebolista suazi.
* 1982 - Walter Brito Neto, político brasileiro.
* 1983
o José Antonio Reyes, futebolista espanhol.
o Catilina Aubameyang, futebolista gabonês.
o Paul Verhaegh, futebolista holandês.
o Marcelo Carrusca, futebolista argentino.
o Juska Savolainen, futebolista finlandês.
o Meglid Mihani, futebolista albanês.
* 1984
o Kei Kamara, futebolista serra-leonês.
o Joseph Trohman, guitarrista da banda Fall Out Boy.
* 1985
o Max Fercondini, ator brasileiro.
o Andrey Kharabara, futebolista russo.
* 1986
o Gaël Monfils, tenista francês.
o Francis Kasonde, futebolista zambiano.
* 1987 - Fernando Laforia, futebolista uruguaio.
* 1988 - Simona de Silvestro, automobilista suíça.
* 1989
o Juliana Lohmann, atriz e modelo brasileira.
o Daniel Sturridge, futebolista inglês.
o Jefferson Montero, futebolista equatoriano.
o Aleksandr Erkin, futebolista russo.
* 1990
o Shona Morgan, ginasta australiana.
o Blerti Hajdari, futebolista albanês.
* 1993 - Ilona Mitrecey, cantora francesa.

Falecimentos

* 118 - São Terenciano, Bispo de Todi.
* 300 - Sixtus, Bispo de Rheims, França.
* 490 - Victorius, Bispo de Le Mans, França.
* 520 - Constâncio, Bispo de Aquino, Itália
* 545 - São Regulus, viveu provavelmente na Toscana, Itália, sofreu martírio durante o governo de Totila.
* 623 - Lupus, Bispo de Sens, França.
* 673 - São Nivardo, Arcebispo de Rheims, França, era cunhado de Childerico.
* 799 - Geroldo da Baviera, conde e prefeito na Baviera.
* 870 - al-Bukhārī, erudito e compilador persa, autor da obra religiosa islâmica "al-Jāmiʿ al-Sahīh" (A Colheita Saudável, A Colheita Correta). (n. 810)
* 921 - Ricardo, O Justiceiro, Duque de Borgonha, França. (n. 867)
* 1010 - Armengol I, Conde de Urgel, Espanha, morreu durante a Batalha de Acabatalbazar.
* 1015 - Gero II, Margrave de Nieder-Lausitz, filho de Thietmar I, Margrave da Marca do Norte, uma das organizações territoriais do Sacro Império Romano. (n. c970)
* 1054 - García III, Rei de Navarra, Espanha, filho de Sancho García III, O Grande, morto em batalha.
* 1067 - Balduíno V, conde de Flandres, filho de Balduíno V, casado com Ogiva de Luxemburgo. (n. 1012)
* 1126 - Svatava da Polônia, (em polonês, Świętosława Swatawa), rainha da Boêmia, filha de Casimiro I, rei da Polônia, segunda esposa de Vladislav I, rei da Boêmia. (n. c1045)
* 1127 – Álmos, Príncipe da Hungria, filho de Geza I, rei da Hungria. (n. 1075)
* 1159 - Papa Adriano IV, (Nikolaus Breakspear), único papa inglês (1154-1159).
* 1176 - Maurice FitzGerald, militar anglo-normando e mordomo do Castelo Pembroke, destacou-se na conquista da Irlanda.
* 1198 - Dulce Berenguer de Barcelona, Rainha de Portugal, esposa de Sancho I de Portugal, segundo rei de Portugal (n. 1160).
* 1256 - Kujō Yoritsune, shogun e militar japonês (n. 1218).
* 1327 - Foulques de Villaret. 25o Grão-mestre dos Cavaleiros Hospitalários, e sucessor de seu tio paterno Guillaume de Villaret.
* 1329 - Adelheid, Condessa de Waldeck, casada com Wilhelm I von Katzenelnbogen.
* 1334 - Beatriz d’Este, Duquesa de Milão, filha de Obizzo II d' Este e casada em segundas núpcias com Galeazzo I Visconti, Senhor de Milão.
* 1339 - Henrique II, Duque da Baviera, filho de Estêvão I da Baixa-Baviera e de Jutta von Schweidnitz-Jauer, filha de Bolko I (n. 1305).
* 1362 - Maria de Lancastre, filha de Henrique, 3o Conde de Lancastre, casada com Henrique, 3o Lord Percy. (n. 1320).
* 1366 - Katharina van Voornenburg, Senhora de Acquoy, Holanda, casada com Johan I van Heinsberg, Senhor de Wassenberg.
* 1367 - Margareta de Baden, casada com Frederico III, Margrave de Baden (1327-1353).
* 1373 - Jan Stryprock II, Bispo de Vármia, na Polônia.
* 1375 - Filipe, Duque de Orléans (1336–1375), filho de Filipe VI, rei da França (n. 1336).
* 1384 - Magnus I, Duque de Mecklenburg-Schwerin, casado com Elisabete, Princesa d Pomerânia (1347-1362. (n. 1345).
* 1389 - Johann I. von Rosenberg, fidalgo austríaco, junto com seus irmãos, fundou vários monastérios na Áustria.
* 1400 - Franco Sacchetti, poeta e novelista italiano. (n. 1332).
* 1403 - Joan FitzHenry, Baronesa de Greystoke, filha de Henry FitzHenry, casada com William Fitzralph, Barão de Greystoke.
* 1404 - Agnes, Condessa de Honstein, casada com Christian V, Conde de Oldenburg (1360-1420). (n. 1340).
* 1404 - Joan FitzAlan, filha de John FitzAlan, 1o Barão de Arundel.
* 1405 - Jadwiga, Princesa da Lituânia, filha de Algirdas, Grão-duque da Lituânia (1296-1377).
* 1409 - Agnes von Falkenstein, esposa de Otto, Conde de Solms-Braunfels. (n. 1331).
* 1413 - Simon Caboche, comandante francês de um movimento insurrecional ocorrido em 26 de maio de 1413 Revolta Cabochiana.
* 1414 - William, 7o Barão de Ros, Ministro do Tesouro da Inglaterra.
* 1435 - Zikmund Korybutovič, Duque da Lituânia e comandante hussita. (n. 1400).
* 1458 - Jonas Goštautas, Grão-duque da Lituânia. (n. 1383)
* 1462 - Theobald Schweinpeck, Bispo de Lavant, Áustria.
* 1464 - Mary d'Harcourt, esposa de Jacques II d'Harcourt, Barão de Montgommery.
* 1472 - Elisabetta Maria Sforza, esposa de Guilherme VII Paleólogo, Marquês de Monferrato (n. 1456).
* 1478 - Markus, Margrave de Baden, filho de Jakob I. de Baden (n. 1434)
* 1480 - Ulrico V, Conde de Württemberg, filho do conde Eberhard IV e de Henriette de Mömpelgard. (n. 1413).
* 1482 - Pier Maria II Rossi, condottiero italiano e Conde de San Secondo Parmense (n. 1413).
* 1493 - Elizabeth Courtenay, filha de Sir Phillip Courtenay e esposa de James Lutterell. (n. 1430)
* 1497 - Henry Abyngdon, músico e eclesiástico inglês. (n. 1418)
* 1504 - Johannes Veghe, teólogo e pregador alemão. (n. 1459)
* 1505: Wok II. von Rosenberg, fidalgo boêmio do clã dos Rosenberg. (n. 1459)
* 1531 - Johann IV, Burgrave de Leuchtenberg, filho de Frederico V de Leuchtenberg. (n. 1470)
* 1545 - François de Bourbon, general francês (n. 1491)
* 1557 - Jacques Cartier, explorador francês (n. 1491).
* 1581 - Guru Ram Das, 4o Guru Sikh da Índia. (n. 1534).
* 1600 - Tadeáš Hájek, astrônomo boêmio e médico particular de Rodolfo II, Imperador do Sacro Império Romano. (n. 1525).
* 1603 - Barnim X., Duque da Pomerânia. (n. 1548)
* 1615 - Étienne Pasquier, jurista e historiador francês. (n. 1529)
* 1623 - Marco Antonio Gozzadini, cardeal italiano (n. 1574).
* 1648 - Marin Mersenne, teólogo, filósofo, físico e matemático francês. (n. 1588)
* 1658 - Francesco Lucio, compositor e organista italiano (n. 1628).
* 1666 - Frans Hals, pintor naturalista holandês. (n. 1580)
* 1671 - Hugues de Lionne, Marquês de Berny, embaixador francês em Roma. (n. 1611)
* 1678 - Jan Brueghel, O Jovem, pintor flamengo. (n. 1601)
* 1680 - Johan Georg II, Duque da Saxônia. (n. 1613)
* 1685 - Leoline Jenkins, jurista, clérigo e diplomata galês (n. 1625).
* 1687 - Henry More, filósofo britânico (n. 1614).
* 1715 - François Girardon, escultor francês. (n. 1628)
* 1715 - Luís XIV, Rei da França dito O Rei Sol, (n. 1638).
* 1721 - Benedetto Bacchini, presbítero e historiador italiano (n. 1651).
* 1729 - Richard Steele, ensaísta, dramaturgo e estadista britânico. (n. 1672)
* 1731 - Pierre Danican Philidor, compositor francês. (n. 1681)
* 1764 - Sebastiano Conca, pintor italiano (n. 1680).
* 1766 - Peter Anich, cartógrafo austríaco. (n. 1723)
* 1776 - Ludwig Christoph Heinrich Hölty, autor de baladas e poeta alemão. (n. 1746)
* 1777 - Johann Ernst Bach II, compositor alemão e filho de Johann Bernhard Bach II, (1700-1743). (n. 1722)
* 1780 - Reynier de Klerk, governador-geral das Índias Orientais Holandesas.
* 1784 - Jean-François Séguier, botânico e naturalista francês. (n. 1703).
* 1796 - József Teleki I, conde, colecionador de arte e escritor húngaro (n. 1738).
* 1801 - Robert Bage, novelista inglês. (n. 1728)
* 1963 - Ernst Wetter, foi Presidente da Confederação suíça em 1941 (n. 1877).
* 1970 - François Mauriac, escritor francês (n. 1885).
* 1981 - Albert Speer, arquiteto e escritor alemão (n. 1905).
* 1985 - Stefan Bellof, piloto de corridas alemão (n. 1957).
* 2004 - Enéas Eugênio Pereira Faria, político brasileiro.
* 2009 - Paulo Rafael de Oliveira Ramos, futebolista brasileiro (n. 1984).

Feriados e eventos cíclicos

* Dia do Caixeiro Viajante
* Dia do Corinthians (criado pelo governador José Serra - PSDB/SP)
* Dia do Início da Semana da Pátria (Brasil)
* Dia do Profissional de Educação Física
* Aniversário de Fundação da cidade de Formoso do Araguaia - Tocantins
* Aniversário de Fundação da cidade de Mogi das Cruzes - São Paulo

Primeiro banco de DNA canino é lançado nos EUA

Cães da raça Pit Bull são as principais vítimas das rinhas

Os avanços da ciência têm promovido aos seres humanos uma infinidade de melhorias, principalmente, na área da engenharia genética e mapeamento de DNA. Agora, os protetores de animais e cientistas norte-americanos também querem que esses conhecimentos façam pelo melhor amigo do homem o que fazem, há algum tempo, nas cortes para proteger as vítimas de crimes. Os especialistas desenvolveram o primeiro sistema de dados de DNA de cães de rinha do país, que segundo eles, será mais uma ferramenta no combate aos maus tratos.

De acordo com o jornal The New York Times, o banco de dados é similar ao arquivo digital do FBI, e é chamado de Codis Canino ou Sistema de DNA Combinado. Cientistas afirmam que ao coletar células epiteliais da bochecha de cachorros, eles poderão determinar a procedência do animal e inúmeras características sanguíneas desconhecidas.

“As pessoas geralmente não vão a criadores comprar Pit Bulls para rinha. Esses cães são escolhidos por características genéticas estabelecidas”, afirma Tim Rickey, investigador sênior e responsável pela ASPCA (Sociedade Americana para Prevenção de Crueldade com Animais – em tradução livre), à publicação.

O banco de dados é um esforço conjunto da ASPCA, SPCA da Louisiana, Sociedade Humanitária do Missouri e pesquisadores do Laboratório de Veterinária Genética da Universidade da Califórnia. Ele foi desenvolvido em julho de 2009, durante uma investigação que resultou em 26 prisões e na apreensão de mais de 400 cachorros.

A investigação, que cobriu mais de sete estados, do Iowa ao Texas, resultou na maior operação contra rinha de cães da história dos Estados Unidos. “Analisamos o DNA para ver se poderíamos conectar as diferentes cenas dos crimes com os mais de 400 cães, e conseguimos”, afirmou a dra. Melinda Merck, veterinária forense da ASPCA.

Segundo a publicação, as autoridades afirmam que a atividade é geralmente ligada a outras práticas ilegais, como tráfico de drogas e apostas. A maior parte do dinheiro, vem da criação de animais desenvolvidos para a briga. Um campeão chega a custar mais de 50 mil dólares.

Um desses animais apreendidos na ação de julho passado é um Pit Bull marrom e branco chamado Reggie, que ainda carrega algumas cicatrizes no rosto. O cão amedronta-se ao som de gritos de uma plateia, o que sua tutora, Gale Frey, acredita que deve-se à associação do animal ao som dos espectadores de rinhas.

Entretanto, Gale diz que Reggie fez grandes progressos e está em treinamento para atuar como cão terapeuta em hospitais de Saint Louis, no Missouri. “Estamos progredindo. As rinhas estão no passado”, afirma a tutora, que dirige a Phoenix Pack, uma organização de resgate de cães sem fins lucrativos, sediada em Saint Louis.